Versão 6.0.46

Conheça a novidade do sistema Contabilidade.

Publicação das Instruções de Procedimentos Contábeis – IPC

No dia 09 de janeiro de 2020, a  Secretaria do Tesouro Nacional (STN) publicou as versões atualizadas das Instruções de Procedimentos Contábeis – IPC,  válida a partir de 2019, para maiores explicações sobre as modificações propostas pode ser consultada aqui. 

As alterações somente serão aplicadas no anexo 18 – Demonstração do Fluxo de Caixa aplicadas, e estão em processo de desenvolvimento, de antemão, podemos adiantar que o Anexo sofrerá alterações pontuais.

Assim que finalizada as alterações estaremos liberando um novo informativo detalhado


Qual o prazo para adequação? 

Conforme PORTARIA Nº 634, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2013 às IPC são de carácter orientador e de observância facultativa.  

Adequado o envio de dados da ordem cronológica ao Transparência Fly

O envio de dados ao Transparência Fly foi adequado para que seja considerado o campo Justificativa Cronológica. Esse campo objetiva justificar a falta do pagamento dentro do vencimento na consulta de empenhos a pagar, bem como, justificar o motivo do pagamento antecipado na consulta de empenhos pagos.

Logo, na imagem abaixo, você visualiza um exemplo de como constará no respectivo Cadastro de Liquidações, assim, como nos outros já citados.

Para acesso aos cadastros de Em Liquidação de Empenho, Empenhos Liquidados e Ordens de Pagamentos utilize os seguintes caminhos:

  • Módulo Financeiro > Empenhos > Empenhos > Em Liquidação de Empenhos;
  • Módulo Financeiro > Empenhos > Empenhos > Empenhos Liquidados;
  • Módulo Financeiro > Empenhos > Financeiro > Ordens de Pagamentos.

Destaca-se também que o envio dos empenhos por ordem cronológica, já comunicado em publicações anteriores, estão também adequados, e obedecem às seguintes regras de uso:

1 – Para a consulta de empenhos a pagar:

    • Deverá levar a Justificativa do Em Liquidação. Não constando preenchida, levará a Justificativa da Liquidação.

    • O momento de inclusão do crédito na ordem cronológica, a mesma deverá ocorrer pela Em Liquidação, caso exista. O sistema NÃO aguardará a Liquidação para enviar os dados ao Transparência Fly.

2 – Para a consulta de empenhos pagos:

    • Deverá levar a Justificativa das Ordens de Pagamentos. Caso existam mais de uma para a mesma Liquidação, o sistema agrupará as Justificativas.