Conheça o SIM-AM, sua configuração e geração

Preparamos um conteúdo sobre cada ambiente do SIM-AM e nos próximos itens serão contextualizados a usabilidade para o envio adequado das informações, sua conferência, descarte e até mesmo fechamento.

Ao acessar o sistema SIM-AM, o primeiro ambiente a ser apresentado é o de Envio de Arquivos. Nela você deverá selecionar o tipo de Importação para iniciar o envio.

Após selecionar o mês desejado para envio, clique no botão Incluir Arquivo Zip e selecione o respectivo arquivo gerado pelo sistema Validador.

É importante que o arquivo compactado esteja em formato .Zip.

Efetuado o envio do arquivos, na guia PROCESSAMENTO, indique o Ano e o Mês e selecione os arquivos a serem processados, dentro de cada tabela:

Os arquivos enviados e processados, poderão ser pesquisados na terceira guia CONSULTA. Para isso, informe o Tipo, Ano e Mês do processamento e selecionar o arquivo desejado clicando na checkbox de cada tabela. Veja:

Selecionados os arquivos desejados você deverá clicar primeiramente em Solicitar Selecionados, após em Atualizar até o download ser liberado. Você perceberá que o arquivo estará disponível para exportá-lo quando o botão Clique aqui para fazer o download ficar habilitado no quadro Processamento.

Os arquivos enviados e processados poderão ser excluídos por meio da guia EXCLUSÃO

- As remessas abertas serão excluídas por meio da opção Exclusão de Remessa Aberta.
- As remessas fechadas serão excluídas somente após liberação do TCE. Logo, você poderá utilizar a opção Solicitação de Exclusão e Reabertura de Remessas Fechadas.
- Lembre-se que você consulta as solicitações de exclusão por meio da opção Consulta de Solicitações.

Na quinta guia do sistema é possível selecionar os módulo que deseja realizar as devidas validações. Para isso, após seleção, basta clicar no botão Iniciar verificação.

Para finalizar o envio dos arquivos, clique na guia FECHAMENTO.

Se todos os arquivos apresentam o status Aceito, basta clicar em Realizar Fechamento. Mas se existir algum com o status Recusado, será exibido o seguinte aviso: Não é possível realizar o fechamento do mês porque existem erros que devem ser corrigidos. Favor verificar.

Em RELATÓRIOS é possível consultar todos os demonstrativos gerenciais e legais gerados por meio dos arquivos enviados ao TCE.

Clicando na penúltima guia DECLARAÇÕES é possível registrar as publicações dos relatórios. Observe um exemplo ao selecionar a opção Registro da Publicação dos Relatórios – exercícios de 2016 em diante:

Antes de realizar a configuração do sistema Validador (próximo item), primeiramente, é necessário efetuar seu download por meio do site  http://download.betha.com.br/, bem como, criar uma Configuração ODBC.

Ao clicar, informe seu usuário e senha . Lembre-se sempre de fazer o download da instalação e da atualização do sistema com data mais atual.

Instalada a versão e atualização, é hora de configurar as conexões ODBC. Efetue a abertura do sistema Validador, por meio do atalho criado na sua área de trabalho, e clique sobre o seguinte ícone na tela que será apresentada:

Após, na aba Fonte de dados de usuário, clique no botão Adicionar…:

Ao clicar em Concluir, conforme a imagem anterior, a tela para Configuração ODBC será apresentada e seguintes informações deverão ser preenchidas.

Data source name: Informe Validador como nome da conexão.

Server name: informe Validador como nome do serviço configurado no SYBASE.

Data base name: informe Validador como nome do banco de dados. Em geral utiliza-se esse.

Insira as informações de IP e porta as quais foram configuradas no SYBASE. Como sugestão a porta do validador deve ser igual ou superior o código 9015.

Após o preenchimento dessas informações, clique em OK. Pronto! Sua conexão ODBC está criada, veja:

Clique novamente em OK para confirmação da Configuração ODBC e no próximo passo, será apresentado como configurar o Validador.

Na sua área de trabalho, clique no ícone do sistema Validador. A tela de acesso será apresentada, devendo ser informado o Usuário: admin e Senha: admin, ambos padrão para possibilitar o acesso:

A configuração do sistema inicia ao acessar o menu Controle > Entidade. Clique em Editar, para poder inserir dados importantes como Nome,  CNPJ, endereço entre outros.

É muito importante para a geração do SIM-AM, que o campo Entidade para TCE seja preenchido com seu respectivo código, disponibilizado pelo próprio TCE, no primeiro envio ao SIM-AM.

Continuando, após os dados da entidade estarem devidamente preenchidos, clique no botão Parâmetros.

Na tela acima é configurado o exercício no qual o envio do e-Sfinge será efetuado. Assim, basta informar e a gravar. 

Pronto! O  validador já está pronto para efetuar o envio ao e-Sfinge.

Para o envio ao e-Sfinge dos arquivos do Compras (Desktop), Contabilidade e Planejamento (Desktop), já estão disponíveis os arqjoblets para geração. Para importá-los na base, realize o procedimento abaixo.

Acesse menu iniciar do Windows e pesquise por Administração, ou acesse a pasta de instalação do sistema Ferramentas, geralmente em: C:\BthTools, e escolha o sistema admin.exe.

Igual ao Validador, acesse o sistema Administração informando admin nos campos Usuário e Senha e escolha a Conexão que deseja atualizar.

Ao logar no sistema, a tela Administração das Ferramentas será apresentada. Assim, na aba Atualização de Banco, no quadro Artefatos, selecione o Sistema que deseja atualizar e clique em Atualizar Artefatos. Aguarde o processo ser concluído.

Esse procedimento deve ser feito nas conexões do Contabilidade, Compras (Desktop) e Folha (Desktop). Além disso, é necessário estar com o sistema Ferramentas e Arqjob atualizados no computador que realizará o procedimento.

Os sistemas responsáveis pela geração dos arquivos ao SIM-AM são:

Para gerar os arquivos do SIM-AM acesse o sistema Validador, selecione o menu Arquivos > Validador. Na tela Assistente de gerador de Arquivos para o Tribunal de Contas clique Avançar.

Na tela Configuração das Conexões clique no botão Adicionar e insira as conexões previamente criadas no item Configurações do Validador. Efetue um teste para certificar de que a conexão está correta e para isso clique no botão Testar Conexão.

Após selecione a conexão desejada e clique no botão Avançar.

Após a tela Seleção de grupos apresentará os módulos referente ao sistema escolhido na conexão, assim selecione o módulo que deseja efetuar a geração e clique no botão Avançar.

Na tela Seleção de Argumentos escolha o Tipo de Envio e clique em Avançar.

O que é o Tipo de Envio?

É a seleção da periodicidade dos arquivos que é definido pelo Tribunal de Contas do Paraná. Após a seleção de um tipo de envio serão exibidos os arquivos conforme o envio selecionado. Os tipos de envio disponíveis são Diario, Abertura do Exercício, Mensal e Encerramento

Na Seleção de Arqjoblets a serem executados, clique nas checkbox da coluna Geração referente ao(s) arquivo(s) que deseja executar, depois clique no botão Avançar.

Já na tela Definição dos argumentos para execução dos arqjoblets selecionados  você informe os argumentos para execução dos processos e clique em Avançar.

No próximo passo, na tela Configuração para geração dos arquivos, selecione as configurações de sua preferência para geração dos arquivos.

Ao selecionar a checkbox Compactar os arquivos gerados após a conclusão é possível escolher entre Selecionados e Todos.

E na seleção da checkbox Carregar Leis/Atos,o sistema apresentará a tela Visualização dos Leis/Atos que serão importados.

Finalmente, na  Geração dos Dados clique no  botão Avançar para gerar os arquivos exibidos na tela. Após a conclusão será exibida a tela Finalizando, a qual indicará que os arquivos foram gerados com sucesso. Logo, basta clicar no botão Terminar para finalizar o processo.