ARRECADACAO E FISCALIZACAO_SET ICONES-86

DIRF no Contabilidade



Entenda como gerar e enviar o arquivo

O início do ano demarca a retomada das obrigações fiscais e contábeis pelas empresas públicas e privadas. Para alguns a DIRF deve estar em evidência, e dúvidas vão surgindo durante a preparação do envio das informações para sua entrega.

 

Por isso, você que utiliza o Contabilidade (Desktop), este espaço foi preparado para destacarmos os procedimentos a serem executados no sistema neste ano, referente ao ano-calendário de envio.

Primeiramente, a funcionalidade abaixo, tem por objetivo permitir ao usuário gerar o arquivo da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte – DIRF.

No sistema, você localiza a geração por meio do Módulo Financeiro > Relatórios > Diários > Notas emitidas > Gerar arquivo DIRF.

 

Na tela de execução do arquivo demonstrada, você definirá os critérios de geração, como:

Após realizar o preenchimento das informações, basta clicar em Ok e aguardar a geração do arquivo ser iniciada. Ao final da geração, informe o local e nome onde será gravado o arquivo.

Pronto! Você já pode realizar a importação do arquivo no sistema da DIRF.

Para a emissão da Declaração de IRRF acesse: Módulo Financeiro > Relatórios > Diários > Notas emitidas > Declaração IRRF.

É a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte, feita pela Fonte Pagadora, com o objetivo de informar à Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil:

Para obter mais informações sobre a DIRF 2022 acesse os links abaixo: