ARRECADACAO E FISCALIZACAO_SET ICONES-77

eSocial no Folha (Cloud)

Você sabe o que é eSocial? 

 

É um Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, instituído pelo Decreto nº 8.373/2014. 

Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

É imprescindível conferir a consistência dos dados cadastrais das entidades e também dos trabalhadores e seus serviços, antes do envio dos dados para o eSocial. Qualquer divergência existente poderá impedir o envio de algumas informações e/ou enviar informações inconsistentes ao eSocial. 

Evite multas! Confira o cronograma de envio das informações e comece hoje mesmo!

Confira abaixo quais são os Eventos enviados na primeira fase!

S-1000 – Informações do Empregador/Contribuinte/Órgão Público

S-1005 – Tabela de Estabelecimentos, Obras ou Unidades de Órgãos Públicos

S-1010 – Tabela de Rubricas

S-1020 – Tabela de Lotações Tributárias

S-1070 – Tabela de Processos Administrativos/Judiciais

Agora que você está ciente dos prazos e das informações que são enviadas na 1ª Fase, confira como realizar as configurações necessárias antes do envio no sistema Folha (Cloud).

A primeira fase do eSocial inicia no dia 08/07/2021, a qual trata do envio das informações de Eventos de tabelas. Antes de realizar o envio dos arquivos estabelecidos pela legislação, é necessário conferir as informações sensíveis ao eSocial. Leia abaixo e confira os detalhes!

Nos eventos dos arquivos S-1000, S-1005, S-1020 é necessário a configuração das funcionalidades e  informações das telas abaixo: 

Cadastro de Entidades, acessível pelo menu Configurando > Estrutura organizacional > Entidades: 

Cadastro de Manutenções de estabelecimentos, acessível pelo menu Configurando > Cálculo > Manutenções de estabelecimentos

No evento do arquivo S-1010, é necessário a configurar as funcionalidades e informações da tela abaixo:

Cadastro de Eventos acessível pelo menu Configurando > Cálculos > Eventos:

Vale ressaltar que referente a tela acima, somente o campo Contribuição sindical laboral não é mais enviado ao eSocial

No evento do arquivo S-1070, é importante informar que o sistema Folha (Cloud) não está gerando as informações para este arquivo pelas razões apresentadas abaixo:

  • Por tratar-se de um evento que abrange informações controladas pela área jurídica e entendermos que não está sob o controle da área de folha de pagamento, o acompanhamento do status da evolução do processo; 
  • Pela pesquisa que realizamos, não encontramos nenhum cliente que tenha processos/informações dessa natureza.

Mas caso você tenha, a aplicação do e-Social do ambiente de produção, permitirá que essa informação seja preenchida diretamente no sistema eSocial do governo.

Após configurar as informações que são enviadas ao eSocial, é hora de iniciar o processo de Carga inicial. Confira abaixo todos os detalhes!

O sistema Folha (Cloud) está adequado para o Envio de dados ao sistema e-Social (Cloud), conforme layout atual, referente às informações previstas na primeira fase, sendo elas: Entidades, Estabelecimentos, Lotações Tributárias e Rubricas (eventos).

Vale ressaltar que uma vez realizado o envio, o sistema eSocial (Cloud) recebe os dados enviados, aplica às validações exigidas pelo eSocial do governo e indica quais as informações faltantes e também onde devem ser preenchidas no sistema Folha (Cloud).

Para realizar o envio, é necessário que o Token do sistema e-Social (Cloud) seja informado no sistema Folha (Cloud), por meio do  menu Gerenciador de extensões > Variáveis de ambiente, conforme apresentado abaixo:

Após informar o token  da entidade, acesse a ferramenta Gerenciador de scripts por meio do Utilitários do sistema ou pelo atalho F4, pesquise pelo script nomeado Integração com o eSocial, selecione os Tipos de Registros que deseja enviar. 

No campo Atualizar dados já enviados informe com Sim ou Não se deseja atualizar as informações que foram enviadas, muito importante ressaltar que você deve selecionar a opção Sim, quando quer enviar somente os dados atualizados/corrigidos.  

Já no campo Limpar? preencha com Sim ou Não, se você deseja que as informações na base do sistema e-Social (Cloud) sejam limpas, ou ainda, se deseja Limpar inclusive do ambiente do governo, posterior ao preenchimento, clique em Executar, conforme apresentado abaixo: 

Vale ressaltar que a possibilidade de limpeza das informações tanto do e-Social (Cloud), quanto do eSocial do governo, estão disponíveis somente até o dia 07/07/2021, data limite para uso do ambiente de produção restrita.  

O sistema Folha (Cloud) conta com o script Radar eSocial, onde o mesmo quando executado, faz a consulta dos dados no eSocial Cloud, identificando e notificando o usuário no próprio sistema Folha se há alguma pendências de ajustes ou de envio ao e-Social (Cloud)

Para conferir basta acessar a ferramenta Gerenciador de scripts > Radar eSocial e clicar em Executar. Veja:

#FICAADICA: Tanto a execução do script de Integração com o eSocial Envio, quanto do Radar eSocial, ambas podem ser agendadas por meio do botão Agendar, basta clicar sobre ele e preencher as informações conforme a sua necessidade de execução, veja: 

Após realizadas as configurações das informações exigidas pela legislação, conforme passos apresentados anteriormente, agora é hora de realizar a validação das informações enviadas ao e-Social (Cloud).

Primeiramente acesse em seu navegador a url  https://esocial.betha.cloud/  e clique em Corrigindo dados > Correções de base > Domínios integrados, para visualizar as validações realizadas pelo sistema, conforme apresentado abaixo: 

Nos casos em que for apresentado Erro, é necessário corrigi-los no sistema Folha (Cloud), para isso, clique em Ações disponíveis > Detalhes ou ainda acima da Descrição, veja: 

Após correção das inconsistências acesse Comunicando > Controle de envios > Envio eSocial:

Esta funcionalidade tem por objetivo realizar e controlar o envio dos eventos ao eSocial do Governo, sendo dividida em 5 (cinco) etapas, as quais estão dispostas abaixo:

Nesta tela, é possível ainda realizar consultas e buscas por meio do campo Pesquisar ou ainda filtrar informações por Tipo e Situação.

Nesta tela você encontra os domínios que foram integrados e estão prontos para envio ao programa do governo. Você pode selecionar um domínio ou vários e realizar a assinatura e envio por meio do botão Assinar e Enviar

Nesta página você pode utilizar os filtros Todos, Iniciais/Tabelas, Não periódicos, Periódicos, Aguardando envio, Com problemas e também o filtro de intervalo de datas, disponível ao lado do botão atualizar.

Nos casos em que houverem inconsistências, é possível visualizá-las por meio do botão Ações disponíveis > Detalhes

Nesta etapa estão os passos envolvidos na assinatura do evento XML, representados pela coluna Situação do evento, quais sejam:

Disponível para assinatura: É a porta de entrada, quando um evento chega para assinatura, entra por este status. Esta situação é a etapa responsável por enviar o evento para o Betha Assinador.

Assinando: Quando o arquivo encontra-se nesta situação é porque estão sendo assinados pelo Assinador.

Assinado: Sinaliza que o evento foi devolvido pelo Assinador e está pronto para ser empacotado em um lote para envio.

Aguardando dependências: ocorre quando o evento possui eventos relacionados (pré requisitos) e estes ainda não foram enviados ao eSocial, assim, o envio do evento ocorrerá apenas após o envio dos eventos relacionados.

Nesta tela você visualiza os domínios que estão sendo enviados ao eSocial governo, podendo utilizar os filtros de Tipo que são: Iniciais/Tabelas; Periódicos e Não periódicos e de Situação que são: Apto para envio, Empacotado e Enviando.

Depois de enviados, os domínios ficam nesta tela aguardando o retorno do governo.

Nesta tela, você visualiza todos os domínios que retornaram do governo e a situação do envio, que demonstra se o domínio teve erro ou não

No caso de erro, você pode visualizar seus detalhes, por meio da rotina Detalhes ou da rotina Ver erros, sendo que em ambas rotinas encontram-se as mensagens de erro que o sistema do governo retornou.

Ainda, após realizados os ajustes necessários, é possível selecionar o domínio que teve erro no envio e reenviá-lo.

A partir do dia 21/07/2021 é necessário realizar a virada de chave do ambiente de Produção restrita para o ambiente de Produção oficial. Para isso, acesse Utilitários > Configurações de ambiente.

 

Por padrão o sistema está configurado no ambiente de Produção Restrita e para que o usuário identifique qual ambiente está trabalhando, enquanto o usuário estiver no de Produção Restrita, aparece uma mensagem na parte superior do sistema, veja:

A alteração do ambiente de Produção Restrita para o Oficial pode ser realizada apenas uma única vez, assim quando realizada a opção o sistema apresenta uma mensagem de alerta.

IMPORTANTE!

1 – Após a virada de chave todos os dados serão excluídos e será necessário realizar uma nova carga inicial do sistema de folha

2 – A alteração de ambiente é um processo irreversível, após mudança para ambiente oficial não será mais possível retornar ao ambiente de produção restrita 

#FICAADICA: A janela de envio dos eventos da primeira fase do eSocial inicia no dia 21/07/2021, se você ainda possui pendências cadastrais que necessitem de ajustes, faça-os antes de realizar o processo de virada de chave. Mas cuide para não perder o prazo final do envio.

Para realizar a transmissão dos eventos ao eSocial das informações ao eSocial do governo, é necessário configurar o Certificado digital do município na ferramenta Assinador, acessível pelo menu Utilitários > Assinaturas

Vale ressaltar que os certificados podem ser do tipo A1 e do tipo A3. Confira abaixo como configurar cada um deles: 

A ferramenta Assinador faz parte da ferramenta Assinaturas, ou seja, uma depende da outra para que a assinatura seja realizada, porém os certificados cadastrados no Assinador não são da Entidade, eles são do usuário. Essa ferramenta disponibiliza uma funcionalidade em seu ambiente onde permite gerenciar os certificados. Por meio do Assinador é possível selecionar um certificado no formato de arquivo e assinar os documentos diretamente pela ferramenta, sem a necessidade de instalação da aplicação local. Ainda é possível ativar, excluir e definir um certificado como padrão para assinaturas.

Por meio do menu Certificados, no botão CERTIFICADO realize um upload do certificado ou solicite um certificado corporativo.

Ao escolher a opção Fazer upload de certificado, uma janela será aberta para que seja anexado o documento. Clique no ícone mostrado na imagem abaixo e escolha o documento desejado.

Anexado o documento, insira a Senha do certificado e pressione o botão CONTINUAR:

No campo Descrição, insira um nome para este certificado e clique em SALVAR:

Pronto! Seu certificado foi instalado corretamente e você já pode assinar seus documentos.

Você pode ainda Desativar ou Excluir o certificado clicando em mais opções no canto superior direito do certificado.

Para facilitar a assinatura em um documento, você pode definir um certificado como padrão, assim ao mandar um documento solicitando a assinatura será assinado automaticamente sem a necessidade de acessar qualquer aplicação:

Para utilizar a ferramenta é necessário instalar e configurar seu certificado digital. Configure a aplicação local no desktop ou configure diretamente neste link

A seguir será mostrado como configurar cada aplicação e suas diferenças:

O primeiro passo é realizar o download da ferramenta e efetuar a sua instalação no desktop. Para isso acesse o menu na ferramenta Assinador na opção Download:

Faça o download conforme o seu sistema operacional instalado em sua máquina. Pressione o botão DOWNLOAD para iniciar a transferência de dados para o seu computador. Repare que o arquivo baixado é um arquivo compactado (ZIP). Para realizar a instalação se faz necessário a extração do arquivo “Instalador.zip“. Ao descompactar execute o arquivo “Instalar.exe“.

O Assistente de Instalação será aberto, clique em Avançar:

Escolha o local de instalação, pressione  mais uma vez o botão Avançar:

Na próxima etapa da instalação mantenha a caixa de checagem da Ferramenta de assinatura marcada e continue avançando:

Aguarde o progresso da instalação completar e clique em Avançar:

Para finalizar a instalação da aplicação basta pressionar o botão Avançar:

Pronto! A instalação da aplicação foi concluída.

Para acessar a ferramenta de Assinatura, clique no botão Iniciar do seu sistema operacional windows e execute a aplicação:

Informe seu Usuário (cadastrado na central do usuário), Senha e pressione o botão ENTRAR:

Ao clicar em ENTRAR, o logotipo da Betha fica visível na barra de tarefas do sistema operacional, ou seja, é um atalho para você acessar a ferramenta.

Veja que nesta janela há duas guias: Certificados Salvos e Configurações.

  • Certificados Salvos

Nesta guia são mostrados os certificados instalados em seu desktop. Caso não tenha nenhum certificado na lista (imagem acima), verifique se os certificados foram instalados corretamente em seu computador. 

Para certificados do tipo arquivo ou que utilizam algum tipo de periférico como token ou cartão com leitora, é necessário realizar a instalação pelo assistente de importação de certificados do próprio sistema operacional, após isso, clique no botão Atualizar lista de certificados na ferramenta de Assinatura para verificar o seu certificado.

Você pode ainda, clicar no botão Atualizar lista de documentos encaminhados a ferramenta e Registrar certificado instalado.

  • Configurações: 

Nesta guia há três checkboxes e podem ser habilitados caso você achar necessário.

O primeiro checkbox se refere a Atualizações automáticas, ao ser habilitada a ferramenta será  atualizada de forma automática. 

Ao marcar a opção Lembrar dados do certificado com arquivo, você será notificado dos dados do certificado. Na última opção Assinar automaticamente, você define se a ferramenta realizará a assinatura de documentos automaticamente.

A ferramenta Assinador faz parte da ferramenta Assinaturas, ou seja, uma depende da outra para que a assinatura seja realizada, porém os certificados cadastrados no Assinador não são da Entidade, eles são do usuário. Essa ferramenta disponibiliza uma funcionalidade em seu ambiente onde permite gerenciar os certificados. Por meio do Assinador é possível selecionar um certificado no formato de arquivo e assinar os documentos diretamente pela ferramenta, sem a necessidade de instalação da aplicação local. Ainda é possível ativar, excluir e definir um certificado como padrão para assinaturas.

Por meio do menu Certificados, no botão CERTIFICADO realize um upload do certificado ou solicite um certificado corporativo.

Ao escolher a opção Fazer upload de certificado, uma janela será aberta para que seja anexado o documento. Clique no ícone mostrado na imagem abaixo e escolha o documento desejado.

Anexado o documento, insira a Senha do certificado e pressione o botão CONTINUAR:

No campo Descrição, insira um nome para este certificado e clique em SALVAR:

Pronto! Seu certificado foi instalado corretamente e você já pode assinar seus documentos.

Você pode ainda Desativar ou Excluir o certificado clicando em mais opções no canto superior direito do certificado.

Para facilitar a assinatura em um documento, você pode definir um certificado como padrão, assim ao mandar um documento solicitando a assinatura será assinado automaticamente sem a necessidade de acessar qualquer aplicação: