Publicado em: Seg, 09/12/2019

– Permitida a identificação e filtro das despesas priorizadas na LDO

Alguns aprimoramentos foram realizados com objetivo de facilitar a identificação nos cadastros das Despesas da LDO e possibilitar a aplicação no filtro para emissão dos relatórios de despesas quais estão priorizadas.

Ao cadastrar ou editar uma Despesa da LDO, é possível marcar cada Natureza como priorizada por meio do ícone “estrela” em cada uma.

 

Vale ressaltar que caso sejam marcadas todas as Naturezas, automaticamente a condição Priorizar todas as despesas também será marcada. Ao selecionar apenas algumas Naturezas, essa ficará desmarcada. Veja as imagens para demonstração:

 

 

Assim como facilitar a visualização, também está sendo disponibilizado o parâmetro que filtrará as despesas priorizadas na LDO em diversos relatórios:

  • Planejamento das despesas
  • Discriminação das Despesas
  • Relatório das Metas e Prioridades das Despesas por Programas
  • Relatório de Prioridades e Metas
  • Resumo das Despesas por Programas

– Desenvolvido o demonstrativo Metodologia e Memória de Cálculo das Metas Anuais para o Resultado Primário e Nominal

Foi consolidado o Demonstrativo dos Resultados Primário e Nominal e desenvolvido assim o Metodologia e Memória de Cálculo das Metas Anuais para o Resultado Primário e Nominal.

O mesmo poderá ser acessado por meio da tecla F4 ou pelo menu Executando > Artefatos > Relatórios. Logo, pesquise ou acesse-o pelas tags Anexos LRF e Anexos LRF 2020.

– Adequados relatórios em conformidade com a LRF para 2020

São vários os demonstrativos adequados conforme as alterações da LRF para 2020 e disponíveis para uso.

Primeiramente o Demonstrativo das Receitas de Impostos e das Prioridades das Despesas Próprias com Saúde e o Demonstrativo I – Metas Anuais que já estão adequados e para facilitar os acessos, utilize a tag Anexos LRF para o primeiro demonstrativo, e a tag Anexos LRF 2020 para o segundo.

 

Vale ressaltar que as adequações realizadas no Demonstrativo I – Metas Anuais são com relação a linha Receitas Primárias (I), Despesas Primárias (II), Resultado Primário III = (i-II), bem como, a linha Resultado Nominal, conforme novas regras de cálculo do resultado primário e nominal. Logo, este demonstrativo representará os mesmos valores do resultado primário e nominal conforme conste na Metodologia e Memória de Cálculo das Metas Anuais para o Resultado Primário e Nominal, demonstrativo citado no item anterior desta comunicação e acessado pelas tags já citadas neste tópico.

Outro demonstrativo adequado é o Demonstrativo III – Das Metas Fiscais Atuais Comparadas com as Fixadas nos Três Exercícios Anteriores. Neste, as alterações são as mesmas já citadas para no Demonstrativo I – Metas Anuais.