Conheça o SIM-AM, sua configuração e geração

Preparamos um conteúdo sobre cada ambiente do SIM-AM e nos próximos itens serão contextualizados a usabilidade para o envio adequado das informações, sua conferência, descarte e até mesmo fechamento.

Ao acessar o sistema SIM-AM, o primeiro ambiente a ser apresentado é o de Envio de Arquivos. Nela você deverá selecionar o tipo de Importação para iniciar o envio.

Após selecionar o mês desejado para envio, clique no botão Incluir Arquivo Zip e selecione o respectivo arquivo gerado pelo sistema Validador.

É importante que o arquivo compactado esteja em formato .Zip.

Efetuado o envio do arquivos, na guia PROCESSAMENTO, indique o Ano e o Mês e selecione os arquivos a serem processados, dentro de cada tabela:

Os arquivos enviados e processados, poderão ser pesquisados na terceira guia CONSULTA. Para isso, informe o Tipo, Ano e Mês do processamento e selecionar o arquivo desejado clicando na checkbox de cada tabela. Veja:

Selecionados os arquivos desejados você deverá clicar primeiramente em Solicitar Selecionados, após em Atualizar até o download ser liberado. Você perceberá que o arquivo estará disponível para exportá-lo quando o botão Clique aqui para fazer o download ficar habilitado no quadro Processamento.

Os arquivos enviados e processados poderão ser excluídos por meio da guia EXCLUSÃO

- As remessas abertas serão excluídas por meio da opção Exclusão de Remessa Aberta.
- As remessas fechadas serão excluídas somente após liberação do TCE. Logo, você poderá utilizar a opção Solicitação de Exclusão e Reabertura de Remessas Fechadas.
- Lembre-se que você consulta as solicitações de exclusão por meio da opção Consulta de Solicitações.

Na quinta guia do sistema é possível selecionar os módulo que deseja realizar as devidas validações. Para isso, após seleção, basta clicar no botão Iniciar verificação.

Para finalizar o envio dos arquivos, clique na guia FECHAMENTO.

Se todos os arquivos apresentam o status Aceito, basta clicar em Realizar Fechamento. Mas se existir algum com o status Recusado, será exibido o seguinte aviso: Não é possível realizar o fechamento do mês porque existem erros que devem ser corrigidos. Favor verificar.

Em RELATÓRIOS é possível consultar todos os demonstrativos gerenciais e legais gerados por meio dos arquivos enviados ao TCE.

Clicando na penúltima guia DECLARAÇÕES é possível registrar as publicações dos relatórios. Observe um exemplo ao selecionar a opção Registro da Publicação dos Relatórios – exercícios de 2016 em diante:

Antes de realizar a configuração do sistema Validador (próximo item), primeiramente, é necessário efetuar seu download por meio do site  http://download.betha.com.br/, bem como, criar uma Configuração ODBC.

Ao clicar, informe seu usuário e senha . Lembre-se sempre de fazer o download da instalação e da atualização do sistema com data mais atual.

Instalada a versão e atualização, é hora de configurar as conexões ODBC. Efetue a abertura do sistema Validador, por meio do atalho criado na sua área de trabalho, e clique sobre o seguinte ícone na tela que será apresentada:

Após, na aba Fonte de dados de usuário, clique no botão Adicionar…:

Ao clicar em Concluir, conforme a imagem anterior, a tela para Configuração ODBC será apresentada e seguintes informações deverão ser preenchidas.

Data source name: Informe Validador como nome da conexão.

Server name: informe Validador como nome do serviço configurado no SYBASE.

Data base name: informe Validador como nome do banco de dados. Em geral utiliza-se esse.

Insira as informações de IP e porta as quais foram configuradas no SYBASE. Como sugestão a porta do validador deve ser igual ou superior o código 9015.

Após o preenchimento dessas informações, clique em OK. Pronto! Sua conexão ODBC está criada, veja:

Clique novamente em OK para confirmação da Configuração ODBC e no próximo passo, será apresentado como configurar o Validador.

Na sua área de trabalho, clique no ícone do sistema Validador. A tela de acesso será apresentada, devendo ser informado o Usuário: admin e Senha: admin, ambos padrão para possibilitar o acesso:

A configuração do sistema inicia ao acessar o menu Controle > Entidade. Clique em Editar, para poder inserir dados importantes como Nome,  CNPJ, endereço entre outros.

É muito importante para a geração do SIM-AM, que o campo Entidade para TCE seja preenchido com seu respectivo código, disponibilizado pelo próprio TCE, no primeiro envio ao SIM-AM.

Continuando, após os dados da entidade estarem devidamente preenchidos, clique no botão Parâmetros.

Na tela acima é configurado o exercício no qual o envio do e-Sfinge será efetuado. Assim, basta informar e a gravar. 

Para o envio ao SIM-AM dos