SIM-AM – Tributos (Desktop)

Com o objetivo de atender o cenário atual do mercado com a solicitação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, foi implementada a integração do SIM-AM no sistema Tributos (Desktop).

Agora, é obrigatório que sejam realizados o envio de dois arquivos ao TCE-PR, confira quais são eles:

  • Dedução analítica de Tributos: Responsável por captar todas as deduções dos créditos inscritos e não inscritos em dívida ativa por contribuintes, disponibilizando todas as deduções aplicadas aos lançamentos por receita.
  • Saldo analítico de contribuintes: Responsável por captar os dados analíticos de créditos tributários e não tributários de acordo com a ação aplicada pelo Tribunal de Contas. Trata-se dos saldos inscritos e não inscritos em dívida de acordo com os tipos de créditos existentes na tabela TipoCredito.

Por momento, vamos conferir como é realizada a geração do arquivo referente ao Saldo analítico de contribuintes.

O primeiro passo é efetuar o vínculo das receitas dentro do Ato que regulamentou seu lançamento, esse vínculo é feito por meio do sistema Tributos, através do menu Arquivos > Cadastrais > Atos, clique no botão Relacionar Atos.

Para todos os Tipos de Operação (1) e todos os Tipos de Atualização (2), deve ser vinculado as Receitas (3)

Deve ser carregado o Ato no validador para que possa ser gerado o sequencial, o ato é carregado por meio do sistema Betha Validador > Arquivos > Validador (selecione o sistema Tributário e a conexão com o Tributos) e selecione a opção SIM – AM – PR – LRF – 2021.

Selecione o arquivo PessoasAM:

Selecione o mês e destino de sua preferência:

Na próxima janela clique em avançar para carregar Leis e Atos.

Selecione a Lei do passo 1, para que ela seja gravada no Betha Validador e clique em Gravar:

Ainda não é possível gerar o arquivo, voltaremos na tela de  Atos  do sistema Tributos após o próximo passo. A contabilidade irá gerar o arquivo de  Leis e Atos  para preenchimento do SIM-AM.

Ainda no Betha Validador, acesse o menu Utilitários > Controle de Leis e Atos e anote o código sequencial apontado abaixo. 

No sistema Tributos,  deve ser preenchido o campo Lei  para Tribunal, acessível por meio do menu Arquivos > Cadastrais > Atos, o código inserido é o código anotado oriundo do Betha Validador.

O encerramento mensal da dívida ativa deve estar em dia até o mês solicitado pelo TCE, você pode realizar a conferência por meio do Módulo Dívida Ativa > Processos > Encerramento mensal

Pelo Betha Validador os arquivos podem ser gerados da seguinte forma: