Elaborando a LDO e a LOA

Neste ambiente você encontrará orientações e dicas sobre a elaboração da LDO e a LOA, do seu município, de forma simples no Planejamento (Desktop). 

Clique e conheça as etapas da elaboração da LDO LOA!

PASSO 1

Criação de um novo Exercício

PASSO 2

Importação dos dados iniciais

PASSO 3

Cópia dos dados do exercício anterior

PASSO 4

Elaboração da LDO

PASSO 5

Elaboração da LOA

Assista!

Tira-dúvidas online sobre a LDO e a LOA

Antes de você iniciar a criação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual) no sistema Planejamento (Desktop) é fundamental efetuar a criação do Exercício.

Para isso acesse o menu Controle > Entidades > Exercício. Clique neste botão:

O plano de contas e configuração de organograma podem ser alterados conforme a entidade desejar, mas não é processo obrigatório. Porém, caso alterados, você não poderá copiar a LDO e LOA do ano anterior para o atual. Apenas será possibilita a cópia do PPA para a LDO e da LDO para a LOA, dentro do mesmo exercício.

Criado o exercício em todas as entidades, será efetuada a Importação de Dados Iniciais. Para isso, no respectivo exercício criado, acesse o módulo Parametrização > Processos > Importação de Dados Iniciais. Selecionadas todas as entidades, a importação será realizada dos seguintes arquivos:

Caso você não tenha criado o Exercício em todas as entidades, ao executar essa rotina para todas elas de uma só vez, como supracitado, o sistema emitirá uma mensagem que não será possível a importação dos dados pois não existe o exercício criado nas demais entidades.

Importação dos dados iniciais concluída, ainda no módulo Parametrização, acesse o menu Utilitários > Copiar Dados do Exercício Anterior. Marque todas as opções e clique em Copiar.

É muito importante selecionar as duas últimas opções, pois se a entidade efetuou desdobramento ou detalhamento de alguma rubrica ou elemento, estes serão copiados para o exercício atual.
Essa rotina deve ser realizada antes da cópia da LDO, caso contrário, não será mais permitida e o desdobramento deverá ser realizado manualmente conforme necessidade.

O próximo passo é realizar a criação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LDO. Para isso acesse o módulo LDO e após o menu Controle > Entidades > LDO > […]. Observe:

Feito isso, a LDO poderá ser realizada por três vias:

Lembrando que essa opção é somente para aqueles que não alteraram o plano de contas e configuração de organograma.

No módulo LDO, realize a cópia por meio do menu Utilitários > Copiar LDO. Após, selecione quais dados deseja copiar da LDO do ano anterior e clique em Copiar.

Para isso clique no menu Utilitários > Copiar Dados do PPA.

Para a criação da Lei Orçamentária Anual (LOA), você deverá acessar o módulo LOA menu Controle > Entidades > LOA > […]. Observe:

Feito isso, assim como a LDO, a LOA também poderá ser realizada por três vias:

No módulo LOA, realize a cópia por meio do menu Utilitários > Copiar LDO. Após, selecione quais dados deseja copiar e clique em Copiar.

Para isso clique no menu Utilitários > Copiar Dados da LDO.

Caso sua entidade possua o PPA e LOA, mas não LDO, o sistema permite que você realize a criação desta peça com os dados da LOA.

Para isso realize previamente a criação da LDO (2º passo) para o respectivo ano e todo o processo de importação dos dados iniciais. Feito isso, acesso o menu Arquivos > Leis Orçamentárias Anuais e clique na checkbox:

Mas você pode questionar se o PPA será alterado. Sim, será. Mas não os dados dos exercícios anteriores.

No momento que os dados da LOA são replicados, o sistema criará automaticamente um histórico ao serem preenchidos, por exemplo valores de Receitas em 2021 que no PPA não havia.

Tira-dúvidas online sobre a LDO e LOA! 
Feito exclusivamente para você.