Versão 6.0.26

Conheça as novidades do sistema Contabilidade (Desktop).

– Permitido ao usuário preencher a data de Início de vigência do Contrato de forma manual

Aprimorado o cadastro de Contratos do Contabilidade, ao permitir que seja preenchida manualmente a Data início da vigência.

Assim, seu preenchimento não está vinculado somente a integração entre o sistema Compras (Desktop) e o Contabilidade (Desktop), mas sim, permitido conforme a sua necessidade.

O acesso ao cadastro supracitado se faz por meio do módulo Financeiro > Arquivos > Contratos > Contratos.

– Adequado a geração do arquivo RREO 2018 no sistema Contabilidade (Desktop) para o Siconfi

Após a publicação das Guias de Implementação do Siconfi que ocorreu no dia 10/04/2018, necessitou-se efetuar adequações na geração do arquivo instância referente aos demonstrativos do RREO.

Por conseguinte, a partir de 2018, a respectiva geração será realizada distintamente, ou seja, municípios com população inferior a 50 mil habitantes poderão optar pelo envio semestral, para aqueles com população maior que 50 mil habitantes, poderão realizar o envio bimestral.

Perante a possibilidade, criou-se na geração do arquivo o novo parâmetro a ser preenchido, denominado *Habitantes Município com as opções de seleção Inferior 50 mil e Superior 50 mil.

Maiores informações poderá ser consultado as Regras Gerais e Instruções de Preenchimento do Siconfi. E para aqueles municípios que desejam mudar a periodicidade de envio dos relatórios, deverão consultar o Manual de Procedimentos do Siconfi e se necessário, contatar a Secretaria por meio do Fale Conosco.

Em continuação ao atendimento do SICONFI, também está permissionado a geração dos arquivos RGF 2018, bem como, adequado a geração dos mesmos conforme a liberação do 1º quadrimestre deste ano:

– Permitido aos municípios que possuem RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) efetuarem a geração da Matriz de Saldos Contábeis conforme exigência da STN válida para o exercício de 2018

Diante das mais variadas exigências da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), tem-se a geração da Matriz de Saldos Contábeis conforme o título deste item. Assim, o sistema Contabilidade teve seus aprimoramentos ampliados na funcionalidade dos contas corretes, a partir de 2018, ao possibilitar a geração a todos os estados brasileiros. São eles:

  • Replicado o caminho dos contas correntes para permitir seu preenchimento;
  • Habilitado nos lançamentos manuais o preenchimento dos componentes dos contas correntes conforme configurados para a Matriz de Saldos Contábeis;
  • Possibilitado regerar os contas correntes em messes encerrados sem impactar nos lançamentos contábeis, bem como, validá-los sem preenchimento ou inconsistências.

– Possibilitado ao usuário informar a competência da Folha no texto do histórico padrão

Está sendo possibilitado a você, informar a competência da Folha no texto no histórico padrão ao efetuar a integração entre os sistemas.

A configuração está disponível no módulo Financeiro > Utilitários > Integração com a Folha > Configuração da Integração com a Folha. Nesta funcionalidade é possível configurar o texto informando entre colchetes a palavra competência conforme este citado, [COMPETENCIA], bem como, onde houver a necessidade e o sistema Contabilidade (desktop) substituirá pelo respectivo período da folha que estiver em integração.

Logo, no acesso à configuração da funcionalidade de Empenhos de Pessoal, encontrada no módulo Financeiro > Utilitários > Integração com a Folha > Empenhos de Pessoal, que utiliza do processo citado anteriormente por meio da checkbox Gerar integração conforme cadastro de configuração, você ajusta a configuração de empenhos para que a mesma possua o preenchimento automático da competência provindo da integração com o Folha (Desktop).

Observe a imagem que demonstra a funcionalidade da integração de Empenhos de Pessoal:

– Permitido o acesso a funcionalidade Encerramento Anual

Foi disponibilizado o acesso a funcionalidade de encerramento do exercício, por meio do menu Processos > Encerramento Anual, independente do estado que sua entidade pública estiver localizada.

– Consulta e importação automática de notas fiscais no sistema Contabilidade (Desktop)

Trabalhando sempre no desenvolvimento contínuo, o sistema Contabilidade (Desktop), em sua versão 6.0.26-02 apresenta a possibilidade de visualizar as notas fiscais eletrônicas (NF-e) emitidas contra a entidade municipal e realizar a importação dos dados constantes nas mesmas.

Esses novos aprimoramentos objetivam levar mais otimização e dinamismo na operacionalização da execução orçamentária contábil, bem como, nas rotinas financeiras do Tesouraria (Desktop), onde tal melhoria também se faz presente!

– Permitido informar o vencimento no cadastro de Liquidações por meio do acesso facilitado

Os cadastros de Liquidação de Empenhos e Liquidação de Empenhos Anteriores foram aprimorados para possibilitar informar a Data de Vencimento.

Tais cadastros podem ser acessados por meio do módulo Financeiro > Empenhos. Em suas guias principais, Liquidação, você tem a opção de inserir a Data de Vencimento, que quando informada ou alterada, automaticamente a data das parcelas presentes na guia Descontos também são.

  

– Possibilitado a utilização das rotinas de Início do Exercício de 2019

No momento que o usuário deseja realizar o acesso às rotinas de Início do Exercício de 2019 no sistema Contabilidade (Desktop), o mesmo emitia um lembrete para aguardar definições e adequações do plano de contas que será utilizado.

Após aprimoramento, este acesso está totalmente habilitado, sendo possível executar adequações necessárias no momento que as mesmas são emitidas pelo Tribunal de Contas específico de cada estado.

– Possibilitado ao usuário consultar os movimentos existentes quando estiver realizando a exclusão dos movimentos

O ambiente de Exclusão de movimentos, do sistema Tesouraria (Desktop), apresenta aprimoramentos que proporcionam maior otimização do tempo e a usabilidade, agregando mais eficiência ao processo.

Objetivando assim o contínuo desenvolvimento foi criada uma consulta super completa para você, utilizada no momento da exclusão de um movimento e facilitando a localização e o acesso ao mesmo a ser excluído.

Esse novo recurso, possibilita a consulta de movimentos e suas respectivas informações, selecionando-os à exclusão dos mesmos, quando desejar, ou seja, a pesquisa pode ser realizada conforme os critérios abaixo e por meio do módulo Tesouraria > Utilitários > Exclusão de Movimentos:

  • Contribuinte;
  • Credor;
  • Tipo de contribuinte (pessoa física, pessoa jurídica ou todos);
  • Tipo de credor (pessoa física, pessoa jurídica ou todos);
  • Tipo de movimento (Receita, Despesa, Transferência ou todos);
  • Código do caixa;
  • Conta;
  • Data do lançamento (período);
  • Data do movimento (período).

Outra forma muito prática e rápido de acesso à Consulta de Movimentos, no ambiente de Exclusão, é por meio da tecla F6. Assim, você visualiza e realiza as mesmas ações.

Ressalta-se ainda, que são várias as possibilidades de seleção que você obtém por meio das informações conforme a sua necessidade. Destacam-se:

  1. O Tipo de movimento, ou seja, refere-se a uma Receita, Despesa, Transferência ou mesmo Todos, sendo as situações citadas;
  2. Após seleção do Tipo de movimento, alguns campos serão habilitados e outros não, evitando preenchimentos com informações desnecessárias à realização das consultas. Exemplo:
    • Os campos Contribuinte e Tipo de contribuinte serão habilitados quando selecionado o Tipo de movimento igual a Receita ou Todos;
    • Tanto quanto, os campos Credor, Conta e Tipo de credor serão habilitados quando selecionado o Tipo de movimento igual a Despesa ou Todos.
  3. Ao efetuar um duplo clique sobre o movimento consultado e que se deseja excluir, automaticamente será direcionado no processo de Exclusão de movimentos, por meio do campo Cód. do movimento.

– Possibilitado ao usuário redimensionar a tela de pagamentos de forma a agilizar a rotina de trabalho

Trabalhando sempre no desenvolvimento contínuo, o ambiente de Pagamentos, do sistema Tesouraria (Desktop), apresenta aprimoramentos que proporciona maior visibilidade das informações constantes no mesmo.

Sendo assim, essa funcionalidade, apresenta suas informações em um ambiente maximizado, proporcionando uma maior totalidade visual das mesmas.

Mas não se preocupe!

Essa maximização não está restrita, ou seja, você pode em qualquer momento redimensionar o cadastro como desejar, motivando maior performance da visibilidade de outros simultaneamente, conforme a necessidade do processo operacional que está sendo realizado.

Veja nas imagens apresentas como era e como ficou o ambiente de cadastro:

– Aprimoração no processo de Pagamentos ao possibilitar simultaneamente sua realização em inúmeros documentos

O Tesouraria (Desktop) está em contínuo desenvolvimento, e o processo de Pagamentos está ainda mais aprimorado.

Como responsável pela execução de operações financeiras do dia a dia, atuando no controle de recebimentos e pagamentos, o sistema apresenta aprimoramentos no processo de desembolso aos fornecedores por meio da versão 6.0.26-12.

Agora é possível realizar os pagamentos em lote de forma mais rápida gerando otimização do tempo operacional. Com acesso por do menu Processos > Pagamentos, toda essa otimização acompanha integralmente a execução da funcionalidade, ou seja, o aprimoramento é percebível desde a seleção dos documentos à informar a forma de pagamentos em grandes lotes.

O sistema possui ainda diversos lembretes por meio do ícone Notificações, que recomendará a você, conhecer os aprimoramentos realizados do mesmo, ficando assim, a par de todos os benefícios possibilitados à sua entidade. São eles:

– Disponibilizado ao usuário das melhorias do sistema por meio da área de notificações

Está sendo disponibilizado o acesso ainda maior das melhorias disponibilizadas no sistema Tesouraria (Desktop) por meio do ícone Notificações.

Esse, avisará de formar simples e rápida os novos benefícios proporcionados a você. Assim, a partir dessa versão, surgirá uma notificação avisando-o das melhorias na rotina de Exclusão de Movimentos, na Conciliação Bancária, na rotina de Pagamentos, bem como na possibilidade de feedback sobre as funcionalidades do sistema. Tais aprimoramentos são encontrados então em Notificações.

Ressalta-se ainda, que você poderá curtir essa, bem como, outras novidades que surgirão.

– Possibilitada a consulta e importação de notas fiscais no sistema Tesouraria (Desktop)

Trabalhando sempre no desenvolvimento contínuo, o sistema Tesouraria (Desktop), apresenta a possibilidade de visualizar as Notas Fiscais eletrônicas (NF-e) emitidas pelos fornecedores para a entidade municipal e realizar a importação dos dados constantes nas mesmas.

Funcionalidades como Liquidação de Empenhos, apresentam a opção de consulta acessível por meio do botão Consultar NFe, disponível no cadastro de Documentos Fiscais.

Para usufruir deste novo recurso, é necessário a aquisição da nova solução da Betha Sistemas: O Monitor DF-e.

Ao ser adquirido, a entidade estará licenciada para se beneficiar de toda sua eficiência.

Novidades anteriores à Versão 6.0.26: clique aqui!