Versão 6.0.34

Conheça as novidades do sistema Contabilidade (Desktop).

– Adequada a geração do arquivo Siconfi RGF para 2019

Perante as alterações publicada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), está disponível e adequada a geração do arquivo Siconfi RGF (Relatório de Gestão Fiscal) para 2019.

Para acessar a geração, utilize o Módulo Financeiro > Utilitários > Gerenciador de Arqjoblets > SICONFI 2019 – RGF. Mas para obter o quais alterações referem-se a este exercício clique aqui.

– Possibilitada visualização do detalhamento do Recurso

A visualização das informações do Cadastro dos Recurso está ampliada. Em todos os cadastros que o possuem, ao realizar sua consulta (F2) uma nova coluna será demonstrada, o Detalhamento.

Muitas entidades possuem essa necessidade e precisam de tal informações com mais facilidade.

Por exemplo, ao ser registrado um Empenho, é notável o campo Recurso , e esse por sua vez, ao ser pesquisado e selecionado, apresentará o Detalhamento na tela do Cadastro de Empenho (Módulo Financeiro > Empenhos > Empenhos).

Mas para que esse detalhamento seja visível, a checkbox Padrão, no Cadastro de Especificação de Recurso (Módulo Orçamento > Arquivos > Recursos > Especificações das Fontes de Recursos), deverá estar selecionada.

Toda essa alteração também é válida para a pesquisa (F2) da Despesa. Assim, o Detalhamento também será apresentado ao lado do Recursos, e relembrando que a checkbox Padrão deverá estar marcada no Cadastro de Especificação de Recurso.

– Incluída mensagem de validação para relatórios que utilizam a Consulta de Banco Federal

Agora os relatórios que utilizam a Consulta de Banco Federal contarão com a validação de arquivos pendentes de importação. Por exemplo, ao realizar a emissão de um relatório e existir alguma pendência cadastral que dependem dessa consulta, a seguinte orientação é apresentada:

– Disponibilizados os Arqjoblets para atualização da Rubrica Pai

Já estão disponíveis os arquivos para a Atualização da Rubrica Pai. Os mesmos poderão ser acessados por meio do Módulo Financeiro > Utilitários > Gerenciador de Arqjoblets> Arqjob > Gerais.

– Otimizada a geração dos Anexos Anuais AN-12 e AN-18

Foram realizadas várias otimizações na geração dos Anexos Anuais, Anexo 12 – Balanço Orçamentário e Anexo 18 – Demonstração dos Fluxos de Caixa. Estes podem ser acessados pelo Módulo Financeiro > Relatórios > Anexos Anuais > AN-12 e AN-18.

– Adequado o conta corrente da Matriz de Saldos Contábeis

Após identificação sobre a geração do recurso por meio do Cadastro de Contas, onde a checkbox Padrão deveria estar selecionada, identificou-se que discrepâncias entre essa geração com as informações da MSC (Matriz de Saldos Contábeis).

Como solução, o conta corrente da Matriz foi adequado para que o recurso da conta bancária e consignações tenha a opção de geração a partir do seu lançamento, ou seja, por uma Ordem de Pagamento, Despesas Extras entre outros, e não mais pelo Padrão

Com isso foi criado o campo no Cadastro de Parâmetros denominado Gerar recurso das contas bancárias e consignações pelo recurso padrão do cadastro de conta.

Quando esse campo estiver marcado, são recobradas as informações do recurso pertencente ao cadastro, caso contrário, buscará o recurso do lançamento.

Importante!

Caso o usuário opte por gerar o conta corrente com a fonte de recurso do documento, e houver lançamentos incluídos na base, será necessário regerar os contas correntes dos meses anteriores.

– Orientações sobre a validação do Manual de Arquivos Digitais – IN SRP 12/2006

Para aqueles que estão enviando o arquivo do MANAD (Manual de Arquivos Digitais), e no momento da validação no SVA apresentar a seguinte mensagem:

“Ano fora do período das informações identificadas no registro 0000.”

Esta mensagem está relacionada com a validação dos registros L350, L400, L450, L500, L550, L600, L650, L700 e L750. Estes, têm como origem o registro L050 que busca informações de Empenhos Anteriores, mas conflita com as informações geradas no Registro 0000.

Afirmamos ainda, que o sistema Contabilidade (Desktop) está gerando o arquivo do MANAD de acordo com o seu Leiaute.

Portanto, para maiores esclarecimentos com relação à essa mensagem, leia abaixo o retorno do e-mail encaminhado pela equipe de suporte do MANAD sobre o assunto. Em síntese, a orientação é desconsiderá-la no momento da validação dos referidos registros.

Acompanhe o texto resposta na íntegra:

“Informar no Registro 0000 o período solicitado pelo Auditor-fiscal (Ex.:01/01/2014 a 31/12/2014) e desconsiderar os erros apontados na validação desses registros de Ano fora do período das informações identificadas no registro 000. Tal informação de erro não impede a geração do recibo de entrega dos arquivos. Assim, proceda à validação do seu arquivo digital e informe ao Auditor-fiscal responsável pela intimação fiscal que, para essa situação, o erro apontado pelo SVA é indevido.”