BETHA ÍCONE PARA A NOVA CENTRAL DE AJUDA_CONTÁBIL

Geração e envio do SIOPE no Contabilidade



O SIOPE é um sistema eletrônico, operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), instituído para coleta, processamento, disseminação e acesso público às informações referentes aos orçamentos públicos de educação da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Sua destinação final é a sociedade, na medida em que permite o acesso a qualquer cidadão das informações declaradas pelos entes federados (estados, Distrito Federal e municípios) sobre o quanto investem em educação no Brasil, fortalecendo, assim, os mecanismos de controle social da aplicação de recursos em manutenção e desenvolvimento do ensino.

Afinal, é por meio de seus indicadores e relatórios, que a eficiência e a eficácia da gestão educacional no seu município, estado e DF são medidas e subsidiam a implementação de políticas públicas educacionais.

O que é o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação?

Para a geração das receitas acesse o menu Módulo Orçamento > Arquivos > Cadastrais > Rubricas, e verifique se nas máscaras das  Receitas, as quais serão consideradas no arquivo SIOPE, está marcado o campo Educação e Retém Fundeb.

Na coluna Deduções FUNDEB 2021 do quadro Receita Total no programa SIOPE serão consideradas as Deduções (Cadastro de Tipo de Dedução da Receita) do Tipo do STN 05 – FUNDEB ou as Rubricas que possuem o campo Retém Fundeb marcado, conforme na imagem anterior.

Para a coluna Outras Deduções 2021 serão consideras as demais receitas redutoras.

O quadro da despesa no programa do SIOPE está dividido em 3 quebras (níveis). No sistema Contabilidade, essas quebras são configuradas por meio das seguintes Propriedades Adicionais:

Programa SIOPE Propriedades Adicionais no Contabilidade





1ª Quebra





Dados Gerais SIOPE
- Despesas Custeadas com Rec. Vinc. Ação Judicial FUNDEF - Precatórios
- Despesas Custeadas com Rec. Vinc. Convênios
- Despesas Custeadas com Rec. Vinc. FNDE
- Despesas Custeadas com Rec. Vinc. Outros Recursos
- Despesas Custeadas com Rec. Vinc. PDDE
- Despesas Custeadas com Rec. Vinc. PNAE
- Despesas Custeadas com Rec. Vinc. PNATE
- Despesas Custeadas com Rec. Vinc. Salário Educação
- Despesas do FUNDEB
- Despesas Próprias Custeadas com Impostos e Transferências
- Transferências da União referentes a Convênios ou de Contratos de Repasse vinculados à Educação;
- Transferências do Estado referentes a Convênios ou de Contratos de Repasse vinculados à Educação;
- Transferências de Municípios referentes a Convênios ou de Contratos de Repasse vinculados à Educação;
- Royalties do Petróleo e Gás Natural Vinculados à Educação;
- Operações de Crédito Vinculadas à Educação.







2ª Quebra







Subfunção SIOPE
122 - Administração Geral
242 - Assistência ao Portador de Deficiência
243 - Assistência à Criança e ao Adolescente
271 - Previdência Básica
272 - Previdência ao Regime Estatutário
273 - Previdência Complementar
274 - Previdência Especial
306 - Alimentação e Nutrição - Merenda Escolar
361 - Ensino Fundamental
366 - Educação de Jovens e Adultos
367 - Educação Especial
362 - Ensino Médio
363 - Ensino Profissional (Qualificação para o Trabalho)
364 - Ensino Superior
365 - Educação Infantil (Creche)
365 - Educação Infantil (Pré-Escola)
392 - Difusão Cultural
695 - Turismo
722 - Telecomunicações (Educação a Distância)
782 - Transporte Escolar
812 - Desporto Comunitário
813 - Lazer











3ª Quebra











Classificação SIOPE
Administração Financeira
Administração Geral
Alimentação e Nutrição-Merenda Escolar
Comunicação Social
Desporto Comunitário
Difusão Cultural
Educação de Jovens e Adultos
Educação Especial
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Ensino Profissional
Ensino Superior
Formação de Recursos Humanos
Normatização e Fiscalização
Outros Encargos Especiais
Planejamento e Orçamento
Proteção e Benefícios ao Trabalhador
Refinanciamento da Dívida Externa
Refinanciamento da Dívida Interna
Royalties de Petróleo e de Indenizações
Serviço da Dívida Externa
Serviço da Dívida Interna
Tecnologia da Informação
Transporte Escolar

As subfunções estão apenas agregadas a despesa. Quando houver uma despesa com uma outra Subfunção que não seja a desta lista (122 - Administração Geral, por exemplo), e seja vinculada a Educação, basta relacionar a Subfunção Auxiliar da Educação para que seja possível a importação no aplicativo SIOPE.

Logo, essas Propriedades Adicionais estão presentes para preenchimento nos seguintes Cadastros, com as respectiva ordem de prioridade:

Para realizar a configuração desse cadastro, acesse o menu Módulo Orçamento > Arquivos > Recursos > Especificações das Fontes de Recursos > aba Propriedades Adicionais. Essa aba possui os Dados Gerais SIOPE e Classificação SIOPE, ou seja, 1ª e 3ª quebra, bem como, FUNDEB Complementação, no qual você informa se o Recurso é complementação para o VAAF, VAAT ou nenhum.

O preenchimento deste cadastro se faz por meio do Módulo Orçamento > Arquivos > Recursos > Detalhamento das Fontes de Recursos > aba Propriedades Adicionais. Logo informe o campo referente a 1ª quebra do programa, Dados Gerais SIOPE.

Além dos anteriores, a configuração também poderá ser realizada no Cadastro de Despesas por meio do Módulo Orçamento > Arquivos > Despesas > aba Propriedades Adicionais. Neste cadastro, a aba possui todas as três quebras, ou seja, Dados Gerais SIOPE, Classificação SIOPE e Subfunção SIOPE. Então realize o preenchimento.

Por fim, no último a maior nível de prioridade, a configuração do Cadastro de Empenho pode ser realizada pelo Módulo Financeiro > Empenhos > Empenhos > aba Propriedades Adicionais. Neste constam apenas os Dados Gerais SIOPE e Classificação SIOPE, ou seja, 1ª e 3ª quebra.

Nos próximos itens você conhecerá como configurar os Elementos e Rubricas em formato .txt.

A configuração em formato .txt dos Elementos, é um passo importante para a geração do arquivo do SIOPE, afinal servirá para relacionar os elementos do sistema Contabilidade com programa do SIOPE.

Iniciemos com a configuração dos Elementos, localizado na pasta de instalação do sistema Contabilidade (C:\Sapo\Dadostxt) o arquivo Elementos_SIOPE.txt, o qual deverá possuir o seguinte padrão conforme o exemplo:


::Prev
31901101;31901101000000
33903039;33903039990000
33504100;33504199000000
::Exec
31901101;31901101000000
33903039;33903039990000
33504100;33504199000000

Ao analisar os elementos 31901101;31901101000000 abaixo da primeira linha Prev campo 1 (31901101) representa o Elemento do SIOPE e possui 8 dígitos. Vale destacar que o SIOPE coloca um dígito (3) a mais antes da codificação, mas não se faz necessário no relacionamento. Já o campo 2 (31901101000000) representa o Elemento do sistema Contabilidade com 14 dígitos

O arquivo possui ainda dois cabeçalhos, ::Prev e ::Exec, para diferenciar as previsões (Despesas Orçadas) das Execuções (Empenho, Liquidação e Pagamento).

O sistema realizará a geração do arquivo Elemento_sem_relacionamento para os elementos que possuírem ausência do dexpara (relacionamento) neste arquivo.

A partir do 2021, as Receitas do SIOPE já estão no Novo Ementário da Receita. Assim, o arquivo de receitas somente deverá conter as rubricas que forem solicitados o dexpara (relacionamento) por meio da geração do arquivo Rubricas_sem_relacionamento. Elas deverão possuir o seguinte padrão:


17410101;1740001

Ao analisar as rubricas 17410101;1740001, a primeira (campo 1) representa a Rubrica do SIOPE e possui 8 dígitos.  Já o campo 2 (1740001) representa a Rubrica do sistema Contabilidade, também com 8 dígitos

O sistema realizará a geração do arquivo Rubricas_sem_relacionamento para as rubricas que possuírem ausência do dexpara (relacionamento), do contrário o arquivo Rubricas_SIOPE.txt deve ficar em branco.

Por fim para a realizar a geração do arquivo de envio ao SIOPE, acesse o menu Módulo Financeiro > Utilitários > Gerenciador de Arqjoblets > pasta SIOPE 20XX > opção [Principal] Gerar arquivo SIOPE. Preencha os seguintes parâmetros:

Feito isso, clique no botão Executar e aguarde o final da geração do arquivo.

Na existência de algum Elemento e Rubrica sem relacionamento, o sistema realizará automaticamente a geração dos arquivos em formato .txt com os nomes Elementos_sem_relacionamento e Rubricas_sem_relacionamento na mesma pasta informada para a geração do arquivo .CSV.

Após a geração do arquivo pelo Contabilidade, acesse o programa do SIOPE e por meio do menu Arquivo > Importar Dados de arquivo CSV., selecione o respectivo arquivo.

Após selecionar o arquivo, uma janela com as opções de preenchimento Todos os itens ou Apenas o item selecionado e suas planilhas será apresentado. 

Na primeira opção, a tela de confirmação será apresenta e basta clicar em Sim para concluir a importação. Já a segunda opçãoApenas o item selecionado e suas planilhas, é utilizada para importação individualizada, seja das Receitas, Despesas entre outros. 

Conforme já citado anteriormente, os Dados ou Propriedades Adicionais são passíveis de critérios de prioridade por ordem crescente:

Isso significa que para registros de apuração, após verificar a 1ª, 2ª e 3ª camada, mas a 4ª – Cadastro do Empenho possuir as Propriedades Adicionais devidamente preenchidas, as três anteriores serão desconsideradas.

Logo, se a 4ª camada (Empenho) não constar preenchida, o sistema verificará a 3ª – Despesa para fins de apuração e desconsiderará as 1ª e a 2ª camadas.

Essa verificação se fará até chegar à 1ª camada, caso todas as demais não apresentem o preenchimento das Propriedades Adicionais do SIOPE.

Outro detalhes é o tratamento específico deste critério de 4 níveis. Quando o recurso ou detalhamento da execução (Empenho) é diferente do Recurso e do orçado (Despesa), mesmo que as Propriedades Adicionais constem configuradas na Despesa, na Especificação de Recurso e no Detalhamento de Recurso, as que constarem no Empenho sobressairão às demais, respeitando a hierarquia já citada anteriormente.

O detalhe é que o comportamento é aplicado a cada registro de empenho e não em uma regra única. E para excluir os dados nas Propriedades Adicionais, basta clicar duas vezes no campo desejado.

A seguir, acompanhe as regras para a geração dos grupos de Despesas com MDE presentes no programa SIOPE.


Para geração de algumas informações de forma automatizada ao SIOPE é necessário realizar a emissão do Anexo 8 - Demonstrativo das Receitas e Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino para período do SIOPE (menu Relatórios > LRF > Anexos RREO), como a exemplo do quadro DESPESAS CUSTEADAS COM RECEITAS DO FUNDEB RECEBIDAS NO EXERCÍCIO.

  • Dotação Atualizada até o bimestre: realiza a apuração do valor da despesa atualizada considerando as suplementações;
  • Despesa Empenhada até o bimestre;
  • Despesa Liquidada até o bimestre; 
  • Despesa Paga até o bimestre;
  • RP Processados considerar, a coluna liquidada – Paga;
  • RP Processados considerar, a coluna empenhada – liquidada.
  • Dotação Atualizada até o bimestre: realiza a apuração do valor da despesa atualizada considerando as suplementações;
  • Despesa Empenhada até o bimestre;
  • Despesa Liquidada até o bimestre; 
  • Despesa Paga até o bimestre;
  • RP Processados considerar, a coluna liquidada – Paga;
  • RP Processados considerar, a coluna empenhada – liquidada.

Para este quadro FUNDEB 70% como regra geral, considera as Despesas com Recursos que possuem aplicação de recurso FUNDEB 60% – Principal e FUNDEB 60% ou 70%- Complementar.

  • A subpasta Ensino fundamental possui as quebras pelas funções 361, 366 e 367, considerando a subfunção da despesa ou subfunção do dado adicional SubFunção SIOPE e que o recurso da despesas não tenha na sua especificação de recursos o dado adicional “FUNDEB Complementação VAAT” e “FUNDEB Complementação VAAF”.
  • A subpasta Educação Infantil Creche possui as quebras pelas funções 365 e 367, considerando a subfunção da despesa ou subfunção do dado adicional “SubFunção SIOPE e que o recurso da despesas não tenha na sua especificação de recursos o dado adicional “FUNDEB Complementação VAAT” e “FUNDEB Complementação VAAF, e que as despesas marcada como Creche no campo Educação Infantil.
  • A subpasta Educação Infantil Pré escola possui as quebras pelas funções 365 e 367, considerando a subfunção da despesa ou subfunção do dado adicional “SubFunção SIOPE e que o recurso da despesas não tenha na sua especificação de recursos o dado adicional “FUNDEB Complementação VAAT” e “FUNDEB Complementação VAAF”, e que as despesas marcada como Pré escola no campo Educação Infantil.

Para este quadro FUNDEB 70%, como regra geral, considera as Despesas com Recursos que possuem a aplicação de recurso FUNDEB 60% ou 70% – Principal e FUNDEB 60% ou 70% – Complementar. Entretanto, para as colunas Empenhas, Liquidadas e Pagas, não são considerados os empenhos que possuírem Propriedade Adicional igual a FUNDEB Complementação VAAT, mesmo que o Recurso do respectivo empenho possua a Propriedade igual a FUNDEB Complementação VAAF.

  • A subpasta Ensino fundamental possui as quebras pelas funções 361, 366 e 367 considerando a subfunção da despesa ou subfunção do dado adicional SubFunção SIOPE e que o recurso da despesas tenha na sua especificação de recursos o dado adicional “FUNDEB Complementação VAAF”.
  • A subpasta Educação Infantil Creche possui as quebras pelas funções 365 e 367, considerando a subfunção da despesa ou subfunção do dado adicional SubFunção SIOPE e que o recurso da despesas tenha na sua especificação de recursos o dado adicional “FUNDEB Complementação VAAF”, e que as despesas marcada como Creche no campo Educação Infantil.
  • A subpasta Educação Infantil Pré escola possui as quebras pelas funções 365 e 367, considerando a subfunção da despesa ou subfunção do dado adicional SubFunção SIOPE e que o recurso da despesas tenha na sua especificação de recursos o dado adicional “FUNDEB Complementação VAAF”, e que as despesas marcada como Pré escola no campo Educação Infantil.

Para este quadro FUNDEB 70% como regra geral, considera as Despesas com Recursos que possuem a aplicação de recurso FUNDEB 60% ou 70% – Principal e FUNDEB 60% ou 70% – Complementar. Considera também, para as colunas Empenhas, Liquidadas e Pagas, os Empenhos que possuírem Propriedade Adicional igual a FUNDEB Complementação VAAT, mesmo que o Recurso do respectivo empenho não possua configurado tal propriedade.

  • A subpasta Ensino fundamental possui as quebras pelas funções 361, 366 e 367 considerando a subfunção da despesa ou subfunção do dado adicional SubFunção SIOPE e que o recurso da despesas tenha na sua especificação de recursos o dado adicional “FUNDEB Complementação VAAT”.
  • A subpasta Educação Infantil Creche possui as quebras pelas funções 365 e 367, considerando a subfunção da despesa ou subfunção do dado adicional SubFunção SIOPE e que o recurso da despesas tenha na sua especificação de recursos o dado adicional “FUNDEB Complementação VAAT”, e que as despesas marcada como Creche no campo Educação Infantil.
  • A subpasta Educação Infantil Pré escola possui as quebras pelas funções 365 e 367, considerando a subfunção da despesa ou subfunção do dado adicional SubFunção SIOPE e que o recurso da despesas tenha na sua especificação de recursos o dado adicional “FUNDEB Complementação VAAT”, e que as despesas marcada como Pré escola no campo Educação Infantil.

Para este quadro FUNDEB 30% como regra geral, considera as Despesas com Recursos que possuem a aplicação de recurso FUNDEB 40% ou 30% – Principal e FUNDEB 40% ou 30% – Complementar.

  • A subpasta Ensino fundamental possui as quebras pelas funções 122,306,361,366,367 e 782, considerando a subfunção da despesa ou subfunção do dado adicional SubFunção SIOPE e que o recurso da despesas não tenha na sua especificação de recursos o dado adicional “FUNDEB Complementação VAAT” e “FUNDEB Complementação VAAF”.
  • A subpasta Educação Infantil Creche possui as quebras pelas funções 122,306,365,367 e 782, considerando a subfunção da despesa ou subfunção do dado adicional SubFunção SIOPE e que o recurso da despesas não tenha na sua especificação de recursos o dado adicional “FUNDEB Complementação VAAT” e “FUNDEB Complementação VAAF”, e que as despesas marcada como Creche no campo Educação Infantil.
  • A subpasta Educação Infantil Pré escola possui as quebras pelas funções 122,306,365,367 e 782, considerando a subfunção da despesa ou subfunção do dado adicional SubFunção SIOPE e que o recurso da despesas não tenha na sua especificação de recursos o dado adicional “FUNDEB Complementação VAAT” e “FUNDEB Complementação VAAF”, e que as despesas marcada como Pré escola no campo Educação Infantil.

Para este quadro FUNDEB 30% como regra geral, considera as Despesas com Recursos que possuem a aplicação de recurso FUNDEB 40% ou 30% – Principal e FUNDEB 40% ou 30% – Complementar. Entretanto, para as colunas Empenhas, Liquidadas e Pagas, não são considerados os Empenhos que possuírem Propriedade Adicional igual a FUNDEB Complementação VAAT, mesmo que o Recurso do respectivo empenho possua a Propriedade igual a FUNDEB Complementação VAAF.

  • A subpasta Ensino fundamental possui as quebras pelas funções 122,306,361,366,367 e 782 considerando a subfunção da despesa ou subfunção do dado adicional SubFunção SIOPE e que o recurso da despesas tenha na sua especificação de recursos o dado adicional “FUNDEB Complementação VAAF”.
  • A subpasta Educação Infantil Creche possui as quebras pelas funções 122,306,365,367 e 782, considerando a subfunção da despesa ou subfunção do dado adicional SubFunção SIOPE e que o recurso da despesas tenha na sua especificação de recursos o dado adicional “FUNDEB Complementação VAAF”, e que as despesas marcada como Creche no campo Educação Infantil.
  • A subpasta Educação Infantil Pré escola possui as quebras pelas funções 122,306,361,366,367 e 782, considerando a subfunção da despesa ou subfunção do dado adicional SubFunção SIOPE e que o recurso da despesas tenha na sua especificação de recursos o dado adicional “FUNDEB Complementação VAAF”, e que as despesas marcada como Pré escola no campo Educação Infantil.

Para este quadro FUNDEB 30% como regra geral, considerar as despesas da cujos recursos tenha a aplicação de recurso FUNDEB 40% ou 30% – Principal e FUNDEB 40% ou 30% – Complementar. Considera também, para as colunas Empenhas, Liquidadas e Pagas, os Empenhos que possuírem Propriedade Adicional igual a FUNDEB Complementação VAAT, mesmo que o Recurso do respectivo empenho não possua configurado tal propriedade.

  • A subpasta Ensino fundamental possui as quebras pelas funções 122,306,361,366,367 e 782, considerando a subfunção da despesa ou subfunção do dado adicional SubFunção SIOPE e que o recurso da despesas tenha na sua especificação de recursos o dado adicional “FUNDEB Complementação VAAT”.
  • A subpasta Educação Infantil Creche possui as quebras pelas funções 122, 306, 365, 367 e 782, considerando a subfunção da despesa ou subfunção do dado adicional SubFunção SIOPE e que o recurso da despesas tenha na sua especificação de recursos o dado adicional “FUNDEB Complementação VAAT”, e que as despesas marcada como Creche no campo Educação Infantil.
  • A subpasta Educação Infantil Pré escola possui as quebras pelas funções 122, 306, 365, 367 e 782, considerando a subfunção da despesa ou subfunção do dado adicional SubFunção SIOPE e que o recurso da despesas tenha na sua especificação de recursos o dado adicional “FUNDEB Complementação VAAT”, e que as despesas marcada como Pré escola no campo Educação Infantil.


Para geração automatizada do quadro abaixo, é necessário ter realizado a emissão do Anexo 8 - Demonstrativo das Receitas e Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino para período do SIOPE (menu Relatórios > LRF > Anexos RREO).

Vale ressaltar porém, que algumas linhas até determinada versão do SIOPE não estavam sendo importadas no programa. Desta forma, deve-se buscar os valores no Anexo 8 para digitação manual dos valores.

  • Despesas Custeadas com Rec. Vinc. Ação Judicial FUNDEF – Precatórios;
  • Despesas Custeadas com Rec. Vinc. PNAE;
  • Despesas Custeadas com Rec. Vinc. PNATE;
  • Despesas Custeadas com Rec. Vinc. PDDE;
  • Despesas Custeadas com Rec. Vinc. FNDE;
  • Transferências da União referentes a Convênios ou de Contratos de Repasse vinculados à Educação;
  • Transferências do Estado referentes a Convênios ou de Contratos de Repasse vinculados à Educação;
  • Transferências de Municípios referentes a Convênios ou de Contratos de Repasse vinculados à Educação;
  • Royalties do Petróleo e Gás Natural Vinculados à Educação;
  • Operações de Crédito Vinculadas à Educação;
  • Despesas Custeadas com Rec. Vinc. Outros Recursos;
  • Despesas Custeadas com Rec. Vinc. Salário Educação.
  • Dotação Atualizada até o bimestre: realiza a apuração do valor da despesa atualizada considerando as suplementações;
  • Despesa Empenhada até o bimestre;
  • Despesa Liquidada até o bimestre;
  • Despesa Paga até o bimestre;
  • RP Processados considerar, a coluna liquidada – Paga;
  • RP Processados considerar, a coluna empenhada – liquidada.

Lembre-se!
As anulações das despesas empenhadas são consideradas no respectivo período em que ocorreram. Por exemplo, se houve um empenho com data de 29/02/2020 e sua anulação está com data de 01/03/2020, o valor da anulação somente será registrado no arquivo no bimestre seguinte.

Até a versão 21.0.3.2, o programa do SIOPE não está realizando a importação automática dos valores do quadro Informações Complementares. Assim, por meio da geração do arquivo no sistema Contabilidade, é possível localizar todos os devidos valores para preenchimento manual deste quadro.

Localize no arquivo de geração em formato txt. o bloco 663, no qual consta todos os respectivos valores das Informações Complementares. Perceba na imagem abaixo que ao final de cada linha é possível visualizar o valor e realizar seu devido preenchimento manual no SIOPE.

Conforme a disponibilização da nova Propriedade Adicional FUNDEB Complementação VAAR no Cadastro de Especificações das Fontes de Recursos, no quadro Informações Complementares do SIOPE, as linhas 1.3, 19.5 e 20.3 agora são geradas conforme as seguintes regras:

Considera:

  • Despesas com Subfunção igual a 22, 128, 365, 361, 366, 367 ou 363 e que possuam Aplicação/Origem igual a 4, 5 ou 6;
  • Ou Despesas com subfunção igual a 122, 128, 365, 361, 366, 367, 363 com Aplicação/Origem igual a 7, 8, 9. 
  • Despesas que possuem o Recurso (Cadastro de Especificação de Recursos) a Propriedade Adicional igual a FUNDEB Complementação VAAR.

Considera também:

  • Se o estado for diferente de PR verifica o Recurso (Cadastro de Especificações) utilizado na Despesa, o qual não deve possuir no campo Grupo as opções 3 ou 6 selecionadas;
  • Para a UF do PR desconsidera os Recursos que possuam no campo Grupo Fonte TCE selecionada a opção De Exercícios Anteriores.

Considera as Receitas com rubricas iniciadas em 4.1.3.2.1.0.01, 4.1.3.2.1.0.02, 4.1.3.2.1.0.03, 4.1.3.2.1.0.05, 4.7.3.2.1.0.01, 4.7.3.2.1.0.02, 4.7.3.2.1.0.03 e 4.7.3.2.1.0.05 menos as redutoras, bem como, aquelas com Recursos que possuem a Propriedade Adicional FUNDEB Complementação VAAR.

Considera as Receitas arrecadadas nas rubricas iniciadas em 4.1.7.1.8.09 e que o Recurso da receita possua a Propriedade Adicional FUNDEB Complementação VAAR.

Utilize os seguintes relatórios para demais conferências das informações importadas no programa do SIOPE:

O vídeo abaixo demonstra a geração com regras de exercício anteriores, não contemplando as novas regras para este ano de 2021. Entretanto, algumas configurações permaneceram e você pode conferi-las após a realização da leitura do conteúdo desta página.