Versão 6.0.39

Conheça as novidades do sistema Contabilidade (Desktop).

– Aprimoramento do processo de geração da MSC

Para o atendimento da Matriz de Saldos Contábeis – MSC, muitos aprimoramentos são realizados continuamente para a correta geração das informações.

Nesta versão 6.0.39, o Contabilidade (Desktop) apresenta adequações em novos formatos, pré-validações, relatório da MSC, além de estar mais rápido a geração das informações, entre outras. Acompanhe nos próximos itens cada alteração realizada ao atendimento.

1 – Possibilitada a exportação do arquivo em CSV

Agora o sistema possibilita a geração do arquivo da MSC em formato CSV além do XBRL.

Relembremos então como se dá o processo de geração da MSC no sistema, conforme já publicado em comunicações anteriores:

  1. Acesse o Módulo Financeiro > Relatórios > SICONFI > Matriz de Saldos Contábeis;
  2. Clique em Gerar Arquivo MSC;
  3. Serão apresentados os seguintes Argumentos para a geração:
    • Exercício;
    • Mês;
    • Código da Instituição (Siconfi). Exemplo: 4998919;
    • Desconsiderar os entes (0 – Nenhuma): Se optar por desconsiderar alguma entidade na geração do arquivo, basta inserir seu código. Caso contrário, havendo mais de uma entidade, basta separá-las por vírgula. Ou ainda, você pode escolher por não desconsiderar nenhuma entidade, informando o valor 0;
    • Diretório de geração: representa o caminho onde o arquivo será gerado.
  4. Após o término a geração deverá resultar em um arquivo com extensão.

2 – Adequada a Pré-validação

São várias as pré-validações executada pelo sistema para a geração do arquivo da Matriz de Saldos Contábeis, e primeiramente, vale destacar que tal processo ocorre por Entidade.

Logo, foi adequada a pré-validação 6 – Contas de consignações a de detalhamento e recurso na conta bancária, para só validar se estiver com o parâmetro Gerar recurso das contas bancárias e consignações pelo recurso do documento desmarcado.

Para realizar a Pré-validação acesse o Módulo Financeiro > Relatórios > SICONFI > Matriz de saldos contábeis > Pré – Validação:

3 – Aprimorado o Relatório da MSC

A partir de 2019 algumas adequações foram realizadas no Relatório da Matriz de Saldos Contábeis – MSC.

Os aprimoramentos você acompanha logo abaixo, e para a emissão acesse o Módulo Financeiro > Relatórios > SICONFI > Matriz de saldos contábeis.

No campo Administração você poderá optar pela emissão Consolidada, Indireta, Direta ou Fundacional, sendo que esta informação constará adequadamente, conforme seleção, no relatório.

Adequada também a demonstração da fonte de recurso conforme layout de 2019, onde:

  • Nos quatro primeiros dígitos demonstram o Recurso;
  • Os últimos quatro dígitos representam o Detalhamento;
  • O Recurso e o Detalhamento serão separados por ponto (.). Exemplo: 1211.0000.

Incluída também no rodapé na nota explicativa a seguinte mensagem: Contas com superávit permanente tipo 2 não possuem lançamentos de fonte de recurso.

Veja o exemplo de uma Relatório da MSC emitido com as adequações apresentadas:

4 – Criado arqjoblet para excluir conta corrente duplicado

Muitos usuários ao executarem o processo de regerar os contas correntes, estavam ocasionando duplicidade das contas, devido a existência de lançamentos.

Objetivando a resolução, criou-se um arqjoblet Remover conta corrente duplicado – MSC que realizará a remoção adequadamente. Para acessá-lo, utilize o menu Utilitários > Gerenciador de Arqjoblet > Gerais.

– Disponibilizado o arqjoblet para regerar lançamentos de eventos alterados

Está disponibilizado o arqjoblet Atualizar o regerar lançamentos, que substituirá a necessidade do comando SQL para a rotina eventos que possuírem contas alteradas.

Para acessar o arquivo, utilize o menu Utilitários > Gerenciador de Arqjoblets > Gerais > Atualizar o regerar lançamentos.

Salienta-se que este arqjoblet, quando necessário, deverá ser executado antes da rotina Regerar lançamentos

– Adequada a geração do SIOPE

Está adequada a geração do SIOPE para que não realize a formação de duas linhas durante a geração do arquivo xml no identificador 361. Este identificador representava 60% e 40% do Fundeb, sendo que atualmente não existe tal distinção, conforme a versão do SIOPE TI 1.0.38.5 e Gestor 19.0.5.5.

– Possibilitada a cópia das Informações de Equivalência

Para o atendimento da Matriz de Saldos Contábeis – MSC, muitos aprimoramentos são realizados continuamente para a correta geração das informações.

No atualiza, 6.0.39-04-8803, o Contabilidade (Desktop) apresenta a possibilidade de copiar as Informações de Equivalência entre as entidades. A realização das cópias de uma entidade para as demais, poderá ser realizada das informações de contas, natureza da receita e da despesa, além dos recursos.

Assim, não será mais necessário acessar cada entidade e efetuar os relacionamentos, afinal, muitos destes relacionamentos são iguais por isso a possibilidade de cópia está disponível.

O acesso às Informações de Equivalência se dá pelo Módulo Financeiro > Relatórios > SICONFI > Matriz de Saldos Contábeis.

Assim, escolhendo as entidades de origem e destino, bem como, quais informações de equivalência, deve-se clicar em Copiar e após em Sim.