ARRECADACAO E FISCALIZACAO_SET ICONES-52

 Críticas de usuários do E-Sfinge

nos sistemas Planejamento, Contábil e Tesouraria



No intuito de orientá-lo no processo da geração de dados ao e-Sfinge, os sistemas Planejamento, Contábil e Tesouraria agora contam com as mesmas validações conforme as regras já existentes do TCE-SC. Essas validações ou Críticas de usuários objetivam alertar, no momento de uma ação, a falta de alguma informação ou mesmo algum dados no formato inadequado, entre outras situações.

Então confira quais cadastrados estão impactados, regras e como acessar as críticas!

Como podemos ajudar?

No cadastro do Ato (Administrando > Atos > Atos) devem ser informados obrigatoriamente a Ementa, Data de publicação e Anexo.

No cadastro do Ato (Administrando > Atos) devem ser informados obrigatoriamente a Ementa, Data de publicação e Anexo.

No cadastro de Despesas extras (Executando > Despesas) valida o Recurso informado na Baixa da Despesa extra com aquele informado na Origem. Além disso, verifica existe Origem informada para as Contas contábeis 2.1.8.8.1.01 e seus subníveis.

No cadastro de Pagamento de Empenho (Executando > Despesas > Empenhos > Pagamento) valida se o Recurso informado na Baixa é o mesmo do cadastro do Empenho.

No cadastro de Arrecadações orçamentárias (Executando > Receitas) valida se as arrecadações contém Receitas com Naturezas de operações de crédito. Se afirmativo, é obrigatório informar o Número do Contrato por meio do botão MAIS OPÇÕES > Identificador > Contrato.

No cadastro de Proposta de alteração orçamentária (Executando > Despesas), ao ser realizada sua sanção o sistema verifica se o Ato de Abertura não é o mesmo que o Ato Autorizativo do PPA, LDO e LOA.

No cadastro de Liquidação de Empenho (Executando > Despesas > Empenhos > Liquidação) valida:

  • A obrigatoriedade do Comprovante (CON167);
  • Se a Data do Comprovante é maior que a Data da Liquidação;
  • Se existem Comprovantes iguais em mais de uma Liquidação;
  • Se o Recurso da Retenção é igual ao Recurso do Empenho.

No cadastro de Empenho (Executando > Despesas) valida:

  • As Datas e Ordem Cronológica dos Empenhos;
  • O nível do Elemento, ou seja, não é permitido um complemento da natureza da despesa com nível sintético;
  • Verifica os Identificadores conforme o Elemento da despesa:
      • Diária = X.X.XX.14.14;
      • Adiantamento = X.X.XX.39.96;
      • Dívida = X.X.XX.21, X.X.XX.22 e X.X.XX.71;
      • Convênio = X.X.XX.43.
  • Verifica se o Empenho possui Natureza iniciada diferente de 3.1.X quando o CNPJ for o mesmo da Entidade;
  • Valida e avisa quando o Empenho já possui Anulação, Liquidação ou SubEmpenho para que seja verificado se foram enviados ao TCE.

No cadastro de Despesas extras (Contábil > Executando > Despesas) valida o Recurso informado na Baixa da Despesa extra com aquele informado na Origem. Além disso, verifica existe Origem informada para as Contas contábeis 2.1.8.8.1.01 e seus subníveis.

No cadastro de Pagamento de Empenho (Processos > Pagamentos > Empenhos) valida se o Recurso informado na Baixa é o mesmo do cadastro do Empenho.

As Críticas de usuários nada mais são que critérios de julgamento de algum dado inserido, alterado ou excluído do sistema. Esses critérios verificarão, no momento de uma ação, por exemplo ao editar o cadastro de um Ato jurídico, a consistência dos dados conforme um padrão definido.

Atualmente para o envio e recebimento de dados por quaisquer sistemas, deve existir um leiaute ou um padrão entre aquele que envia e aquele que recebe. E para assegurar previamente a consistência desses dados, é se suma importância que o sistema de envio possua validações que analisem, orientem ou mesmo bloqueiem determinadas ações do usuário. Isso evita transtornos e atrasos por dados indesejados ou mau formulados sejam enviados.

Com os sistemas Planejamento, Contábil e Tesouraria não é diferente. No momento da prestação de contas ao e-Sfinge, muitas situações indesejadas ocorrem, mas podem ser evitadas previamente. As críticas de usuários criadas pela equipe de Desenvolvimento da Vertical Contábil realizam validações dos dados em diversos cadastros dos sistemas citados, como de Empenho, Liquidação, Pagamento, Proposta orçamentária entre outros. 

Para acessar as Críticas de usuários nos sistemas Planejamento, Contábil ou Tesouraria clique no menu Utilitários > Gerenciador de Scripts, automaticamente você será direcionado para um ambiente próprio. Por meio da guia CRÍTICAS, é possível visualizar as respectivas validações criadas para cada um dos sistemas, como por exemplo no Contábil:

Todas as críticas, disponibilizadas pela equipe de Desenvolvimento, possuem o prefixo [e-Sfinge] no Título, bem como, o responsável pela flexibilização, ou seja, BETHA SISTEMAS – DIRETORIA DE PRODUTOS

Lembre-se!


- As críticas demonstradas nesta página, somente estão disponibilizadas para entidades pertencentes ao estado de SC. Mas, se sua entidade é de SC e não possui as críticas aqui apresentadas ou alguma delas apresenta inconsistência ou necessita alterações, realize a abertura de um chamado para nosso Centro de Suporte Betha. Somente assim, poderemos disponibilizá-las ou ajustá-las.

- Novamente vale destacar que cada sistema possui suas próprias críticas, ou seja, as do sistema Contábil não serão demonstradas no Tesouraria ou no Planejamento.