E-Sfinge Online - Regras de consistências

Planejamento e Contabilidade



  • O que são as regras de consistências?
  • CONs do Módulo Atos Jurídicos
  • CONs do Módulo Planejamento
  • CONs do Módulo Execução Orçamentária
  • CONs do Módulo Registros Contábeis
  • Introdução sobre e-Sfinge Online
  • Validações cadastrais (críticas)
  • Vídeos
  • Central de novidades dos sistemas Cloud

As regras de consistências de retorno do TCE, bem como da própria Betha ainda estão em elaboração. Elas auxiliarão na compreensão das mensagens de erros e avisos durante o envio de dados e como corrigi-los.

A partir de 2021 o TCE-SC instituiu por meio da instrução normativa TC-28/2021 a versão on-line do Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-SFINGE online), a qual alterou a forma de envio dos dados bimestral para diário, conforme a ocorrência do fato ou da edição do ato. Em julho de 2021, o Tribunal estabeleceu o cronograma de envio dos Módulos por meio da Portaria N.TC-0171/2021.

Diante desta mudança, a geração e validação de dados por meio do sistema Prestação de Contas já está adaptada para atender ao novo formato de envio estabelecido pelo Tribunal de Contas.

E no intuito de orientá-los acerca da geração diária dos dados ao e-Sfinge Online, uma central com todas as informações necessárias foi elabora e contextualiza sobre esse novo modelo de envio dos dados, atribuídos aos sistemas da área de Planejamento e Contabilidade.

Nesta página você acompanhará sobre as mensagens de consistências que surgem e e como saná-la durante o envio dos arquivos relacionados ao Planejamento, Execução orçamentário e Registros Contábeis.

Para conhecer detalhes dos demais Módulos de envio, acesse:

No intuito de orientá-lo no processo da geração de dados ao e-Sfinge, os sistemas PlanejamentoContábil e Tesouraria agora contam com as mesmas validações conforme as regras já existentes do TCE-SC. Essas validações ou Críticas de usuários objetivam alertar, no momento de uma ação, a falta de alguma informação ou mesmo algum dados no formato inadequado, entre outras situações.

Então confira quais cadastrados estão impactados, regras e como acessar as críticas!

Encontro sobre o e-Sfinge Online - Sistemas Cloud - 04/03/2022

Encontro Técnico sobre o o e-Sfinge Online - Sistemas Cloud - 23/02/2022

Evento e-Sfinge Online realizado pelo TCE

Os vídeos desenvolvidos pela Betha Sistemas também podem ser acessados por meio da Central de Ajuda > Vídeos > Planejamento e Contabilidade.

Confira as novidades e adequações para o e-Sfinge dos sistemas da área de Planejamento e Contabilidade.

Clique e conheça!

Deve ser verificado se o processo licitatório foi enviado ao TCE. Se o processo é referente ao bimestre de envio, verifique no sistema Compras porque os dados não estão sendo enviados. E se o processo é do bimestre anterior, verifique no e-Sfinge se esse foi enviado. As informações constantes nos empenhos devem ser as mesmas que estão no TCE.

Essa CON também é proveniente do cadastro manual por parte do usuário de empenhos com Identificador igual ao Processo Administrativo ou Contrato, o quais deveriam ter sido gerados inicialmente pelos sistemas de Compras ou Contratos. Como tais empenhos não foram provenientes dos sistemas citados, informações importantes das fontes dados não são alimentadas e o vínculo é perdido.

Para que a fonte de dados contabilidade.v1.empenhos seja devidamente alimentada com a Entidade de origem e CNPJ desta entidade, criando o vínculo correto com o processo administrativo ou contrato é necessário realizar as seguintes etapas abaixo:

Acessar a Central de Ajuda e utilizar o PUT da API /v2/api/empenhos/contratos. Observar que no campo Contrato desta documentação, existe as informações entidadeOrigem: cnpj e nome.

Ao localizar a API demonstrada acima, é necessário realizar um PUT no empenho desejado alterando o cnpj e nome do campo entidadeOrigem. Acompanhe o exemplo abaixo.

{
“idIntegracao”: “12312320”,
“idGerado”: {
“id”: 3488796
},
“content”: {
“validaSaldo”: true,
“recurso”: {
“id”: 144453
},
“contratoRateio”: {
“id”: 471
},
“tipo”: “ORDINARIO”,
“data”: “2022-12-21”,
“despesa”: {
“id”: 428876
},
“marcadores”: [],
“especificacao”: “dascxsdc”,
“entesConsorciados”: [
{
“credor”: {
“id”: 380112
},
“percentual”: 2.08,
“valor”: 0.02
}
],
“despesaLancada”: false,
“exercicio”: 2022,
“credor”: {
“id”: 1464855
},
“natureza”: {
“id”: 3451471
},
“valor”: 1.0,
“contrato”: {
“idTipoObjeto”: 1,
“numeroContratacao”: 1,
“tipoObjeto”: “COMPRAS_SERVICOS”,
“contratacaoId”: 245090,
“anoContratacao”: 2019,
“entidadeOrigem”:{
“cnpj”: “12345678000195”,
“nome”: “Prefeitura Municipal de TESTE”
}
},
“contaBancariaCredor”: {
“id”: 299044
},
“numeroCadastro”: 8764
}
}