Publicado em: Seg, 23/03/2020

O sistema Tesouraria (Cloud) está repleto de novidades e todas já disponíveis. Confira! 😀 

As regras de obrigatoriedade da Conta bancária no Recurso da Retenção foram alteradas. Confira abaixo quando a conta bancária será obrigatória:
 
  • Pagamento do Empenho: quando o recurso da retenção do pagamento for diferente do recurso do empenho.
  • Despesa extra: quando o recurso da retenção da despesa extra for diferente do recurso da classificação da despesa extra.

Na imagem a seguir você observará um exemplo das regras citadas. A primeira demonstra que a Conta bancária não está sendo solicitada, pois o Recurso da Retenção é igual ao Recurso do Empenho. 

 
O cadastro da Receita extraorçamentária possibilita que seja informado o ou os recursos para a  respectiva entrada de recursos. Isso é um facilitador, pois agora ao efetuar uma Arrecadação extraorçamentária e informar a respectiva receita, o recurso será sugerido, bem como, seu valor.

Para tanto, se existirem dois ou mais recursos vinculados a receita extra, os mesmos não serão sugeridos, pois ao serem informados o sistema realizará o cálculo conforme inserção.
 

 

O ambiente Pagamentos está com a Pesquisa avançada aprimorada. Agora ela possibilita realizar a busca também pelo número da liquidação, estando disponível nas etapas A pagar, Pago, bem como, ao adicionar novos Documentos.



Agora o sistema Tesouraria (Cloud) permite que sejam encerrados vários movimentos diários simultaneamente. 

Para utilizar essa nova funcionalidade, utilize o menu Configurando > Parâmetros > Movimentos. Clicar nas checkboxes dos Movimentos que deseja encerrar e após em MAIS > Fechar movimentos.

 

 Logo, será possível inserir uma Observação, a qual constará em todos os movimentos fechados. 

 

 
 

A adequação no cadastro de Arrecadação orçamentária possibilita efetuar também o movimento para conta Aplicação. Para isso, a arrecadação em questão deverá possuir a conta bancária informada e o tipo igual a Corrente.

Ao preencher todos os dados relativos à arrecadação, no ícone ao lado do botão SALVAR, você terá a opção SALVAR E APLICAR. Automaticamente a tela Aplicação será apresentada com os campos  data,  valorconta bancáriafinalidade e recursos automaticamente preenchidos. Após verificar todos os dados do cadastro, basta clicar no botão SALVAR


 
Agora a tela de Pagamentos ficou ainda mais aprimorada ao facilitar sua edição. Efetuando a edição do valor de pagamentos de Empenhos e Subempenhos, o sistema realizará sugestões dos valores da baixa e do recurso em questão, dispensando a digitação de todos esses valores.
 

A partir desta versão, o Razão Analítico – Conciliação Bancária não utiliza mais a fonte de dados Movimentações do Tesouraria. Com a utilização de uma nova fonte a sua atualização é imediata, proporcionando mais agilidade para consulta dos registros inseridos no sistema e maior gestão e controle financeiro. 

Lembre-se! 

Para acessar os relatórios utilize a tecla F4 faça uso do menu Utilitários > Gerenciador Relatórios e pesquise-o pelo nome.

 

São várias as adequações realizadas no processo de conciliação bancária para facilitar a gestão financeira e a conferência dos valores da sua entidade. Uma delas é a possibilidade de navegação entre os registros inseridos em Pendências. Paginação possibilita listar e números registros em uma única tela. 

A criação do novo filtro Com inconsistências também traz mais agilidade na visualização dos registros que apresentam alguma diferença  entre os totais conciliados de lançamento e de extrato. 

Além disso também foi criado o indicador de inconsistência, que será exibido quando o total conciliado de lançamento e de extrato apresentarem diferenças.