SIOPE: Como realizar a geração e envio no Contábil
Para este ano, muitas alterações no Programa SIOPE e demais artefatos que envolve a geração de informações orçamentárias em educação, foram realizadas, como no Anexo 08 do RREO.
Então clique no conteúdo desejado e confira!
- Como configurar
- Como gerar e importar os arquivos
- Regras de cálculos
- Despesas Próprias custeadas com Impostos e Transferências
- 271 - Previdência Básica
- 272 - Previdência do Regime Estatutário
- 273 - Previdência Complementar
- 274 - Previdência Especial
- Ensino Fundamental - Exceto FUNDEB
- Ensino Médio
- Ensino Profissional
- Ensino Superior
- Educação Infantil (Creche) - Exceto FUNDEB
- Educação Infantil (Pré-Escola) - Exceto FUNDEB
- 392 - Difusão Cultural
- 722 - Telecomunicações (Educação a Distância)
- 812 - Desporto Comunitário
- 813 - Lazer
- Despesas Custeadas com Receitas do FUNDEB Recebidas no Exercício + Superávit
- Despesas Custeadas c/ Recursos Vinculados
- Ação Judicial FUNDEF - Precatórios
- PNAE
- PNATE
- PDDE
- Outras Transferências de Recursos do FNDE
- Transferências da União referentes a Convênios ou de Contratos de Repasse vinculados à Educação
- Transferências do Estado referentes a Convênios ou de Contratos de Repasse vinculados à Educação
- Transferências de Municípios referentes a Convênios ou de Contratos de Repasse vinculados à Educação
- Royalties do Petróleo e Gás Natural Vinculados à Educação
- Operações de Crédito Vinculados à Educação
- Outros Recursos Vinculados à Educação
- Vinculadas a Contribuição Social do Salário-Educação
- Conferência das informações
- Informações dos profissionais de educação
- Como configurar
A geração de informações para o SIOPE, sejam elas oriundas de Receitas ou Despesas, as quais representam os investimentos em educação, dependem de configurações serem realizadas nos cadastros de Recursos ou Despesas e Empenhos. Essas configurações são efetuadas por meio da inclusão de Marcadores nos cadastros citados.
Para as Receitas não há necessidade da inclusão de Marcadores, mas essas possuem uma particularidade com relação ao cadastro de Deduções da receita, a qual você confere logo mais abaixo.
Se a entidade pertence aos estados de Santa Catarina ou Paraná, a configuração não é necessária, pois os relacionamentos são realizados por meio de Componentes previamente elaborados pela Betha Sistemas.
- Receitas e Deduções da receita
Conforme já citado, o cadastro de Receitas (Administrando > Naturezas > Receitas) não possui uma configuração específicas para que seus valores sejam computados no quadro Receita Total do SIOPE, pois todas serão apresentadas na coluna Receitas Realizadas 20XX até o bimestre de geração.
Para as colunas Deduções FUNDEB 20XX e Outras Deduções 20XX, tais valores são gerados conforme o Tipo selecionado no cadastro Deduções das receitas. E para acessá-lo, faça uso no menu Administrando > Cadastros auxiliares. Veja que a tela de cadastro é visualizada a Descrição e o Tipo. Quando o Tipo for igual a FUNDEB e a dedução for utilizada nas arrecadações, seus valores serão apresentados na coluna Deduções FUNDEB 20XX.


Já as arrecadações que possuem Deduções com outros Tipos informados, os valores serão computados na coluna Outras Deduções 20XX.

- Recursos
A configuração no cadastro de Recursos é extremamente necessária, pois a vinculação das aplicações nos gastos são otimizadas, já que você informa os Marcadores específicos para a devida classificação nos quadros do SIOPE e dispensa tal informação nos cadastros de Despesas ou Empenhos. Assim, todo empenho que possuir a vinculação de um recurso com determinado Marcador, o sistema gera automaticamente e o classifica conforme o quadro do SIOPE.
Para acessar o cadastro de Recursos, faça uso no menu Administrando > Controle e informa o campo Marcadores.

Como acessar os Marcadores e quais estão relacionados ao SIOPE?
Para acessar os cadastros de Marcadores, utilize o Ícone de pesquisa, localizado no canto superior direito.

Os Marcadores abaixo devem ser utilizados nos cadastros de Recursos para vinculação dos valores nos devidos quadros do SIOPE. Como eles são denominados padrões, como sugestão, não devem ser alterados. Além disso, a própria Betha realizada a sua criação e publicação para todas as entidades.
- MDE: Impostos e transferências destinados MDE;
- MDE: Ação Judicial FUNDEF – Precatórios;
- MDE: PDDE;
- MDE: PNAE;
- MDE: PNATE;
- MDE: FUNDEB 30%;
- MDE: FUNDEB 40%;
- MDE: FUNDEB 60%;
- MDE: FUNDEB 70%;
- MDE: FUNDEB Complementação VAAF;
- MDE: FUNDEB Complementação VAAT;
- MDE: Convênios;
- MDE: Convênios Federais;
- MDE: Convênios Estaduais;
- MDE: Salário-educação;
- MDE: Operações de crédito;
- MDE: Transferências FNDE;
- MDE: Royalties.
É possível realizar a inclusão desses Marcadores nos cadastros de Despesas e Empenhos?
Vale ressaltar ainda que, se existirem Marcadores informados nos cadastros de Recursos e Empenhos e esses serem diferentes entre eles, prevalecerá o do Recurso. Isso vale também pra a Despesa.
- Configuração para SC e PR
No item acima é contextualizada a configuração necessária para os cadastros de Recursos, Despesas ou Empenhos. Entretanto, entidades dos estados de Santa Catarina e Paraná estão dispensadas de realizar inclusões dos Marcadores nos respectivos cadastros citados.
Mas como é realizada a geração dos valores conforme os quadros do SIOPE?
Pelo uso de relacionamento no Componente estadual SIOPE Configuração Estadual (SC) – 20XX ou SIOPE Configuração Estadual (PR) – 20XX . Primeiramente para acessá-lo, clique no menu Utilitários > Gerenciador de scripts. Na guia COMPONENTES localize o arquivo citado conforme seu estado e clique em VISUALIZAR. Observe o componente de SC, e veja que para cada recurso possuir de 3º e 4º dígito conforme os números demonstrados, existe um relacionamento já realizado com um Marcador específico. O mesmo acontece para as entidades do PR.
- Como gerar e importar os arquivos
- Geração do arquivo de envio
A geração do arquivo do SIOPE deste ano é realizada por meio do script Prestação de Contas SIOPE – 20XX, o qual está localizado no sistema Contábil. Vale ressaltar que a sua geração, assim como do SIOPS, não são gerados pelo sistema Prestações de Contas, mas pelo sistema Contábil.
Para localizar o arquivo, acesse o Assistente de Relatórios por meio da tecla F4 > FILTRAR POR: Scripts ou pelo menu Utilitário > Gerenciador de scripts.
Com relação ao preenchimento dos campos Matrículas da tela de geração demonstrada, são informações coletadas no programa SIOPE, o qual realizada a geração automaticamente no momento da criação de um novo arquivo. Uma consulta é gerada é os números de alunos matriculados do município é automaticamente preenchido e você pode visualizados ainda por meio do menu Relatórios > Matrículas.


- Importação do arquivo
Após a geração do arquivo pelo sistema Contábil, acesse o programa do SIOPE e por meio do menu Arquivo > Importar Dados de arquivo CSV., selecione o respectivo arquivo.

Após selecionar o arquivo, uma janela com as opções de preenchimento Todos os itens ou Apenas o item selecionado e suas planilhas será apresentado.
Na primeira opção, a tela de confirmação será apresenta e basta clicar em Sim para concluir a importação. Já a segunda opção, Apenas o item selecionado e suas planilhas, é utilizada para importação individualizada, seja das Receitas, Despesas entre outros.