Melhorias divulgadas em 07/10/2019

– Criadas as interações com o Patrimônio (Cloud)

Buscando ampliar as interações entre as soluções da Betha, agora é possível realizá-la entre os sistema Contábil e Patrimônio (Cloud).

O objetivo é otimizar a escrituração de documentos de origem de forma automática. Aquisição, amortização, depreciação, exaustão, baixa e seu estorno, reavaliação, bem como, redução ao valor recuperável e transferências são movimentações nos bens patrimoniais da entidade que ingressarão no ambiente de Escrituração de documentos para seu efetivo registro na contabilidade por meio dos Eventos.

É importante salientar que as informações provenientes do sistema de origem, Patrimônio (Cloud), deverão estar devidamente preenchidas antes do documento ser enviado para escrituração no Contábil, caso contrário não ingressará no ambiente. Após o documento ser enviado, você poderá acessar a escrituração pelo ambiente Visão geral ou pelo menu Escriturando.

Perante os inúmeros registros, para facilitar o conhecimento de quais documentos são oriundos do Patrimônio (Cloud), faça a busca em Pesquisa avançada inserindo os critérios no campo Outras opções, bastando apenas pesquisar no mesmos os documentos de origem citados anteriormente. Observe:

Após pesquisa, perceba no exemplo que o documento Depreciação já está com status Escriturado, isso se deve ao fato do Evento constar no sistema Contábil devidamente configurado. Caso contrário, o documento é recepcionado pelo ambiente permanecendo com status Inconsistente ou Não escriturado, devendo então, ser elaborado o Evento e após enviar o documento para Reescriturar ou Escriturar respectivamente.

– Aprimorado o processo de interação entre o Folha (Desktop) e o sistema Contábil

Neste tópico você acompanhará as inúmeras melhorias realizadas no processo de interação entre os sistemas Folha (Desktop) e o Contábil.

– Disponível um novo parâmetro para o agrupamento de empenhos da folha de pagamento

Está sendo possibilitar a quebra mais detalhada no agrupamento da formação dos empenhos de encargos respeitando os relacionamentos que possuem mesma chave de despesa e seu detalhamento analítico, recurso e seus detalhamento, bem como, o credor. Isso gerará os empenhos conforme a quebra e não mais pela independência do agrupamento por chave de despesa.

Para que todo esse processo seja possível, foi criado na Configurações do widget Solicitações de folha de pagamento, presente no ambiente Empenhos, a guia PARÂMETROS a opção Gerar empenhos de forma agrupada pela despesa.

Quando selecionado agrupará as solicitações conforme a chave já citada, mesmo o organograma e/ou vínculo empregatício sejam diferentes.

– Aprimoramento nas mensagens do widget

Foi criada uma nova mensagem no widget com finalidade de orientar o usuário caso alguma inconsistência na execução da rotina de efetivação dos empenhos da folha de pagamento venha a ocorrer.

Lembrando que o widget Solicitações de folha de pagamento está localizado ao lado direito do ambiente Empenhos.

Logo, basta clicar sobre o ícone Visualizar, destacado na imagem anterior, para conhecer inconsistências como data inválida para o exercício corrente ou mesmo exercício inválido, bem como, saldo da despesa insuficiente, são justificativas a ser constatadas.

– Possibilitada a geração automática da data de vencimento na liquidação dos empenhos

Realizado aprimoramento na interação das solicitações de empenhos oriundos da folha, para que a Data de vencimento na Liquidação seja preenchida antecipadamente, ou seja, processo de geração automática da data.

Vale lembrar que a tela de Liquidação do empenho, onde consta o campo Data do vencimento, é demonstrada logo abaixo, e seu acesso pode ser realizado pelo ambiente Empenhos.

– Possibilitada a visualização do valor da interação

Continuando com os aprimoramentos realizados no widget Solicitações de folha de pagamento, está sendo possibilitada uma melhor visualização do valor total da interação dos empenhos. Perceba pela imagem, que é possível visualizá-lo primariamente.

Ao clicar sobre o ícone Mais informações tal valor é representado igualmente.

– Possibilitada a ordenação e paginação dos Eventos da folha

Agora é possível realizar a ordenação em todas as colunas dos Eventos da folha, presentes na Configuração, bem como, utilizar a paginação para visualizar maiores registros em uma única página.

Para tanto, após inserção de um novo Evento, automaticamente a ordenação é ajustada conforme seu número.

Objetivando visualizar os registros, basta clicar em CONFIGURAR e após em Eventos da folha.

– Aprimorada a visualização ordenada dos empenhos

No momento da geração dos empenhos, agora a visualização dos mesmos é ordenada conforme o número da despesa na tela de Solicitações, facilitando a visualização e busca de algum empenho específico.

– Criado o totalizador de Retenções nos empenhos

 Ao acessar a tela de interação da folha de pagamento, Solicitações de empenhos, agora a possível visualizar por meio do Resumo o total das Retenções orçamentárias e extraorçamentárias. 

Esse totalizador está presente também, de forma simplificada, em cada registro de empenho.

– Possibilitado o desconto dos Eventos de Dedução na geração dos empenhos de Encargos

Efetuado aprimoramento para realizar automaticamente o desconto de Eventos do tipo Dedução no momento da geração dos empenhos de Encargos.

Assim, na criação dos empenhos pela integração com a folha do tipo Encargos, o somatório dos valores das Deduções diminuirá do valor principal do empenho.

– Possibilitada a sugestão da especificação do empenho na liquidação

Outro aprimoramento realizado é a cópia do campo Especificação do empenho para a Liquidação no momento da efetivação da integração da folha pagamento.