Criando a LDO e a LOA no Planejamento (Desktop)

Neste manual, estaremos explicando de forma simples  e rápida a criação das peças LDO e LOA no sistema Planejamento (Desktop), além de dicas úteis! 😀 

Antes de você iniciar a criação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual) no sistema Planejamento (Desktop) é fundamental efetuar a criação do Exercício.

Para isso acesse o menu Controle > Entidades > Exercício. Clique neste botão:

Atenção! 

O plano de contas e configuração de organograma podem ser alterados conforme a entidade desejar, mas não é processo obrigatório. Porém, caso alterados, você não poderá copiar a LDO e LOA do ano anterior para o atual. Apenas será possibilita a cópia do PPA para a LDO e da LDO para a LOA, dentro do mesmo exercício.

Criado o exercício em todas as entidades, será efetuada a Importação de Dados Iniciais. Para isso, no respectivo exercício criado, acesse o módulo Parametrização > Processos > Importação de Dados Iniciais. Selecionadas todas as entidades, a importação será realizada dos seguintes arquivos:

  • Configurações das Classificações das Contas;
  • Plano de Contas;
  • Elementos;
  • Rubricas.

Atenção!

Caso você não tenha criado o Exercício em todas as entidades, ao executar essa rotina para todas elas de uma só vez, como supracitado, o sistema emitirá uma mensagem que não será possível a importação dos dados pois não existe o exercício criado nas demais entidades.

Importação dos dados iniciais concluída, ainda no módulo Parametrização, acesse o menu Utilitários > Copiar Dados do Exercício Anterior. Marque todas as opções e clique em Copiar.

Atenção!

É muito importante selecionar as duas últimas opções, pois se a entidade efetuou desdobramento ou detalhamento de alguma rubrica ou elemento, estes serão copiados para o exercício atual.

Essa rotina deve ser realizada antes da cópia da LDO, caso contrário, não será mais permitida e o desdobramento deverá ser realizado manualmente conforme necessidade.

O próximo passo é realizar a criação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LDO. Para isso acesse o módulo LDO e após o menu Controle > Entidades > LDO > […]. Observe:

Dica! 💡 

Não é rotina obrigatória, mas como sugestão, após a criação do Exercício e antes mesmo da criação da LDO realizar o seguinte procedimento:

  • No módulo PPA acesse o menu Utilitários > Histórico de Alteração Automático. Selecione as opções Ações, Programas, Receitas e Despesas.

Essa é uma boa prática que ocorra uma demarcação inicial, caso exista uma receita ou despesas do ano de 2019, mas que não foi utilizada em 2020, ao realizar esse histórico, o sistema copiará todos os dados e logo eles poderão ser utilizados em 2021 sem qualquer bloqueio.

Feito isso, a LDO poderá ser realizada por três vias:

1 – Copiar os dados da LDO do ano anterior. Lembrando que essa opção é somente para aqueles que não alteraram o plano de contas e configuração de organograma.

No módulo LDO, realize a cópia por meio do menu Utilitários > Copiar LDO. Após, selecione quais dados deseja copiar da LDO do ano anterior e clique em Copiar.

2 – Copiar os dados do PPA do exercício corrente. Para isso clique no menu Utilitários > Copiar Dados do PPA.

3 – E a terceira opção é efetuar os cadastros das Receitas e Despesas manualmente.

Para a criação da Lei Orçamentária Anual (LOA), você deverá acessar o módulo LOA menu Controle > Entidades > LOA > […]. Observe:

Feito isso, assim como a LDO, a LOA também poderá ser realizada por três vias:

1 – Copiar os dados da LOA do ano anterior. No módulo LOA, realize a cópia por meio do menu Utilitários > Copiar LDO. Após, selecione quais dados deseja copiar e clique em Copiar.

2 – Copiar os dados da LDO do exercício corrente. Para isso clique no menu Utilitários > Copiar Dados da LDO.

3 – E a terceira opção é efetuar os cadastros das Receitas e Despesas manualmente.

Caso sua entidade possua o PPA e LOA, mas não LDO, o sistema permite que você realize a criação desta peça com os dados da LOA.

Para isso realize previamente a criação da LDO (2º passo) para o respectivo ano e todo o processo de importação dos dados iniciais. Feito isso, acesso o menu Arquivos > Leis Orçamentárias Anuais e clique na checkbox:

Mas você pode questionar se o PPA será alterado. Sim, será. Mas não os dados dos exercícios anteriores.

No momento que os dados da LOA são replicados, o sistema criará automaticamente um histórico ao serem preenchidos, por exemplo valores de Receitas em 2021 que no PPA não havia.

Se deseja visualizar essas orientações em formato PDF clique aqui para fazer o download do manual! 

Tira-dúvidas online sobre a LDO e LOA! 
Feito exclusivamente para você.