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E-Sfinge Online 2021

Atos Jurídicos do Contábil e Convênios



No intuito de orientá-lo no processo da geração de dados ao e-Sfinge Online para 2021, este conteúdo explicativo disponibiliza informações sobre o novo modelo de envio e cancelamento de dados referentes aos Atos Jurídicos do Contábil e Convênios.

Conheça os primeiros passos que devem ser realizados para essa nova forma de cumprimento legal. 

Como podemos ajudar?

A partir de 2021 o TCE-SC instituiu por meio da instrução normativa TC-28/2021 a versão on-line do Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-SFINGE online), a qual alterou a forma de envio dos dados bimestral para diário, conforme a ocorrência do fato ou da edição do ato.

Diante desta mudança, a geração e validação de dados por meio do sistema Prestação de Contas já está adaptada para atender ao novo formato de envio estabelecido pelo Tribunal de Contas.

E no intuito de orientá-los acerca da geração diária dos dados ao e-Sfinge 2021, este conteúdo foi elaborado e apresenta informações sobre o novo modelo de envio ou cancelamento de dados à respeito dos Atos Jurídicos atribuídos ao sistemas da área de Planejamento e Contabilidade.

A execução do arquivo deve ocorrer por meio do sistema Prestação de Contas, o qual já contempla a geração do e-Sfinge atualmente.

Ao acessá-lo clique em Gerenciador de Scripts e localize o arquivo [CONTABILIDADE] e-Sfinge 2021 – Enviar dados. Ao clicar em EXECUTAR alguns parâmetros da tela de execução do scripts serão apresentados para preenchimento, os quais você acompanha no próximo item.

Para a modalidade de envio diário (online) dos Atos Jurídicos, selecione Tipo Diário.

Nos campos de data inicial e final deve ser informado o período inicial e final no que deseja executar as validações e envio. Neste momento, orienta-se o preenchimento do dia 01/01/2021 até a data atual, para que todas as informações já cadastradas até o dia de hoje sejam geradas e validadas.

Somente após o envio de dados retroativos com sucesso, recomenda-se o envio diário, ou seja, o preenchimento com a Data atual até Data atual. Como padrão, os campos já são preenchidos com esse período.

Estes campos contemplas o código de acesso (CPF) e senha do e-Sfinge respectivamente.


Conforme já comunicado pelo TCE-SC, para enviar os dados ao e-Sfinge Online 2021, há a necessidade de cadastrar um novo perfil de envio: e-Sfinge Online Atos Jurídicos.

Este campo apresenta automaticamente o preenchimento com a opção Todos, quando o objetivo é a geração e/ou validação total dos arquivos ao mesmo tempo. Mas se deseja validar apenas alguns arquivos, basta selecioná-los individualmente. A geração/validação está possibilitada ao seguintes arquivos:

  • Contrato de Dívida;
  • Convênios.


Os demais arquivos pertencentes ao módulo de Atos Jurídicos do e-Sfinge, são gerados pelo script dos arquivos de Compras, Contratos e Obras: [COMPRAS e OBRAS] e-Sfinge 2021 - Enviar dados.

As ações disponíveis para seleção são:

  • Gerar arquivos e validar: Permite a pré-validação dos dados, bem como, a geração dos arquivos de forma local e o envio os dados ao e-Sfinge;
  • Apenas gerar arquivosPermite a geração dos arquivos de forma local e o enviar os dados ao e-Sfinge, sem executar a pré-validação dos arquivos;
  • Apenas validarPermite apenas a pré-validação dos arquivos, sem a geração dos arquivos locais e o envio dos dados ao e-Sfinge.

A primeira opção citada, Gerar arquivos e validar, é considerada como o padrão de preenchimento. Já rotina de pré-validação é a ação que o script realiza para efetuar a busca e exibição das inconsistências em cadastros realizados no sistema (que farão com que algum erro ocorra ao armazenar o dado no TCE).

Este campo possibilita informar, se necessário, um ou mais e-mails para onde as inconsistências de dados serão encaminhadas.

Após preenchimento dos parâmetros e execução do script, o sistema se encarregará de verificar a existência de dados a serem gerados/corrigidos e os mostrará por meio do botão RESULTADO. Ao clicar sobre ele é possível fazer o download do arquivo compactado em formato zip. Se desejar, descompacte-o ou visualize diretamente os arquivos de geração em formatos TXT/JSON e/ou o arquivo de pré-validação e retorno do TCE em  HTML

Os arquivos em formato TXTs/JSONs somente são enviados ao e-Sfinge e adicionados ao arquivo ZIP quando existirem informações a serem enviadas e quando no campo Ação constar selecionado o parâmetro Gerar arquivos e validar ou Apenas gerar arquivos.

Ao abrir este(s) arquivo(s) é possível visualizá-los em formato JSON todos os dados que foram gerados e/ou enviados ao tribunal.

No relatório você visualizará todos os dados que precisam ser corrigidos inicialmente. Para cada erro ou aviso é possível saber como solucionar e também o link do sistema onde aquele dado deve ser adequado ou corrigido. Também é possível visualizar quais e quantos erros cada arquivo possui, bem como marcar os problemas já resolvidos.

Assim como, nos TXTs/JSONs, as pré-validações somente poderão ser visualizadas no HTML quando selecionada, no campo (parâmetro) Ação, a opção Gerar arquivos e validar ou Apenas validar.  


Fique atento!
- A correção das validações não exime a possibilidade de que novos problemas sejam exibidos em novas validações durante o envio de dados posteriormente.
- Para que algumas correções possam ser efetuadas e avisos e erros não sejam mais apresentados, é possível que Campos adicionais necessitam ser criados.

No mesmo arquivo HTML também é possível verificar o Retorno do e-Sfinge, seja referente a indisponibilidade dos próprios serviços do e-Sfinge, falta de informação em algum campo obrigatório não informado, ou até mesmo CONs (consistências) impeditivas ou de aviso.

Vale ressaltar ainda que esses retornos podem ser visualizados apenas quando algum dado é enviado ao e-Sfinge, ou seja, quando no parâmetro Ação estiver selecionada a opção Gerar arquivos e validar ou Apenas gerar arquivos.

Quando o dado for recebido pelo TCE com sucesso, o HTML apresenta o código do Registro do TCE, bem como o status de Sucesso.


Se ao gerar e/ou enviar os dados ao e-Sfinge e nenhum arquivo em HTML for exibido no resultado, significa que todos os dados enviados foram armazenados com sucesso. Lembre-se que, quando o HTML for exibido, significa que o TCE retornou algum aviso/erro que precisa ser observado e corrigido se necessário.

Com o envio Diário, o TCE definiu algumas alterações na questão de reenvio e descarte de dados. Atualmente, para o envio Diário, não existe o descarte nos moldes até então presentes no envio Bimestral. Para o reenvio de dados é necessário o cancelamento, o qual este será registrado no TCE, e após o reenvio é possibilitado.

Como já demonstrado, ocorrido o envio de dados com sucesso, o Tribunal demonstrará os registros no extratos da Remessa Online

Quando existir alguma alteração relevante nos arquivos de Atos Jurídicos (Ato, Responsável, Objeto, etc), mesmo que em dia posterior, é possível seu reenvio. O  script já está apto para realizar a atualização dessa informação sem qualquer interferência do usuário, desde que configurado o Agendamento Automático. Caso contrário deve ser executado manualmente.

Durante o reenvio algumas validações de dados podem surgir e solicitar correção, enquanto outros são inseridos no TCE com sucesso. Assim, após a correção dos dados, basta reenviá-los novamente. Vale ressaltar que aqueles já recepcionados pelo TCE, não serão impactados com essa nova carga.

Já o cancelamento só deverá ser efetuado em raras exceções ou, quando, por algum motivo, foi gerada a carga no Tribunal, porém esse dado foi excluído do sistema. O produto do cancelamento é a exclusão do dado no TCE. 

Para efetuar o cancelamento manual, utilize o script [CONTABILIDADE] e-Sfinge 2021 – Cancelar dados, informando o código de registro do Tribunal.

Como o envio é Diário, recomenda-se a criação de um Agendamento do Script [CONTABILIDADE] e-Sfinge 2021 – Enviar dados, para que diariamente seja executado automaticamente. Para isso , ao lado do botão EXECUTAR da tela de execução, clique na opção Agendar.

Após informar a configuração da periodicidade da execução, nas guias 3 – Gerenciar notificações e 4 – Resumo, é possível informar um usuário para receber a notificação da geração e envio, bem como, inserir um título ao agendamento para melhor identificação do processo, respectivamente.


O agendamento executará o script automaticamente todos os dias conforme configuração, dispensando assim, a execução manual.

Mas lembre-se!
Realize a execução das validações e os ajustes necessários durante o dia. Para que o envio ocorra sem qualquer consistência.