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eSocial no Folha (Desktop)

Você sabe o que é eSocial? 

 

É um Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, instituído pelo Decreto nº 8.373/2014. 

Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

É imprescindível conferir a consistência dos dados cadastrais das entidades e também dos trabalhadores e seus serviços, antes do envio dos dados para o eSocial. Qualquer divergência existente poderá impedir o envio de algumas informações e/ou enviar informações inconsistentes ao eSocial. 

Evite multas! Confira o cronograma de envio das informações e comece hoje mesmo!

Primeira fase

Confira abaixo quais são os Eventos enviados na primeira fase!

S-1000 – Informações do Empregador/Contribuinte/Órgão Público

S-1005 – Tabela de Estabelecimentos, Obras ou Unidades de Órgãos Públicos

S-1010 – Tabela de Rubricas

S-1020 – Tabela de Lotações Tributárias

S-1070 – Tabela de Processos Administrativos/Judiciais

Agora que você está ciente dos prazos e das informações que são enviadas na 1ª Fase, confira como realizar as configurações necessárias antes do envio no sistema Folha (Desktop).

A primeira fase do eSocial inicia no dia 08/07/2021, a qual trata do envio das informações de Eventos de tabelas. Antes de realizar o envio dos arquivos estabelecidos pela legislação, é necessário conferir as informações sensíveis ao eSocial. Leia abaixo e confira os detalhes!

Nos eventos dos arquivos S-1000/S-1005/S-1020 é necessário a configuração das funcionalidades e informações das telas abaixo:

Cadastro de Entidade > guia Entidade, acessível pelo menu Controle > Entidades:

Cadastro de Entidade > guia Informações complementares > Cadastro de Históricos de Informações complementares > três pontinhos Identificação das Entidades Educativas:

Ainda ao que se refere ao cadastro de Entidades, guia Informações complementares, fique atento as regras dos campos Banco da entidade EFR, Entidade EFR (externo), Entidade EFR (local) e CNPJ EFR:

  • Banco da entidade EFR: este campo é habilitado quando a opção do campo Tipo de entidade, for diferente de Ente Federativo Responsável (EFR), para assim, o cliente informar se o banco de dados desta entidade está junto ou separado do banco da EFR. 
  • Entidade EFR (externo): este campo é habilitado quando a opção Banco externo, for informada no Banco da entidade EFR. Neste caso, o cliente deve informar o código da entidade EFR no banco externo.
  • CNPJ EFR: este capo é habilitado com a mesma regra que habilita o campo Entidade EFR (externo)
  •  Entidade EFR (local): este campo é habilitado quando a opção Banco local, estiver informada no campo Banco da entidade EFR, para que o cliente informe qual a entidade daquele banco, representa a entidade EFR.

Cadastro de Entidades > guia Previd. federal

No evento do arquivo S-1010, é necessário a configuração da funcionalidade e informações da tela abaixo:

Cadastro de Eventos > guia Eventos, acessível pelo menu Arquivos > Cálculos > Eventos e fórmulas

 

Cadastro de Eventos > guia eSocial > Cadastro de Históricos de Agrupamento de Informações do eSocial

Após configurar as informações que são enviadas ao eSocial, é hora de iniciar o processo de Carga inicial. Confira abaixo todos os detalhes!

O sistema Folha (Desktop) está adequado para o Envio de dados ao sistema e-Social (Cloud), conforme layout atual, referente às informações previstas na primeira fase, sendo elas: Entidades, Estabelecimentos e Rubricas (eventos).

Vale ressaltar que uma vez realizado o envio, o sistema e-Social (Cloud) recebe os dados enviados, aplica as validações exigidas pelo eSocial do governo e indica quais as informações faltantes e também onde devem ser preenchidas no sistema Folha (Desktop).

Para realizar o envio, é necessário que o Token do sistema e-Social (Cloud) seja informado no sistema Folha (Desktop), na funcionalidade cadastro de Entidades, acessível por meio do  menu ontrole > Entidades, conforme apresentado abaixo:

Para realizar o envio, acesse Gerenciador de Arqjoblets > Enviar dados para o eSocial Cloud, conforme apresentado abaixo:

Vale ressaltar que a Carga inicial, é feita manualmente, sendo necessário acessar o Gerenciador de Arqjoblets > Carga inicial > Sim, mas depois da geração da carga inicial, as próximas correções/alterações são enviadas automaticamente para o e-Social (Cloud).

O sistema Folha (Desktop) conta com o Arqjoblet Radar eSocial, que  faz a consulta dos dados no eSocial Cloud, identificando e notificando o usuário no próprio sistema Folha (Desktop) se há alguma pendências de ajustes ou de envio ao eSocial (Cloud)

Para conferir basta clicar no ícone nomeado Radar eSocial, por meio dele é possível verificar quais são os Domínios pendentes de envio, Domínios inconsistentes, Eventos inconsistentes e Eventos aguardando envio. Veja:

Ao clicar sobre Domínios pendentes de envio, uma nova janela é aberta,  onde é apresentado a lista de domínios pendentes de envio ao eSocial (Cloud), veja: 

Já ao clicar sobre as outras opções o usuário é direcionado para o sistema eSocial (Cloud) com os filtros já aplicados. 

Gostou? Ainda tem mais! 

Ao passar pelo ícone apresentado na imagem, é possível visualizar a última atualização do Radar eSocial.

Após realizadas as configurações das informações exigidas pela legislação, conforme passos apresentados anteriormente, agora é hora de realizar a validação das informações enviadas ao e-Social (Cloud).

Primeiramente acesse em seu navegador a url  https://esocial.betha.cloud/  e clique em Corrigindo dados > Correções de base > Domínios integrados, para visualizar as validações realizadas pelo sistema, conforme apresentado abaixo: 

Nos casos em que for apresentado Erro, é necessário corrigi-los no sistema Folha (Cloud), para isso, clique em Ações disponíveis > Detalhes ou ainda acima da Descrição, veja: 

Após correção das inconsistências acesse Comunicando > Controle de envios > Envio eSocial:

Esta funcionalidade tem por objetivo realizar e controlar o envio dos eventos ao eSocial do Governo, sendo dividida em 5 (cinco) etapas, as quais estão dispostas abaixo:

Nesta tela, é possível ainda realizar consultas e buscas por meio do campo Pesquisar ou ainda filtrar informações por Tipo e Situação.

Nesta tela você encontra os domínios que foram integrados e estão prontos para envio ao programa do governo. Você pode selecionar um domínio ou vários e realizar a assinatura e envio por meio do botão Assinar e Enviar

Nesta página você pode utilizar os filtros Todos, Iniciais/Tabelas, Não periódicos, Periódicos, Aguardando envio, Com problemas e também o filtro de intervalo de datas, disponível ao lado do botão atualizar.