SIM-AM – Frotas (Cloud) e

Almoxarifado (Cloud)

É importante lembrar que o envio dos arquivos para o SIM-AM é validado com uma ordem. Dessa forma, muitos erros apresentados ocorrem em cascata, sendo necessário que o arquivo anterior não possua nenhum erro para que o arquivo seguinte seja validado. 

No intuito de atender aos clientes do Paraná que controlam as saídas extras de combustíveis, e também que necessitam importar o respectivo arquivo de saídas extras no SIM-AM (TCE-PR), foi liberada a geração do arquivo por meio do script [SIM-AM 2022 – Geração de Arquivos] .

Para realizar a geração de arquivos acesse o sistema Prestação de Contas > Gerenciador de Scripts > [SIM-AM 2022] > Geração de arquivos.

Verifique abaixo:

Para que seja possível a geração do arquivo, a entidade deverá ter a liberação do sistema Almoxarifado, preencher e finalizar as saídas de combustíveis no menu: Executando > Movimentos de materiais > Saídas. Para mais informações sobre a funcionalidade de saídas, acesse este link da central de ajuda.

Para que ao menos uma saída seja considerada na geração e/ou validação do arquivo, em alguma prestação de contas mensal, é necessário que:

  • A saída esteja com o status de Finalizada:

  • A data da saída seja do mês de geração/validação do arquivo;
  • A saída seja da mesma entidade em que o arquivo está sendo gerado;
  • O campo adicional referente aos Tipos de saídas de combustível esteja preenchido na guia DADOS adicionais do cadastro de Naturezas da movimentação (Administrando > Cadastros auxiliares > Naturezas da movimentação) da natureza que está vinculada à saída:

         Caso o campo adicional não esteja visível a seu usuário no cadastro citado acima, solicitar ao seu canal de atendimento (filial/revenda) a criação deste e dos demais dados adicionais necessários para geração do arquivo de saídas extras.

          O que é necessário para gerar cada campo do arquivo?

Estes campos são gerados com base nos campos adicionais do cadastro de saída:

As seguintes validações com suas respectivas soluções e link podem ser visualizadas, dependendo de como as informações do arquivo de saídas extras estão preenchidas. Abaixo estão listadas as principais validações:

  • Campo observação não preenchido para os tipos de saída Evaporação, Furto, Vazamento e Outras Saídas:
  • Campo responsável não preenchido:
  • Campos adicionais não informados na saída para tipo de saída referente a ‘Convênios’:
  • Observação maior que o tamanho permitido pelo SIM-AM (apenas aviso):
  • Duplicidade de informações (esta é a única validação que enquanto for exibida, não irá gerar os dados no arquivo):

Regra 1173 –  A Medição Inicil. al do Hodômetro ou Horímetro (nrMedicaoInicial) declarada na linha nº xxxx da tabela (HodometroHorimetro) não pode ser diferente da medição apurada no mês imediatamente anterior para o mesmo (cdBem) e sequência.

Deve ser verificada a Marcação Final informada no mês anterior para que seja o mesmo número informado na Marcação Inicial do mês seguinte no acompanhamento mensal do veículo informado por meio do menu Frotas Cloud > Executando > Acompanhamento Mensal > botão Editar > Marcação Final e gerado no novamente o arquivo HodometroHorimetro.