E-Sfinge Online - Contablidade (Desktop)



Processo de geração e envio de dados ao e-Sfinge

A partir de 2021 o TCE-SC instituiu por meio da instrução normativa TC-28/2021 a versão on-line do Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-SFINGE online), a qual alterou a forma de envio dos dados bimestral para diário, conforme a ocorrência do fato ou da edição do ato. Em julho de 2021, o Tribunal estabeleceu o cronograma de envio dos Módulos por meio da Portaria N.TC-0171/2021.
Diante desta mudança, a geração e validação de dados por meio do sistema Contabilidade/SAPO já está adaptada para atender ao novo formato de envio estabelecido pelo Tribunal de Contas.
E no intuito de orientá-los acerca da geração diária dos dados ao e-Sfinge Online, uma central com todas as informações necessárias foi elaborada e contextualizada sobre esse novo modelo de envio dos dados.
Nesta página você acompanhará sobre a geração do Módulo Execução Orçamentária. As informações para este módulo são provenientes do sistema Betha Contabilidade/SAPO.

Principais mudanças no Módulo Execução Orçamentária

  • Como importar os artefatos
  • Vídeos
  • Central de novidades dos sistemas Desktop

Atenção! Antes de inicar os cadastros a seguir, será necessário "Atualizar o artefato" do sistema para que o arqjob de envio de dados ao TCE seja apresentado.

Confira a seguir em como realizar a importação dos artefatos

Clique aqui e confira! 

Encontro sobre o e-Sfinge Online - Sistemas Desktop - 09/03/2022

Encontro Técnico sobre o o e-Sfinge Online - Sistemas Desktop - 09/03/2022

Evento e-Sfinge Online realizado pelo TCE

Os vídeos desenvolvidos pela Betha Sistemas também podem ser acessados por meio da Central de Ajuda > Vídeos > Planejamento e Contabilidade.

Confira as novidades e adequações para o e-Sfinge dos sistemas da área de Planejamento e Contabilidade.

Clique e conheça!

2021 2022
Comunicação via WebService (XML)
Comunicação via REST (JSON)
Remessas bimestrais
Remessas diárias - a partir da data de cadastro
Descartes manuais
Descartes/Cancelamentos via serviço por registro com justificativa
Arquivos isolados
Envio/processamento por Cadastro
Arquivo com todos os registros
Registro do processamento por cadastro
Controle dos cadastro por data de envio
Controle dos registros através de código de controle (por cadastro)
2021 2022
Texto Jurídico
Empenho
Publicidade
Estorno Empenho
Conta bancária
Estorno Liquidação
Aplicação Financeira Plano Único
Estorno Pagamento
Dívida
Estorno Subempenho
Saldos Bancários
Liquidação
Conciliação Bancária
Pagamento Empenho
Estorno Empenho
Subempenho
Estorno Subempenho
Liquidação
Estorno Liquidação
Pagamento
Estorno Pagamento
Desembolso Plano Único
Precatório
Tomada Contas Especial
Dados complementares Prestação de Contas
Dados Prestação de Contas
Arquivo Texto Prestação de Contas TCE
Documento Comprobatório Liquidação
Prestação de Contas Recurso Antecipado
Documento Comprobatório
Arquivo Físico
Arquivo Texto

Preparações de configurações e cadastros

Antes de realizar o envio dos dados ao TCE, é necessário realizar a rotina de encerramento de período, através do menu Processos >> Encerramento de Período.

Essa rotina, irá garantir que os cadastros que enviam dados ao TCE, não terão nenhum tipo de alteração dentro do período encerrado.

Após o encerramento do período, pode – se enviar os registros de execução orçamentária através do menu Utilitários >> Gerenciador de Arqjoblets >> Arqjob >> e-SFINGE – 2022 – Execução Orçamentária.

O arqjoblet 0. Parâmetros de envio será responsável pelo envio das informações ao TCE.

Todos os campos solicitados, deverão ser preenchidos para o correto envio das informações ao TCE.

O resultado do envio, será exibido na própria tela de execução do arqjoblet.

Com o envio Diário, o TCE definiu algumas alterações na questão de reenvio e descarte de dados. Atualmente, para o envio Diário, não existe o descarte como nos moldes do envio Bimestral. Para o reenvio de dados é necessário primeiramente o cancelamento com um motivo definido, e somente após o reenvio é possibilitado.

Como já demonstrado, ocorrido o envio de dados com sucesso, o Tribunal demonstrará os registros no extratos da Remessa Online

Embora o TCE permita o cancelamento e reenvio de dados, eles só devem ocorrer em raras exceções por erro causado pelo sistema de gestão utilizado ou quando, por algum motivo, foi gerada a carga no Tribunal, porém esse dado foi excluído do sistema posteriormente. 

A prática que deve ser adotada primordialmente pelos Entes é efetuar as correções dos dados no mesmo dia, ou seja, um empenho cadastrado com valor, despesa ou recurso errado em 07/03 devem ser conferidos e corrigidos no mesmo dia, antes do envio ao e-Sfinge. Caso a correção não ocorra no mesmo dia, o procedimento que deve ser adotado conforme regra de negócio, é a anulação do empenho e o cadastro de outro no dia em que o erro tornou-se conhecido.

Supondo que o usuário realizou um cadastro de empenho no dia 07/03, o qual já consta homologado pelo TCE, mas notou que a informação gerada pelo sistema está errada somente dia 08/03. Primeiramente deve ser efetuado seu cancelamento manual antes da alteração, caso contrário, o sistema não permitirá a edição. Por meio de validações cadastrais, esse bloqueio ocorrerá e não permitirá salvar a alteração.

Outra regra a ser considerada diante do cancelamento é se os registros contábeis, os quais devem ser enviados até o dia 20 do mês subsequente, já constam também no TCE. Se afirmativo, o fluxo de cancelamento deve ser iniciado pelo registro contábil, depois o cadastro de fato e somente após, a alteração e reenvio poderão ser efetuados.

No sistema, acessar o arqjoblet Utilitários >> Gerenciador de Arqjoblets >> Arqjob >> e-SFINGE – 2022 – Execução Orçamentária >> Cancelamento por Código de Registro.

O cancelamento de registros homologados não devem ocorrer pelo site do TCE, mas sim, por meio do sistema conforme apresentado acima.