Como realizar a Cópia de PPA e LDO?

Neste ambiente você encontrará orientações e dicas sobre a elaboração das peças do seu município, no sistema Planejamento (Cloud)

Clique e conheça as etapas para a cópia do PPA, LDO e LOA!

PASSO 1

Duplicação das Naturezas de Receitas e Despesas

PASSO 2

Configurações em uso

PASSO 3

Cópia de PPA

PASSO 4

Cópia de LDO

PASSO 5

Cópia de LOA

Antes de iniciar a cópia das peças, PPA e LDO, a entidade deve realizar a duplicação das Naturezas de receitas e despesas e colocá-las em uso. Pois é fundamental que tais configurações estejam corretas e habilitadas, assim, ao realizar a cópia dos cadastros de Receitas e Despesas, o sistema realizará um de x para (relacionamento), assumindo as Naturezas válidas para o novo exercício.

Com o sistema logado no exercício o qual receberá a cópia das peças, acesse o menu Administrando > Naturezas > Receitas ou Despesas.

Na guia RECEITAS, clique em Duplicar na Configuração do ano anterior e após altere sua descrição conforme desejar.

Após duplicar a Configuração das Naturezas de Receitas, você deve colocá-la Em uso.

Realize o mesmo procedimento para a Configuração das Naturezas de despesas. E lembre-se: após duplicar, editar a descrição conforme desejada, sempre deixe-a em uso no exercício antes da cópia das peças!

Realizada a etapa de duplicidade das Configurações das Naturezas de receitas, bem como, de despesas, somente certifique-se que outras configurações estejam em uso previamente. Não há necessidade de duplicá-las, pois não existe o de x para, já que em sua grande maioria as entidades utilizam a mesma configuração. 

Quais são elas?

Assim, com o sistema logado no novo exercício, acesse as respectivas funcionalidades e verifique se todas estão em uso antes da cópia do PPA e LDO.

Se para o novo exercício, o Organograma do município sofreu alteração com a inclusão ou exclusão de um Fundo, por exemplo, é fundamental que você realize a duplicação da Configuração, efetue o devido ajuste e coloque-a Em uso, tornando-a válida para o respectivo ano.
Vale ressaltar ainda que isso não possibilitará o relacionamento automático para o novo Organograma ao efetuar a cópia do PPA ou LDO, como ocorre na duplicação das Naturezas de receitas e despesas. Entretanto, é essencial que o mesmo esteja devidamente correto e em uso para receber os registros copiados, pois após vinculação não será permitido alterar o Organograma.

A funcionalidade Cópia de PPA é uma novidade do sistema Planejamento (Cloud). Para utilizar este recurso, acesse o menu Executando > Artefatos > Cópia de PPA.

Ao clicar na opção de cópia, uma tela com diversas opções, como de qual PPA de origem deseja realizar a cópia é uma delas, bem como, quais dados deseja constar na próxima peça orçamentária.

Com relação as opções demonstradas acima, para a cópia dos Parâmetros e configuraçõesReceitasMacroobjetivosAçõesProdutos e Localizadores, não existem dependências com as demais opções, ou seja, podem copiados ou não conforme a necessidade do cliente.

Para tanto, caso seja selecionada a cópia das Despesas, as opções ProgramasMacroobjetivosAçõesProdutos e Localizadores são automaticamente selecionadas, pois as despesas necessitam que tais registros as acompanhem. Assim como os Programas, quando selecionada esta opção, os Macroobjetivos também serão copiados automaticamente.

Outros dois detalhes é que registros os quais estejam em exclusão ou excluídos não serão copiados. E receitas e despesas que tiverem vínculos com Marcadores, estes serão copiados também para o novo PPA.

Sim. Caso deseja efetuar a cópia somente das Receitas e Ações de um determinado PPA por exemplo, e os demais cadastro de outro PPA, o sistema possibilita. Caso registros duplicados com a mesma configuração sejam encontrados, é emitida uma mensagem no Relatório da cópia que o(s) registro(s) foi(ram) copiado(s) pois já existe(m) no sistema.

E para acompanhar todo o processo de cópia, por meio do ícone NOTIFICAÇÕES, localizado no canto superior direito do sistema, você visualiza o processamento. 

Como já citado, a opção de emissão do Relatório da cópia de PPA também está disponível. Esta opção objetivo demonstrar quais registros não foram copiados e os motivos, além de outras informações que forem geradas com relação a cópias dos cadastros. 

Assim como é possível realizar a cópia do PPA, também está disponível a Cópia de LDO no sistema Planejamento (Cloud), além da emissão de relatório.

Para acessar esse recurso, utilize o mesmo menu Executando > Artefatos > Cópia de LDO.

Ao clicar na opção de cópia, uma tela com diversas opções, como de qual LDO de origem deseja realizar a cópia é uma delas, bem como, quais dados deseja constar na nova peça orçamentária.

Com relação as opções demonstradas acima, para a cópia dos Parâmetros e configuraçõesReceitas e Despesas, não existem dependências com as demais opções, ou seja, podem copiados ou não conforme a necessidade do cliente. 

Como no PPA, não é possível realizar a Cópia de LDO sem que as configurações de Naturezas de receitas e despesas estejam duplicadas e em uso. Pois ao realizar a cópia dos cadastros, o sistema realizará um de x para, criando os registros de Receitas e Despesas conforme as novas Naturezas

Assim como, deverão estar em uso para o novo exercício as configurações de OrganogramasRecursos e Funcional Programática.

Caso existam receitas ou despesas com inconsistências em sua natureza, elas não serão copiadas.

Sim. Caso deseja efetuar a cópia somente das Receitas de uma determinada LDO por exemplo, e as Despesas de outra, o sistema possibilita. Caso registros duplicados com a mesma configuração sejam encontrados, é emitida uma mensagem no Relatório da cópia que o(s) registro(s) não foi(ram) copiado(s) pois já existe(m) no sistema.

E como no item anterior, o ícone NOTIFICAÇÕES também demonstrará o processamento da cópia da LDO. 

A opção de emissão do Relatório da cópia de LDO também está disponível. Nele são demonstrados quais registros não foram copiados e os motivos, além de outras informações que forem geradas com relação a cópias dos cadastros. 

Diferente das rotinas de cópias do PPA e LDO, para a elaboração da LOA você poderá copiar os dados da LDO do mesmo ano em questão.

Para isso, por meio do ambiente Visão geral acesse primeiramente a LOA referente ao exercício de criação.

Note que entre as peças LDO e LOA um pequeno ícone em forma de ‘x’ apresenta a seguinte mensagem: Existem dados na LOA que não estão sincronizados com a LDO!

Clique sobre o ícone apresentado e todas as Receitas e Despesas que constam na LDO mas não na LOA poderão ser visualizadas, bem como, outras informações como Organograma e Entidade. Veja:

Observe que o sistema disponibiliza diversas ações, como Adicionar Todas as Receitas e Despesas, Excluir, bem como, Atualizar caso algum cadastro seja alterado na LDO após a inclusão na LOA.

Além da facilidade dessas ações em lote, você pode desejar realizar a inclusão de apenas alguns cadastros na LOA. E para isso, utilize o botão Adicionar na LOA, ao lado de cada cadastro, seja de Receita ou Despesa

Realizadas as devidas adições na LOA, basta que você realize a conferência e alterações de valores ou demais informações, caso necessário.

Vale ressaltar que se alguma Receita ou Despesa esteja inconsistente na LDO, é essencial que você realize as correções necessárias e somente após adicione-a na LOA