Novidades e melhorias do sistema Tesouraria (Cloud)

Estamos sempre aprimorando para que a usabilidade de nosso sistema seja sempre intuitiva e ágil para as funções realizadas no dia-a-dia. Com isso, agora está sendo possibilitada a realização de Ajustes de recursos por meio da funcionalidade Transferência bancárias, bem como, a impressão de relatórios de forma instantânea ao gravá-la.

E como essas ações poderão ser realizadas?

A primeira delas, ao realizar o cadastro de uma transferência, no momento de finalizá-la, por meio do botão Salvar e ajustar recurso a tela de Ajuste de recurso será automaticamente apresentada e os seguintes campos serão apresentados e previamente preenchidos:

  • Data: mesma data da transferência que está sendo salva;

  • Categoria: do tipo Conta Bancária;

  • Valor: mesmo valor da transferência em questão;

  • Recurso de origem: mesmo Recurso da transferência em questão,

  • Conta bancária, Tipo de conta e Tipo de aplicação: corresponderão aos mesmos dados da conta da transferência em questão;

  • Finalidade: será sugerida a finalidade da transferência movimentada.

Observe as imagens a seguir, por meio delas você visualizará a adequação realizada:

Já a segunda, após realizar o cadastro de uma movimentação no sistema pelo botão + TRANSFERÊNCIA, como já demonstrado, perceba a checkbox no canto inferior esquerdo. Selecione-a e escolha um modelo para impressão da nota de transferência bancária, após aguarde para visualizá-la.

Em continuação ao item anterior, que possibilita a emissão da nota da transferência bancária realizada, esta foi criada e disponibilizada no sistema, seja pela tela de cadastro, Gerenciador de relatórios ou pela tecla F4.

Agora nos sistemas da área de Planejamento e Contabilidade, Contábil, Planejamento (Cloud) e Tesouraria (Cloud), você encontra a funcionalidade Calendário de exigências legais, possibilitando visualizar as datas das obrigatoriedades de sua entidade além de outras informações e prazos.

Com essa nova funcionalidade, você estará por dentro de todas as exigências, sejam elas federais ou estaduais, possibilitando ainda visualizá-las não só da área de contabilidade, mas de contratos e licitações, educação, ou seja, independente da área de negócio, é possível conferir datas, limites legais, abrangência e vencimento.

Que tal conhecer um pouco mais?

Primeiramente para acessá-la utilize o menu Utilitários, presente no canto superior direito. Uma dica interessante é quando o sistema apresentar um indicador em vermelho nesta funcionalidade. Por exemplo, na imagem abaixo é demonstrado que existem 17 exigências, as quais estão vinculadas ao sistema mas com prazo curtíssimo de 7 dias. Seu objetivo é alertar o usuário para o devido cumprimento legal.

Ao acessá-lo, um ambiente completo, com dados sobre as exigências legais são apresentados, estes referentes a área de negócio Contabilidade. Além disso, perceba que ao lado direto é demonstrado um calendário referente ao mês atual, onde os dias em destaque representam datas que apresentam alguma obrigatoriedade.

Para facilitar o controle e a busca pelas obrigatoriedades, estão os filtros:

Por meio deles você seleciona:

  • Período: pode ser informada um período desejado;
  • Área de negócio: ao acessar o sistema Contábil, serão apresentadas as exigências da referida área, entretanto é possibilitada a seleção outras áreas;
  • Abrangência: é possível escolher a esfera Estadual e/ou Federal;
  • Estados: como no segundo, a UF da entidade é selecionada automaticamente ao acessar a funcionalidade, mas é possível selecionar outros estados e visualizar as suas exigências.

Conhecidos os filtros correspondentes as colunas, veremos agora o VENCIMENTO. O sistema exibe um prazo para entrega ao realizar um comparativo entre a data atual e data limite do prazo, onde:

  • Anterior a data logada – Nenhuma sinalização é exibida pois está sendo visualizada uma exigência correspondente ao período anterior.
  • Até 7 dias da data logada – É exibido em vermelho um indicativo dos totais de dias até o respectivo vencimento.
  • Até 30 dias da data logada – É exibido em amarelo um indicativo dos totais de dias até o respectivo vencimento.
  • Acima de 60 dias da data logada – É exibido em azul um indicativo dos totais de dias até o respectivo vencimento.

Veja uma imagem exemplificativa:

E por último, ao lado de cada vencimento, você encontra outras informações, mas não menos importante, pelo ícone Informações. Veja pela imagem que é possível visualizar, além das informações já conhecidas, como também o Limite legal, Tipo (por exemplo, se o envio é por remessa), bem como, Dicas e Links úteis.