e-Sfinge: Como realizar sua geração e envio pelo Compras (Desktop)?
Antes de realizar a configuração do sistema Validador (próximo item), primeiramente, é necessário efetuar seu download por meio do site http://download.betha.com.br/, bem como, criar uma Configuração ODBC.
Ao clicar, informe seu usuário e senha . Lembre-se sempre de fazer o download da instalação e da atualização do sistema com data mais atual.
Instalada a versão e atualização, é hora de configurar as conexões ODBC. Efetue a abertura do sistema Validador, por meio do atalho criado na sua área de trabalho, e clique sobre o seguinte ícone na tela que será apresentada:
Após, na aba Fonte de dados de usuário, clique no botão Adicionar…:
Ao clicar em Concluir, conforme a imagem anterior, a tela para Configuração ODBC será apresentada e seguintes informações deverão ser preenchidas.
Data source name: Informe Validador como nome da conexão.
Server name: informe Validador como nome do serviço configurado no SYBASE.
Data base name: informe Validador como nome do banco de dados. Em geral utiliza-se esse.
Insira as informações de IP e porta as quais foram configuradas no SYBASE. Como sugestão a porta do validador deve ser igual ou superior o código 9015.
Após o preenchimento dessas informações, clique em OK. Pronto! Sua conexão ODBC está criada, veja:
Clique novamente em OK para confirmação da Configuração ODBC e no próximo passo, será apresentado como configurar o Validador.
Na sua área de trabalho, clique no ícone do sistema Validador. A tela de acesso será apresentada, devendo ser informado o Usuário: admin e Senha: admin, ambos padrão para possibilitar o acesso:
A configuração do sistema inicia ao acessar o menu Controle > Entidade. Clique em Editar, para poder inserir dados importantes como Nome, CNPJ, endereço entre outros.
É muito importante para a geração do e-Sfinge, referente ao CI (Controle Interno), que o campo Entidade para TCE seja preenchido com o código disponível no site do TCE-SC. E para saber como encontrá-lo, observe as orientações a seguir.
Acesse o site do TCE em http://www.tce.sc.gov.br/esfinge e por meio do botão ACESSO AOS SISTEMAS, informe seu Usuário e Senha.
Após, por meio do menu TCE Virtual > e-Sfinge Web, clique em Análise e Confirmação > Remessa.
Continuando, após os dados da entidade estarem devidamente preenchidos, clique no botão Parâmetros.
Na tela acima é configurado o exercício no qual o envio do e-Sfinge será efetuado. Assim, basta informar e a gravar.
Pronto! O validador já está pronto para efetuar o envio ao e-Sfinge.
Para o envio ao e-Sfinge dos arquivos do Compras (Desktop), Contabilidade e Planejamento (Desktop), já estão disponíveis os arqjoblets para geração. Para importá-los na base, realize o procedimento abaixo.
Acesse menu iniciar do Windows e pesquise por Administração, ou acesse a pasta de instalação do sistema Ferramentas, geralmente em: C:\BthTools, e escolha o sistema admin.exe.
Igual ao Validador, acesse o sistema Administração informando admin nos campos Usuário e Senha e escolha a Conexão que deseja atualizar.
Ao logar no sistema, a tela Administração das Ferramentas será apresentada. Assim, na aba Atualização de Banco, no quadro Artefatos, selecione o Sistema que deseja atualizar e clique em Atualizar Artefatos. Aguarde o processo ser concluído.
CON 163 – Processo Licitatório número PR28/2018 informado no empenho número 2181 não cadastrado
Deve ser verificado se o processo licitatório foi enviado ao TCE.
Se o processo é referente ao bimestre de envio, verifique a data de homologação, a data de publicação e arquivos textos.
Para verificar acesse o sistema Compras (Desktop), Processos > Processos de Compra.
Se o processo é do bimestre anterior, verifique no e-Sfinge se o processo foi enviado. As informações constantes nos empenhos devem ser as mesmas que estão no TCE.
Nestes CONs, deve ser verificado se o contrato foi enviado ao TCE. Vale ressaltar que esse é enviado pelo sistema Compras (Desktop), onde as informações do Cadastro do Contrato devem ser iguais as que constam no Contabilidade.
Se o contrato refere-se ao bimestre de envio, verifique a data de assinatura, responsável pela administração, bem como, a publicação no sistema Compras (Desktop).
Para conferir as informações acesse, Contratos > Contratos e Aditivo.
Se o contrato é do bimestre anterior, verifique no e-Sfinge se o contrato foi enviado.
Neste CON deve ser verificado se o contrato foi enviado para o e-Sfinge no bimestre, assim como se as informações de Número do CONTRATO e CNPJ, estão de acordo, pois em muitos casos os contratos enviados, possuem CNPJ diferente do Credor vinculado ao empenho.
Para verificar abra o Contrato no sistema Compras (Desktop), verifique o credor cadastrado, e após isso verifique no Sapo, se o credor possui o mesmo CNPJ do cadastro no Compras (Desktop).
Para verificar acesse, Contratos > Contratos e Aditivo.
Após identificar o Credor acesse o sistema Sapo e confira se o CNPJ de ambos os cadastros estão iguais.
Para o CON 252, deve ser verificado se o Registro de Preço foi gerado, ou se a data de Criação do Registro encontra-se no mesmo bimestre do Processo de Compra.
Para isso Acesse Registro de Preço > Registro de Preços > Selecione o Registro de Preço e verifique o campo Data inicial, esta deve ser igual a data de homologação ou estar no mesmo bimestre do Processo de Compra.
Quando ocorrer essa situação, deve ser verificado se o arquivo texto está na mesma pasta que foi informado no validador, bem como, verificar a sua extensão que deve ser txt.
Para gerar os Arquivos, vá em Utilitários > Integração entre Sistemas > Gerar Arquivos para o sistema e-Sfinge do TCE/SC, informe o caminho e o bimestre para gerar os Arquivos textos.