Melhorias divulgadas em 17/10/2019

– Otimize tempo com a interação de notas entre os sistemas Contábil e Monitor DF-e!

Entender a importância da interação entre os sistemas Contábil e Monitor DF-e, pode otimizar horas de trabalho nas rotinas das entidades! 

Não é de hoje que muitas entidades, sejam públicas ou privadas, têm sua eficiência reduzida nos processos do dia-a-dia com sistemas burocráticos.

Entretanto, ao interagirem entre si, compartilhando informações, tornam-se peças chaves na desburocratização de uma parcela expressiva dos processos dentro das organizações, pois tais informações não ficam restritas apenas a uma área. Pelo contrário, possibilita que outras se beneficiem, otimizando o tempo, ao dispensar a necessidade que os mesmos registros sejam feitos por exemplo.

É com essa visão, que a interação entre os sistemas Contábil e Monitor DF-e surge, ao ser criado o script que possibilita a inserção de documentos oriundos deste na contabilidade. No sistema Contábil, por meio do F4 ou Utilitários > Gerenciador de scripts, localize o script a ser executado pelo recurso Pesquisar.

Você perceberá que para executá-lo serão necessários que alguns parâmetros sejam informados, dentre eles o Token de conversão. É de suma importância que a entidade possua-o para realizar a interação entre os sistemas.

Outro detalhe muito legal, é que na mesma tela de emissão, a entidade pode informar um e-mail, possibilitando que avisos sejam emitidos caso alguma nota fiscal não tenha sido importada por ausência do cadastro de um determinado fornecedor em Credores, funcionalidade esta, presente no sistema Contábil. Assim, na execução posterior do script, caso o registro do fornecedor (credor) conste no sistema Contábil corretamente, a nota faltante será incluída automaticamente no mesmo.

E para otimizar ainda mais este processo, utilize a opção de Agendamentos, assim as notas fiscais ingressarão de forma automática no Contábil.

Após execução do script demonstrado, as Notas Fiscais eletrônicas (NF-e) oriundas do Monitor DF-e, ingressarão no ambiente Comprovantes.

Vale ressaltar que na primeira etapa da liberação desta interação, somente é possível inserir documentos do tipo Nota Fiscal eletrônica, demais como Conhecimento de Transporte e Nota Fiscal de Serviço ainda não estão inclusos. Então fique atento!