Publicado em: Seg, 25/05/2020

O sistema Planejamento (Cloud) está com muitas novidades em suas funcionalidades.

Então aproveite e confira cadas uma delas! 😀 

Agora o cadastro de Cenários Macroeconômicos permite a você, informar os valores dos quatros anos anteriores ao exercício logado. Para acessar a funcionalidade utilize a peça LDO, localizada na Visão geral do sistema. Logo você visualizará a guia CENÁRIOS MACROECONÔMICOS

Ao editar ou clicar em + CENÁRIO estarão disponíveis quatro campos para você informar os valores dos Anos anteriores (R$), conforme já citado. Veja:

O sistema Planejamento (Cloud) traz uma novidade. Está possibilitada a Cópia de PPA, bem como, a emissão de relatório deste processo. Para acessar esse recurso, utilize o menu Executando > Artefatos > Cópia de PPA. Perceba que logo abaixo consta também a opção Relatório da cópia de PPA

Ao clicar na opção de cópia, uma tela com diversas opções, como de qual PPA de origem deseja realizar a cópia é uma delas, bem como, quais dados deseja constar na próxima peça orçamentária.

Atenção com os seguintes critérios!

Com relação as opções demonstradas acima, para a cópia dos Parâmetros e configuraçõesReceitasMacroobjetivosAçõesProdutos e Localizadores, não existem dependências com as demais opções, ou seja, podem copiados ou não conforme a necessidade do cliente.

Para tanto, caso seja selecionada a cópia das Despesas, as opções ProgramasMacroobjetivosAçõesProdutos e Localizadores são automaticamente selecionadas, pois as despesas necessitam que tais registros as acompanhem. Assim como os Programas, quando selecionada esta opção, os Macroobjetivos também serão copiados automaticamente.

Outros dois detalhes é que registros os quais estejam em exclusão ou excluídos não serão copiados. E receitas e despesas que tiverem vínculos com Marcadores, estes serão copiados também para o novo PPA.   

Como já citado, a opção de emissão do Relatório da cópia de PPA também está disponível. Esta opção objetivo demonstrar quais registros não foram copiados e os motivos, além de outras informações que forem geradas com relação a cópias dos cadastros. 

É possível realizar a Cópia de PPA sem as configurações de Naturezas de receitas e despesas, Funções e Subfunções estarem em uso? 

Não. É fundamental que tais configurações corretas e em uso, pois ao realizar a cópia dos cadastros, o sistema realizará um de x para, criando os registros de Receitas e Despesas conforme as Naturezas de Receitas e Despesas. 

Com relação a configuração de OrganogramaRecurso e Funcional Programática também devem estar em uso para o novo exercício, entretanto, não existe o de x para, pois em sua grande maioria as entidades utilizam a mesma configuração. 

A cópia pode ser realizada de um ou mais PPA? 

Sim. Caso deseja efetuar a cópia somente das Receitas e Ações de um determinado PPA por exemplo, e os demais cadastro de outro PPA, o sistema possibilita. Caso registros duplicados com a mesma configuração sejam encontrados, é emitida uma mensagem no Relatório da cópia que o(s) registro(s) foi(ram) copiado(s) pois já existe(m) no sistema.

E para acompanhar todo o processo de cópia, por meio do ícone NOTIFICAÇÕES, localizado no canto superior direito do sistema, você visualiza o processamento. 

Assim como é possível realizar a cópia do PPA, também está sendo disponibilizada a Cópia de LDO no sistema Planejamento (Cloud), além da emissão de relatório. Para acessar esse recurso, utilize o mesmo menu Executando > Artefatos > Cópia de LDO. Perceba que logo abaixo consta também a opção Relatório da cópia de LDO.

Ao clicar na opção de cópia, uma tela com diversas opções, como de qual LDO de origem deseja realizar a cópia é uma delas, bem como, quais dados deseja constar na nova peça orçamentária.

Atenção com os seguintes critérios!

Com relação as opções demonstradas acima, para a cópia dos Parâmetros e configuraçõesReceitas e Despesas, não existem dependências com as demais opções, ou seja, podem copiados ou não conforme a necessidade do cliente. 

Assim como no PPA, também está disponível a opção de emissão do Relatório da cópia de LDO

É possível realizar a Cópia de LDO sem as configurações de Naturezas de receitas e despesas, Funções e Subfunções estarem em uso? 

Não. É fundamental que tais configurações corretas e em uso, pois ao realizar a cópia dos cadastros, o sistema realizará um de x para, criando os registros de Receitas e Despesas conforme as Naturezas de Receitas e Despesas. 

Com relação a configuração de OrganogramaRecurso e Funcional Programática também devem estar em uso para o novo exercício, entretanto, não existe o de x para, pois em sua grande maioria as entidades utilizam a mesma configuração. 

Caso existam receitas ou despesas com inconsistências em sua natureza, elas não serão copiadas.

A cópia pode ser realizada de uma ou mais LDO?

Sim. Caso deseja efetuar a cópia somente das Receitas de uma determinada LDO por exemplo, e as Despesas de outra, o sistema possibilita. Caso registros duplicados com a mesma configuração sejam encontrados, é emitida uma mensagem no Relatório da cópia que o(s) registro(s) não foi(ram) copiado(s) pois já existe(m) no sistema.

E como no item anterior, o ícone NOTIFICAÇÕES também demonstrará o processamento da cópia da LDO.