e-Sfinge: Como realizar sua geração e envio pelo Folha (Desktop)?

Antes de realizar a configuração do sistema Validador (próximo item), primeiramente, é necessário efetuar seu download por meio do site  http://download.betha.com.br/, bem como, criar uma Configuração ODBC.

Ao clicar, informe seu usuário e senha. Lembre-se sempre de fazer o download da instalação e da atualização do sistema com data mais atual.

Instalada a versão e atualização, é hora de configurar as conexões ODBC. Efetue a abertura do sistema Validador, por meio do atalho criado na sua área de trabalho, e clique sobre o seguinte ícone na tela que será apresentada:

Após, na aba Fonte de dados de usuário, clique no botão Adicionar…:

Ao clicar em Concluir, conforme a imagem anterior, a tela para Configuração ODBC será apresentada e as seguintes informações deverão ser preenchidas:

Data source name: Informe Validador como nome da conexão.

Server name: informe Validador como nome do serviço configurado no SYBASE.

Data base name: informe Validador como nome do banco de dados. Em geral utiliza-se esse.

Insira as informações de IP e porta as quais foram configuradas no SYBASE. Como sugestão a porta do validador deve ser igual ou superior o código 9015. Para isso siga os seguintes passos:

Selecione o checkbox TCP/IP e insira o IP, após clique em OK.

Pronto!
Sua conexão ODBC está criada, veja:

Clique novamente em OK para confirmação da Configuração ODBC e no próximo passo, será apresentado como configurar o Validador.

Na sua área de trabalho, clique no ícone do sistema Validador. A tela de acesso será apresentada, devendo ser informado o Usuário: admin e Senha: admin, ambos padrão para possibilitar o acesso:

A configuração do sistema inicia ao acessar o menu Controle > Entidade. Clique em Editar, para poder inserir dados importantes como Nome, CNPJ, endereço entre outros.

Acesse o site do TCE em http://www.tce.sc.gov.br/esfinge e por meio do botão ACESSO AOS SISTEMAS, informe seu Usuário e Senha.

Após, por meio do menu TCE Virtual > e-Sfinge Web, clique em Análise e Confirmação > Remessa.

Continuando, após os dados da entidade estarem devidamente preenchidos, clique no botão Parâmetros.

Na tela acima é configurado o exercício no qual o envio do e-Sfinge será efetuado. Assim, basta informar e gravar.

Pronto! O validador já está pronto para efetuar o envio ao e-Sfinge.

Para o envio ao e-Sfinge dos arquivos do Compras (Desktop), Contabilidade e Planejamento (Desktop), já estão disponíveis os arqjoblets para geração. Para importá-los na base, realize o procedimento abaixo.

Acesse menu iniciar do Windows e pesquise por Administração, ou acesse a pasta de instalação do sistema Ferramentas, geralmente em: C:\BthTools, e escolha o sistema admin.exe.

Igual ao Validador, acesse o sistema Administração informando admin nos campos Usuário e Senha e escolha a Conexão que deseja atualizar.

Ao logar no sistema, a tela Administração das Ferramentas será apresentada. Assim, na aba Atualização de Banco, no quadro Artefatos, selecione o Sistema que deseja atualizar e clique em Atualizar Artefatos. Aguarde o processo ser concluído.

Mas lembre-se! Deve ser feito o acesso pelo sistema que deseja atualizar, nesse caso deve ser escolhido o sistema Folha.

play-button (1)

Conforme o Leiaute eSfinge Web Service 2020 versão 16.01, as entidades estão obrigadas a preencher e consultar informação ao TCE sendo elas:

Importação de dado adicional (Já flexibilizado) vinculado aos dados adicionais dos cadastros de Organogramas. 

O campo (Cód. Un Orç. Pag. Proventos) deve ser preenchido com o número da unidade orçamentária, (CI deve enviar os dados de Alteração Orçamentária para que o campo seja validado junto ao tribunal). 

Verificar os ajustes no dado adicional Natureza do componente, junto ao cadastro de eventos.  

Ao gerar as informações, será exibido um novo argumento solicitando o código da característica que contém a informação do novo dado adicional criado (Cód. Un Orç. Pag. Proventos): 25002.

Abaixo veja como atender às novas exigências.

No sistema Folha acesse o menu Controle > Parâmetros > Guia Cadastros e na opção Importar dados adicionais informe a opção Online.
Caso esteja informado Offline ao realizar a alteração para Online deverá ser reiniciado o sistema.

Com a opção definida como Online ao acessar o sistema será apresentada a mensagem de Importação de dados adicionais, conforme imagem abaixo, onde deverá ser informada uma pasta temporária de sua máquina.

Caso esta mensagem não seja demonstrada ao acessar o sistema, então acesse o menu Utilitários > Dados Adicionais > Importar para que seja exibida a mensagem abaixo. Nesta tela clique no botão Executar que irá aparecer a tela Importação de dados adicionais.

Feito isso, acesse o menu Arquivos > Características > Propriedades Adicionais dos Organogramas e confira se a característica código: 25002 – Cód. Un Orç. Pag. Proventos está informada na tela.

É necessário informar o Código da Unidade Orçamentária para que seja validado pelo TCE, para isso acesse o menu Arquivos > Estrutura Organizacional > Organogramas, selecione o Organograma e na aba Dados Adicionais informe o Código da Unidade Orçamentária.

Sendo assim, solicite ao Controle Interno do seu Município, o código da Unidade Orçamentária, conforme relatório emitido diretamente no eSfinge Web.

Os códigos de Unidade Orçamentária são obtidos após o envio de dados ao TCE, pelo Controle Interno, acessando a LOA no campo UNIDADE ORÇAMENTÁRIA.