ARRECADACAO E FISCALIZACAO_SET ICONES-77

eSocial no Folha (Cloud)

VOCÊ sabe o que é eSocial? 

É um Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, instituído pelo Decreto nº 8.373/2014. 

Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

É imprescindível conferir a consistência dos dados cadastrais das entidades e também dos trabalhadores e seus serviços, antes do envio dos dados para o eSocial. Qualquer divergência existente poderá impedir o envio de algumas informações e/ou enviar informações inconsistentes ao eSocial. 

Evite multas! Confira o cronograma de envio das informações e comece hoje mesmo!

Confira abaixo quais são os Eventos enviados na primeira fase!

S-1000 – Informações do Empregador/Contribuinte/Órgão Público

S-1005 – Tabela de Estabelecimentos, Obras ou Unidades de Órgãos Públicos

S-1010 – Tabela de Rubricas

S-1020 – Tabela de Lotações Tributárias

S-1070 – Tabela de Processos Administrativos/Judiciais

Agora que você está ciente dos prazos e das informações que são enviadas na 1ª Fase, confira como realizar as configurações necessárias antes do envio no sistema Folha (Cloud).

A primeira fase do eSocial inicia no dia 08/07/2021, a qual trata do envio das informações de Eventos de tabelas. Antes de realizar o envio dos arquivos estabelecidos pela legislação, é necessário conferir as informações sensíveis ao eSocial. Leia abaixo e confira os detalhes!

Nos eventos dos arquivos S-1000, S-1005, S-1020 é necessário a configuração das funcionalidades e  informações das telas abaixo: 

Cadastro de Entidades, acessível pelo menu Configurando > Estrutura organizacional > Entidades: 

Cadastro de Manutenções de estabelecimentos, acessível pelo menu Configurando > Cálculo > Manutenções de estabelecimentos

No evento do arquivo S-1010, é necessário a configurar as funcionalidades e informações da tela abaixo:

Cadastro de Eventos acessível pelo menu Configurando > Cálculos > Eventos:

Vale ressaltar que referente a tela acima, somente o campo Contribuição sindical laboral não é mais enviado ao eSocial

No evento do arquivo S-1070, é importante informar que o sistema Folha (Cloud) não está gerando as informações para este arquivo pelas razões apresentadas abaixo:

  • Por tratar-se de um evento que abrange informações controladas pela área jurídica e entendermos que não está sob o controle da área de folha de pagamento, o acompanhamento do status da evolução do processo; 
  • Pela pesquisa que realizamos, não encontramos nenhum cliente que tenha processos/informações dessa natureza.

Mas caso você tenha, a aplicação do e-Social do ambiente de produção, permitirá que essa informação seja preenchida diretamente no sistema eSocial do governo.

Após configurar as informações que são enviadas ao eSocial, é hora de iniciar o processo de Carga inicial. Confira abaixo todos os detalhes!

O sistema Folha (Cloud) está adequado para o Envio de dados ao sistema e-Social (Cloud), conforme layout atual, referente às informações previstas na primeira fase, sendo elas: Entidades, Estabelecimentos, Lotações Tributárias e Rubricas (eventos).

Vale ressaltar que uma vez realizado o envio, o sistema eSocial (Cloud) recebe os dados enviados, aplica às validações exigidas pelo eSocial do governo e indica quais as informações faltantes e também onde devem ser preenchidas no sistema Folha (Cloud).

Para realizar o envio, é necessário que o Token do sistema e-Social (Cloud) seja informado no sistema Folha (Cloud), por meio do  menu Gerenciador de extensões > Variáveis de ambiente, conforme apresentado abaixo:

Após informar o token  da entidade, acesse a ferramenta Gerenciador de scripts por meio do Utilitários do sistema ou pelo atalho F4, pesquise pelo script nomeado Integração com o eSocial, selecione os Tipos de Registros que deseja enviar. 

No campo Atualizar dados já enviados informe com Sim ou Não se deseja atualizar as informações que foram enviadas, muito importante ressaltar que você deve selecionar a opção Sim, quando quer enviar somente os dados atualizados/corrigidos.  

Já no campo Limpar? preencha com Sim ou Não, se você deseja que as informações na base do sistema e-Social (Cloud) sejam limpas, ou ainda, se deseja Limpar inclusive do ambiente do governo, posterior ao preenchimento, clique em Executar, conforme apresentado abaixo: 

Vale ressaltar que a possibilidade de limpeza das informações tanto do e-Social (Cloud), quanto do eSocial do governo, estão disponíveis somente até o dia 07/07/2021, data limite para uso do ambiente de produção restrita.  

O sistema Folha (Cloud) conta com o script Radar eSocial, onde o mesmo quando executado, faz a consulta dos dados no eSocial Cloud, identificando e notificando o usuário no próprio sistema Folha se há alguma pendências de ajustes ou de envio ao e-Social (Cloud)

Para conferir basta acessar a ferramenta Gerenciador de scripts > Radar eSocial e clicar em Executar. Veja:

#FICAADICA: Tanto a execução do script de Integração com o eSocial Envio, quanto do Radar eSocial, ambas podem ser agendadas por meio do botão Agendar, basta clicar sobre ele e preencher as informações conforme a sua necessidade de execução, veja: 

Após realizadas as configurações das informações exigidas pela legislação, conforme passos apresentados anteriormente, agora é hora de realizar a validação das informações enviadas ao e-Social (Cloud).

Primeiramente acesse em seu navegador a url  https://esocial.betha.cloud/  e clique em Corrigindo dados > Correções de base > Domínios integrados, para visualizar as validações realizadas pelo sistema, conforme apresentado abaixo: 

Nos casos em que for apresentado Erro, é necessário corrigi-los no sistema Folha (Cloud), para isso, clique em Ações disponíveis > Detalhes ou ainda acima da Descrição, veja: 

Após correção das inconsistências acesse Comunicando > Controle de envios > Envio eSocial:

Esta funcionalidade tem por objetivo realizar e controlar o envio dos eventos ao eSocial do Governo, sendo dividida em 5 (cinco) etapas, as quais estão dispostas abaixo:

Nesta tela, é possível ainda realizar consultas e buscas por meio do campo Pesquisar ou ainda filtrar informações por Tipo e Situação.

Nesta tela você encontra os domínios que foram integrados e estão prontos para envio ao programa do governo. Você pode selecionar um domínio ou vários e realizar a assinatura e envio por meio do botão Assinar e Enviar

Nesta página você pode utilizar os filtros Todos, Iniciais/Tabelas, Não periódicos, Periódicos, Aguardando envio, Com problemas e também o filtro de intervalo de datas, disponível ao lado do botão atualizar.

Nos casos em que houverem inconsistências, é possível visualizá-las por meio do botão Ações disponíveis > Detalhes

Nesta etapa estão os passos envolvidos na assinatura do evento XML, representados pela coluna Situação do evento, quais sejam:

Disponível para assinatura: É a porta de entrada, quando um evento chega para assinatura, entra por este status. Esta situação é a etapa responsável por enviar o evento para o Betha Assinador.

Assinando: Quando o arquivo encontra-se nesta situação é porque estão sendo assinados pelo Assinador.

Assinado: Sinaliza que o evento foi devolvido pelo Assinador e está pronto para ser empacotado em um lote para envio.

Aguardando dependências: ocorre quando o evento possui eventos relacionados (pré requisitos) e estes ainda não foram enviados ao eSocial, assim, o envio do evento ocorrerá apenas após o envio dos eventos relacionados.