Publicado em: 06/04/2020

A entidade na qual você atua já começou a elaboração da LDO e da LOA?

Confira aqui algumas orientações fundamentais para configurar corretamente o exercício de 2021!

No Cloud, para criação do rol de Naturezas de receitas e despesas de 2021, deve-se executar a rotina de Duplicar as configurações juntamente com suas respectivas naturezas. Com isso, as Revendas e Filiais poderão orientar os clientes, bem como, replicar as configurações e suas respectivas naturezas de 2020 para 2021, além de efetuar as exclusões, inclusões e até alterações nas naturezas sem causar impactos nos orçamentos anteriores

E como realizar essa rotina? (interrogação)

Primeiramente você poderá acessar a alteração pelo do menu Administrando > Naturezas > Receita ou Despesa > Configuração > Duplicar. Veja a demonstração:

Realizada a replicação e renomeada a Configuração para 2021, deverá colocá-la em Uso no ano de 2021, e desta forma o novo rol já estará disponível para elaboração do orçamento da LDO e LOA. 

Fique atento!(ideia)

Lembre-se de colocar em uso as Configurações de RecursosOrganogramasFunção e Subfunção, pois via de regra, serão utilizadas as mesmas do ano anterior. Observe um exemplo:

Efetuados estes procedimentos será possível realizar a Priorização das Receitas e Despesas nas peças orçamentárias. Esta rotina já está adequada para fazer o De x Para das Naturezas de Receitas e Despesas, setando-as na nova configuração em uso conforme o número das naturezas da configuração anterior.

Importante! (aviso)

Caso algumas das Configurações de RecursosOrganogramas ou da Funcional não estiverem em uso, mas as Receitas ou Despesas forem priorizadas, estas ao serem colocadas em uso ficarão consistentes automaticamente, pois a configuração é do ano anterior. 
 
 

Lembre-se que no surgimento de dúvidas ou dificuldades, estaremos à disposição para saná-las!