Publicado em: Seg, 13/07/2020

– Alterado o pagamento da Devolução de receita

Atualmente no Contábil, a Devolução de receita é cadastrada e paga por ambiente próprio. Esse processo também é possibilitado pelo Tesouraria (Cloud), já que este possui o mesmo ambiente. Entretanto, agora o pagamento das devoluções, no Tesouraria, somente poderá ser realizado pelo ambiente Pagamentos e não mais pelo Devolução de receita.

E como tudo isso acontecerá?

As devoluções cadastradas e que possuem saldo a pagar, serão reconhecidas automaticamente no Tesouraria, sem a utilização do widget Pendências da contabilidade. É importante destacar que o ambiente Devolução de receita agora tem único objetivo: possibilitar a visualização das baixas já efetuadas, bem como, a inclusão de outras devoluções. Conforme imagem abaixo, agora o widget já não faz mais parte do ambiente Devolução.

  • Ambiente Devoluções de receita – Antes

  • Ambiente Devoluções de receita – Depois

Com essa alteração, as Devoluções integrarão automaticamente no ambiente Pagamentos na etapa 1 – A pagar, já que seu pagamento, no Tesouraria (Cloud), ocorrerá somente por esse ambiente, como já citado. Nessa etapa o sistema possibilita o filtro por Devolução de receita e permite melhor visualização dos registros, conforme necessidade.

Como já ocorre, as baixas das Devoluções efetuadas pelo Contábil, poderão ser apresentadas no widget Pendências da Contabilidade, na etapa 2 – Pago do ambiente Pagamentos,  ou serem reconhecidas automaticamente. É importante destacar que isso dependerá do parâmetro Reconhecer automaticamente documentos da contabilidade estar ativado ou não.

Quando baixas forem realizadas pela contabilidade, mas a entidade optar pelo não reconhecimento automático, elas ficarão agrupadas com os Pagamentos no widget.

Ressalta-se que a lógica de reconhecimento das baixas neste agrupamento, se dará da mesma forma a qual já acontece atualmente com os demais itens, como os pagamentos de empenhos e despesa extra, ou seja, cada documento reconhecido passa a compor um pacote no ambiente de Pagamentos.

Logo, as seguintes regras, já existente no ambiente Pagamentos para Empenhos e Despesas extras, também serão válidas para as Devoluções de receitas.

  • Somente podem ser pagas Devoluções de receita pertencentes ao exercício;
  • Os dados da baixa são os mesmos que anteriormente constavam no ambiente de devolução;
  • Ao ser efetuada a baixa no ambiente Pagamentos, os dados de devolução de receita serão atualizados no ambiente de origem (Devolução de receita), tanto no Contabilidade como no Tesouraria, bem como, estimular a escrituração de documentos;
  • A Conta bancária do credor é sugerida quando o tipo de Transação da baixa for Ordem Bancária;
  • Também será permitida a reabertura de pagamento por documento, bem como, por pacote;
  • Além disso, na baixa de Devolução de receita, é possibilitado também a inclusão de dados de pagamentos, como Número de documento, Conta bancária, Tipo de conta e Código de barras.

Cabe salientar que o recurso de Pesquisa avançada também foi aprimorado. Na etapa 1 – A pagar, será possibilitada a busca pelo número da devolução, bem como, na etapa 2 – Pago. Visualize as imagens respectivamente:

  • Etapa 1 – A pagar

  • Etapa 2 – Pago

E por fim, foi criada a fonte de dados documentosPagamentos para Devoluções, relacionando-as à pacotes de pagamentos e possibilitando identificar os pagamentos de devolução de receitas por meio delas e qual o pacote está vinculado.

– Possibilitada a inclusão de Anexos no cadastro de Responsáveis

Agora no cadastro de Responsável é possível inserir Anexos com todas as extensões já permitidas em outros cadastros, como de Comprovantes no sistema Contábil.

Para acessar o cadastro, utilize o menu Administrando > Pessoas > Responsáveis.