ARRECADACAO E FISCALIZACAO_SET ICONES-86

DIRF no Contábil



Entenda como gerar e enviar o arquivo

O início do ano demarca a retomada das obrigações fiscais e contábeis pelas empresas públicas e privadas. Para alguns a DIRF deve estar em evidência, e dúvidas vão surgindo durante a preparação do envio das informações para sua entrega.

Por isso, você que utiliza o Contábil (Cloud), este espaço foi preparado para destacarmos os procedimentos a serem executados no sistema neste ano, referente ao ano-calendário de envio.

Para realizar a geração do Arquivo DIRF ano calendário 2021 acesse o atalho da tecla F4 ou pelo menu Utilitários > Gerenciador de scripts. Conforme a demonstração abaixo:

Na tela de geração do arquivo, como já é de seu conhecimento, o Responsável deve ser informado. Entretanto, vale destacar que este, deve ter obrigatoriamente os campos Telefone e E-mail informados em seu cadastro (Administrando > Pessoas > Responsáveis).

O objetivo dessas informações é evitar a mensagem de erro Sem responsável emitida pelo sistema, quando informado um responsável que não possua o telefone e e-mail.

Para a emissão da Declaração, utilize o mesmo caminho de acesso da geração. Ela já está também disponível e nomeada como Declaração IRRF/DIRF 2021. Conforme a demonstração abaixo:

É a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte, feita pela Fonte Pagadora, com o objetivo de informar à Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil:

Para obter mais informações sobre a DIRF 2022 acesse os links abaixo:

Você também pode acompanhar pelo sistema Contábil o Calendário de Exigências Legais e prazos de entregas das prestações do contas, inclusive da DIRF. Clique no botão: Utilitários > Calendário de Exigências Legais!

Conforme a demonstração abaixo: