Versão 6.0.38

Conheça as novidades do sistema Contabilidade (Desktop).

– Adequado o Contabilidade (Desktop) para demonstrar as NFS-e

Após o sistema Monitor DF-e agora estar demonstrando as Notas Fiscais de Serviços eletrônicas (NFS-e) Recebidas, surgiu a necessidade para que o Contabilidade (Desktop) consultasse também tais documentos fiscais, oriundos do Monitor, igualmente ao processa já realizado com as NF-e e os CT-e.

Logo, alterou-se a descrição do arqjoblet para Consultar dados DF-e e adequou-se o mesmo. Para acessá-lo, utilize o menu Utilitários > Gerenciador de Arqjoblet > Gerais.

Outra alteração realizada, ocorreu na tela Consulta DF-e, acessada pela funcionalidade Documentos Fiscais, por meio dela agora é possível filtrar as notas pelo tipo do documento fiscal, ou seja, CT-e, NF-e ou NFS-e, basta clicar na checkbox conforme sua necessidade de pesquisa.

– Adequado o relacionamento de equivalência em conformidade com MSC

Devido à nova adequação ditada pelo SICONFI, o relacionamento das Informações de Equivalência foi adequado. Agora é permitido vincular elementos de nível sintético na guia Natureza da despesa.

Acesse o Módulo Financeiro > Relatórios > SICONFI > Matriz de Saldos Contábeis > Informações de Equivalência > guia Natureza da Despesa. Logo, na coluna Máscara, referente a MSC, você poderá informar o a despesa com elemento à nível sintético.

– Adequado o Anexo 5 do RGF para entidades do tipo Consórcio

Para 2019 muitas adequações foram realizadas no demonstrativo pertencente ao Relatório de Gestão Fiscal – RGF, o Anexo 5 – DEMONSTRATIVO DA DISPONIBILIDADE DE CAIXA E DOS RESTOS A PAGAR.

Quando a entidade a qual for emiti-lo ser do tipo Consórcio, ou seja, ter em seu Cadastro de Tipos de Administração o código 207 informado, visualizará as seguintes adequações:

1 – Alteração do layout da coluna IDENTIFICAÇÃO DOS RECURSOS, a qual apresentará os quadros na seguinte ordem:

  • O quadro TOTAL DOS RECURSOS NÃO VINCULADOS – Contrato de Rateio (II), passa a ser apresentado em primeiro (anteriormente era o segundo), adotando apenas a seguinte alteração em sua nomenclatura para: TOTAL DOS RECURSOS NÃO VINCULADOS – Contrato de Rateio (I);

  • O quadro TOTAL DOS RECURSOS PRÓPRIOS (III), passa a ser apresentado em segundo (anteriormente era o terceiro), adotando apenas a seguinte alteração em sua nomenclatura para: TOTAL DOS RECURSOS PRÓPRIOS (II);

  • O quadro TOTAL DOS RECURSOS VINCULADOS – Contrato de Rateio (I), passa a ser apresentado em terceiro (anteriormente era o primeiro), adotando apenas a seguinte alteração em sua nomenclatura para: TOTAL DOS RECURSOS VINCULADOS – Contrato de Rateio (III).

2 – Alteração na denominação da coluna RESTOS A PAGAR EMPENHADOS E NÃO LIQUIDADOS DO EXERCÍCIO para RESTOS A PAGAR EMPENHADOS E NÃO LIQUIDADOS DO EXERCÍCIO (g).

3 – Agrupamento das vinculações referentes às Transferências do FUNDEB 40% e 60% para apresentação em única linha. Tal informação pertence ao quadro TOTAL DOS RECURSOS VINCULADOS – Contrato de Rateio (III).

4 – As linhas que continham a denominação Destinados foram alteradas, substituindo esse termo por Vinculados.

5 – Inclusão da coluna DISPONIBILIDADE DE CAIXA LÍQUIDA (APÓS A INSCRIÇÃO EM RESTOS A PAGAR NÃO PROCESSADOS DO EXERCÍCIO) ( h ) = (f – g), a qual o cálculo de suas linhas é representado pela fórmula (h) = (f – g) já citada, onde (h) representa os valores da coluna DISPONIBILIDADE DE CAIXA LÍQUIDA (ANTES DA INSCRIÇÃO EM RESTOS APAGAR NÃO PROCESSADOS DO EXERCÍCIO)1 e (g) representa os valores da coluna RESTOS A PAGAR EMPENHADOS E NÃO LIQUIDADO S DO EXERCÍCIO.