ARRECADACAO E FISCALIZACAO_SET ICONES-77

eSocial no Folha (Cloud)

Você sabe o que é eSocial? 

 

É um Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, instituído pelo Decreto nº 8.373/2014. 

Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

É imprescindível conferir a consistência dos dados cadastrais das entidades e também dos trabalhadores e seus serviços, antes do envio dos dados para o eSocial. Qualquer divergência existente poderá impedir o envio de algumas informações e/ou enviar informações inconsistentes ao eSocial. 

Evite multas! Confira o cronograma de envio das informações e comece hoje mesmo!

Primeira fase

Confira abaixo quais são os Eventos enviados na primeira fase!

S-1000 – Informações do Empregador/Contribuinte/Órgão Público

S-1005 – Tabela de Estabelecimentos, Obras ou Unidades de Órgãos Públicos

S-1010 – Tabela de Rubricas

S-1020 – Tabela de Lotações Tributárias

S-1070 – Tabela de Processos Administrativos/Judiciais

Agora que você está ciente dos prazos e das informações que são enviadas na 1ª Fase, confira como realizar as configurações necessárias antes do envio no sistema Folha (Cloud).

A primeira fase do eSocial inicia no dia 08/07/2021, a qual trata do envio das informações de Eventos de tabelas. Antes de realizar o envio dos arquivos estabelecidos pela legislação, é necessário conferir as informações sensíveis ao eSocial. Leia abaixo e confira os detalhes!

Nos eventos dos arquivos S-1000, S-1005, S-1020 é necessário a configuração das funcionalidades e  informações das telas abaixo: 

Cadastro de Entidades, acessível pelo menu Configurando > Estrutura organizacional > Entidades: 

Cadastro de Manutenções de estabelecimentos, acessível pelo menu Configurando > Cálculo > Manutenções de estabelecimentos

No evento do arquivo S-1010, é necessário a configurar as funcionalidades e informações da tela abaixo:

Cadastro de Eventos acessível pelo menu Configurando > Cálculos > Eventos:

Vale ressaltar que referente a tela acima, somente o campo Contribuição sindical laboral não é mais enviado ao eSocial

No evento do arquivo S-1070, é importante informar que o sistema Folha (Cloud) não está gerando as informações para este arquivo pelas razões apresentadas abaixo:

  • Por tratar-se de um evento que abrange informações controladas pela área jurídica e entendermos que não está sob o controle da área de folha de pagamento, o acompanhamento do status da evolução do processo; 
  • Pela pesquisa que realizamos, não encontramos nenhum cliente que tenha processos/informações dessa natureza.

Mas caso você tenha, a aplicação do e-Social do ambiente de produção, permitirá que essa informação seja preenchida diretamente no sistema eSocial do governo.

Segunda fase

Confira abaixo quais são os Eventos enviados na segunda fase!

S-2190 – Registro Preliminar de Trabalhador

S-2200 – Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador

S-2205 – Alteração de Dados Cadastrais do Trabalhador

S-2206 – Alteração de Contrato de Trabalho/Relação Estatutária

S-2230 – Afastamento Temporário

S-2231 – Cessão/Exercício em Outro Órgão

S-2298 – Reintegração/Outros Provimentos

S-2299 – Desligamento

S-2300 – Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário – Início

S-2306 – Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário – Alteração Contratual

S-2399 – Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário – Término

S-2400 – Cadastro de Beneficiário – Entes Públicos – Início

S-2405 – Cadastro de Beneficiário – Entes Públicos – Alteração

S-2410 – Cadastro de Benefício – Entes Públicos – Início

S-2416 – Cadastro de Benefício – Entes Públicos – Alteração

S-2418 – Reativação de Benefício – Entes Públicos

S-2420 – Cadastro de Benefício – Entes Públicos – Término

S-3000 – Exclusão de Eventos

Na segunda fase do eSocial começam os envios dos eventos não periódicos que não têm uma data pré-fixada para ocorrer, pois dependem de acontecimentos e o trabalhador que influencia no reconhecimento de direitos e no cumprimento de deveres trabalhistas, previdenciários e fiscais como, por exemplo, a admissão/ingresso de um empregado/servidor, a alteração de salário, desligamento, dentre outros.

Para os eventos dos arquivos S-2200, S-2205 e S-2206 são necessários informar os dados da pessoa física, matrícula ou informações relacionadas aos funcionários onde será detalhado logo abaixo: 

Após configurar as informações que são enviadas ao eSocial, é hora de iniciar o processo de Carga inicial. Confira abaixo todos os detalhes!

O sistema Folha (Cloud) está adequado para o Envio de dados ao sistema e-Social (Cloud), conforme layout atual, referente às informações previstas na primeira e segunda fase, sendo elas:

Fase 1

  • Entidades
  • Estabelecimentos
  • Lotações Tributárias
  • Rubricas (eventos)

Fase 2

  • Pessoas
  • Funcionários

Até o dia 15/02/2022, o envio de informações ao eSocial (Cloud), acontecia por meio da ferramenta de Scripts, agora, o processo é automático, mas para isso o cliente deve cadastrar a nova configuração no caminho Utilitários >> Central de Configurações >> Integração com eSocial.

Vamos conhecer os benefícios dessa alteração?

– Envio automático dos dados para o sistema eSocial Cloud;

-Controle dos dados a serem enviados ao eSocial, conforme as datas das respectivas fases.

-As cargas de dados enviadas para o eSocial serão executadas automaticamente e internamente pelo próprio sistema. Isso faz com que o cliente não se preocupe mais em executar scripts de integrações e garante o controle de envio de dados entre os sistemas sempre que houver uma nova movimentação que necessite inserir/atualizar/excluir um dado no eSocial.

Informamos aos clientes que já enviaram dados para o eSocial (Cloud) e consequentemente para o eSocial do Governo pelo sistema Folha (Desktop) que é necessário realizar a migração das tabelas de controles de envio dos dados do sistema Folha (Desktop) antes de configurar o envio de dados para o eSocial por meio do caminho Utilitários > Central de Configurações > Integração com o eSocial

Isso é necessário para evitar a duplicidade de dados enviados ao eSocial (Cloud), para que dessa forma, o cliente não precise relacionar os dados novos com os dados antigos de forma manual.

Vamos conferir como é realizado esse processo?

  1. Utilize o backup do sistema Folha (Desktop) que foi considerado para migração dos dados para o Folha (Cloud) na implantação, atualizando o mesmo para a última versão de mercado;
  2. Realize a migração dos dados para o Folha (Cloud) pelo arqjoblet “01 – Migração Betha Folha(Todos)” marcando a opção “Controle de envio do eSocial”

Essa migração deve ocorrer na mesma base que foi realizada a migração do sistema para o Folha (Cloud) e também deve conter os controles do envio do eSocial, pois utiliza dados da migração (idGerado na Migração) para relacionamento no envio dos controles no Cloud.

        3. Conforme mencionamos no comunicado anterior deve ser realizada a configuração do envio do eSocial Fase 1 e Fase 2 no Folha (Cloud) por meio do menu Utilitários > Central de Configurações > Integração com eSocial.

Após realizadas as configurações das informações exigidas pela legislação, conforme passos apresentados anteriormente, agora é hora de realizar a validação das informações enviadas ao e-Social (Cloud).

Primeiramente acesse em seu navegador a url  https://esocial.betha.cloud/  e clique em Corrigindo dados > Correções de base > Domínios integrados, para visualizar as validações realizadas pelo sistema, conforme apresentado abaixo: