e-Sfinge: Como realizar sua geração e envio pelo Tributos (Desktop)?
- Erros no envio do E-Sfinge
- Configurações iniciais
- (1º Passo) Insira o código da entidade no TCE
Primeiramente, no sistema Tributos (Desktop), você deve acessar o menu Módulo Administrador > Configurações > Entidade e informar o código para o TCE.
O código pode ser consultado no site do TCE: http://virtual.tce.sc.gov.br/web/#/home
- (2º Passo) Realize a configuração do BCI
Acesse o cadastro de qualquer imóvel e na aba Características identifique o BCI que corresponda às seguintes informações:
- Tipo de utilização do imóvel (Residencial, Comercial, Industrial, etc);
- Área territorial do imóvel;
- Fração ideal do imóvel;
- Área edificada do imóvel;
- Tipo do imóvel (Casa, Apartamento, Sala, etc);
- Valor venal territorial;
- Valor venal predial;
- Condição do contribuinte/imóvel (Tributado, Isento, Imune).
Em seguida, acesse o menu Módulo Cadastral >> Arquivos >> Boletins >> BCI. Para cada item que você identificou anteriormente, preencha o código do TCE no campo exibido na Figura. Informe o código conforme a Tabela 1.
Tabela 1 – Código do TCE para o BCI
BCI | Código do TCE |
Tipo de Utilização | 1 |
Área territorial do imóvel | 2 |
Fração ideal do imóvel | 3 |
Área edificada do imóvel | 4 |
Tipo de imóvel | 5 |
Valor Venal territorial | 6 |
Valor venal predial | 7 |
Condição de contribuinte/imóvel | 8 |
Para o item referente a utilização do imóvel precisam ser criadas as seguintes opções:
- Extinção da Inscrição Imobiliária por mudança de número de Inscrição Imobiliária.
- Extinção da Inscrição Imobiliária por fusão/desmembramento.
- Extinção da Inscrição Imobiliária outros motivos
- (3º Passo) Preencha o código das receitas
Acesse o menu Módulo Cadastral >> Arquivos >> Financeiros >> Receitas e insira para cada sub-receita o Código do TCE, conforme Tabela 87 repassadas pelo TCE.
Em caso de dúvidas sobre qual código TCE deve ser informado para cada sub-receita, verificar junto ao setor contábil qual código deve ser utilizado.
Para usuários fatura deve ser informado através do cadastro de eventos por meio do menu Módulo Fatura >> Arquivos >> Eventos.
- (4º Passo) Informe o código das opções do BCI
Acesse o menu Utilitários >> Gerenciador de Arqjoblets >> Envio_Esfinge 2020 e execute o arqjob Configuração Inicial.
Informe os parâmetros:
PPX_Tipo de Envio | Unidade Gestora |
Conexao com Betha Validador | Conexao com Betha Validador |
POX040_EXERCICIO | Informar o ano |
POX999_Destino | Informar a localização da pasta em que os arquivos serão salvos |
POX001_Entidade | Informe o código (ver Figura 2) |
POX010_Bimestre | Bimestre de envio |
POX030_Carga Inicial | Sim, caso esteja mandando primeira carga. Não, caso contrário |
POX070_Usuário WebService | Usuário do TCE |
POX080_Senha WebService | Senha do usuário no TCE |
Figura 2 – Código da entidade no Tributos (Módulo Administrador >> Configurações >> Entidade).
Após realizar a execução, acesse o menu Módulo Cadastral >> Arquivos >> Boletins >> Faixas e preencha o valor retorno conforme a sua tabela.
Faixa | Tabela de Referência |
[TCE90] – Tipo de Utilização do Imóvel | 90 |
[TCE91] – Tipo de Imóvel | 91 |
[TCE92] – Tipo de Condição do Contribuinte | 92 |
Por exemplo, nesta entidade, o BCI Tipo de Utilização é o 29/00 (Figura 3). Para cada uma de suas opções, foram informados os códigos conforme a tabela 90 na Faixa [TCE90] – Tipo de Utilização do Imóvel (Figura 4).
Figura 3 – Opções do BCI Tipo de Utilização.
Figura 4 – Cadastro de faixa [TCE90] preenchido.
Depois de preencher os cadastros de faixas das três tabelas, execute a validação.
- (5º Passo) Realize a validação
Acesse o menu Utilitários > Gerenciador de Arqjoblets > selecione a pasta Envio_Esfinge 2020. Para a validação de cada item, será necessário executar os arqjoblets de numeração 9 a 15.
Os usuários são utilizados para acesso do e-Sfinge via serviço do TCE, sendo disponibilizados mediante solicitação da entidade.
Preencha os parâmetros conforme orientado na tabela do 4º Passo e clique em executar, observe como é realizado o preenchimento de acordo com o exemplo a seguir:
- (6º Passo) Ajuste de cadastros
Após executar as validações, verifique se na pasta selecionada há arquivos gerados com o nome “erros”. Se houver, faça os ajustes necessários conforme as mensagens.
- (7º Passo) Envio dos dados
É necessário que seja realizada a validação antes de realizar o envio para garantir que não existam erros nos cadastros, após isso, execute os arqjoblets do 1 ao 8 para o envio de acordo com os parâmetros orientados no 4° passo.
Observe que essa ordem deve ser seguida. O item 2 não deve ser enviado caso o envio do 1 não tenha concluído, por exemplo.
- Erros no Envio do E-Sfinge
- Erro: XML não é válido para envio contribuintes
1° passo: Verifique o arquivo XML gerado e se o mesmo possui dados ou se possui somente o Header (cabeçalho).
2° passo: Caso a conexão da entidade esteja lenta, reduza o número de arquivos enviados no Arqjob da Configuração Inicial por meio do campo Editar.
3° passo: Caso a situação persista, você deve verificar se existem contribuintes com caracteres especiais.
OBS: Esses caracteres são de uso normal (!@#$%¨&*^~), os que podem gerar problemas são os caracteres que geralmente vieram de conversões antigas, tais como: , ▢,◆.
Eles podem ser identificados abrindo o arquivo XML e apresentam a seguinte situação:
- Erro: Programa falhou devido a instrução inválida na função 'lerTagXml'
Esse erro é apresentado quando o bimestre não se encontra iniciado ou não está na situação aguardando envio ou enviando WS, você deve verificar através do site do TCE, conforme o exemplo abaixo:
- Erro no CEP
O sistema não permite mais o uso de caracteres no campo CEP, entretanto, muitas entidades ainda possuem esses caracteres.
Quando houver esse tipo de erro, você deve buscar o CEP cadastrado erroneamente e remover os caracteres.
- Erro na inscrição imobiliária
Esse erro é apresentado quando o imóvel não possui inscrição imobiliária ou incra informado.
- Erro “Não foi possível conectar ao servidor do TCE-SC”
Essa situação ocorre quando existe uma falha da comunicação com o TCE ou devido a falha de conexão ou indisponibilidade do serviço do TCE.
- Erro: Não é um valor válido para “integer”
Esse erro é apresentado quando existem pagamentos de receitas que não possuem a rubrica vinculada.
- Erro: Conexão Usuário
Quando apresentar erro de conexão, você deve verificar qual foi o retorno apresentado:
Retorno 0: A conexão não foi possível, verifique possíveis bloqueios do computador ou rede, a execução como administrador pode solucionar.
Retorno 1: A conexão com o TCE foi realizada, porém, o usuário não tem as permissões para envio.
Deve ser verificado no site do TCE as seguintes permissões:
- Erro: “Não tem informação do Tipo Utilização”
Quando no arquivo de log de erros apresentar a mensagem, exemplo: “O imóvel X não tem informação do Tipo Utilização na opção XXXX”, você deverá acessar no sistema Tributos (Desktop) o menu Arquivos > Imóveis, inserir o código do imóvel apresentado no arquivo de log (no exemplo será o 3), ir na aba Informações complementares, realizar a busca pela opção apresentada no arquivo de log (no exemplo será o 5500), preencher o campo Tipo de Utilização e gravar.
OBS 1: Abrir o arquivo de erros no bloco de notas irá facilitar a visualização do erro.
- Erro: Campo vazio no cadastro de imóveis