Release de Inverno

Conheça as novidades do sistema Educação! 

– Disponibilização da situação Aprovado pelo conselho nos componentes curriculares do desempenho escolar

Informamos que na funcionalidade Desempenhos escolares, acessível pelo menu Executando > Prática docente > Desempenhos escolares, agora é possível alterar a situação do componente curricular para Aprovado pelo conselho no desempenho do aluno quando todos os encerramentos da turma estiverem realizados. Confira!

Para as turmas do EJA modular também é possível visualizar a situação da disciplina Aprovada pelo conselho, acessando o menu Executando > Matrículas > Matrículas, veja!

– Adaptação da funcionalidade de Desempenho escolar para atendimento da legislação

A funcionalidade Desempenho escolar, acessível pelo menu Executando > Prática docente > Desempenhos escolares,  foi adaptada.

Agora, é possível registrar o Desempenho escolar dos alunos nos campos de experiência, bem como nos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de cada campo de experiência, obtendo assim o detalhamento do desempenho do aluno. Isso é possível para os alunos matriculados em turmas da Educação Infantil, conforme definido pela (Base Nacional Comum Curricular), veja!

– Adaptação do relatório de boletim escolar para atendimento da legislação

Sempre atentos as necessidades de nossos usuários, informamos que agora é possível emitir o  boletim escolar (modelo 5) para os alunos matriculados em turmas da Educação Infantil, que utilizam campos de experiência e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Para isso, acesse o menu Executando > Matrículas > Matrículas e veja como ficou:

– Disponibilização do lançamento de desempenho e frequência escolar dos alunos após o encerramento dos períodos

É rotineiro nos estabelecimentos de ensino a necessidade de registrar Desempenhos Escolares e Frequência dos Alunos após o encerramento dos períodos avaliativos, como por exemplo, nos casos de transferências de alunos vindos de outras redes.

Pensando sempre em se adequar a realidade dos estabelecimentos de ensino, buscando atender a  todas as necessidades rotineiras, agora, o sistema Educação (Cloud) traz mais uma novidade!

Agora é possível realizar o lançamento do Desempenho escolar e Frequência escolar dos alunos após o encerramento dos períodos, mas, esta operação é possível apenas para os usuários que possuírem permissão concedida por um administrador por meio do Gerenciador de Acessos.

Por padrão, todos os usuários têm permissão para realizar esta operação, caso você deseje revogar, selecione um usuário ou vários usuários, acesse Gerenciador de acessos > Gerenciar permissões, selecione a opção Executando > Prática docente, e clique nas referidas funcionalidades de Desempenho Escolar e Frequência Escolar, conforme ilustrado na imagem abaixo:

IMPORTANTE!

Para realizar o lançamento do Desempenho Escolar e Frequência Escolar após o encerramento dos períodos, existe a condição de pelo menos um período avaliativo estar em aberto.

– Disponibilização de melhorias na funcionalidade Matrículas

Pensando sempre em se adequar aos mais diversos cenários dos estabelecimentos de ensino, informamos que temos melhorias na funcionalidade Matrículas, acessível pelo menu Executando > Matrículas > Matrículas. Confira com  detalhes cada uma delas!

Agora, na listagem das matrículas é possível que você visualize a data da enturmação dos alunos, como também edite quando necessário, veja:

Para os alunos matriculados em turmas do EJA (Ensino de Jovens Adultos) modular, também foram desenvolvidas melhorias. Agora é possível realizar movimentações de Cancelamento, Deixou de frequentar e Transferência,  de forma individualizada para as disciplinas, conforme ilustrado na imagem:

Sempre que necessário, é possível Desfazer esta movimentação na matrícula da respectiva disciplina, para isso basta clicar em Desfazer ações:

IMPORTANTE!

Ao realizar estas movimentações nas disciplinas dos alunos matriculados no EJA modular, a situação da matrícula principal será atualizada sempre que necessário.

– Disponibilização nova forma para registro de candidatos na Lista de espera

Pensando sempre em se adequar a realidade dos estabelecimentos de ensino, buscando atender a  todas as necessidades rotineiras, informamos que foi disponibilizado uma nova forma de registrar candidatos na Lista de espera!

É isso mesmo, foi disponibilizado uma nova estrutura para atender às suas necessidades. Confira abaixo todas as novidades!

Configuração da Lista de espera

Agora é possível que você desenvolva quantas configurações forem necessárias para atender a necessidade do seu município, cada uma com suas particularidades. Para isso, acesse o menu Executando > Matrículas > Listas de espera [NOVO] e clique sobre o botão +CONFIGURAÇÃO.

A configuração desta Lista de espera é dividida em cinco etapas, sendo elas:

Você pode definir para quais Modalidades e níveis de ensino a configuração será aplicada a lista de espera. Vale ressaltar que cada modalidade possui os seus respectivos níveis de ensino e informações específicas.

Na etapa de Inscrição é possível configurar os parâmetros que definem informações importantes acerca de permissionamentos da lista de espera. Veja abaixo:

Na etapa Classificação é possível definir como serão classificados os candidatos na lista de espera, podendo ser por Estabelecimento de ensino, Modalidade e nível de ensino, Etapa de ensino e Turno. Para isso, selecione as opções que desejar por meio do campo Realizar a classificação dos candidatos por:

Além disso, é possível que o município utilize pontuação na classificação dos candidatos, para isso é necessário selecionar o checkbox apresentado na imagem abaixo:

Se o seu município optar por utilizar pontuação na classificação dos candidatos (Critérios de avaliação), o sistema possibilita vincular os critérios a configuração e também configurar se a data de inscrição do candidato deve ser atualizada quando os critérios de classificação forem atualizados na inscrição dele. Para atualizar a data da inscrição do candidato, selecione o checkbox destacado abaixo:

As etapas Formulário de inscrição e Mensagem se mantiverem no mesmo formato da Lista de espera já existente no sistema.

Quando salva a configuração, imediatamente está disponível para você visualizar, podendo verificar a situação da configuração, editar, excluir e ir para lista de espera.

Inscrição de candidatos a Lista de espera Presencial

Agora, antes de iniciar a Inscrição de um candidato à Lista de espera, é possível realizar uma pesquisa do inscrito e visualizar sua situação na entidade, para isso, acesse o menu Executando > Matrículas > Lista de espera [NOVO] e clique no botão PESQUISAR UM INSCRITO.  

Nesta tela, é possível pesquisar e ter um retorno de quatro situações, sendo elas:

  • Identificar um candidato que já possui uma inscrição na lista de espera da entidade.
  • Encontrar uma pessoa que já possui uma matrícula na entidade.
  • Encontrar uma pessoa que já possui uma inscrição, porém conseguiu uma vaga e já está matriculado.
  • Pesquisar uma pessoa que não possui inscrição e nem matrícula.

#FICAADICA: Nos casos que um candidato ou um aluno for encontrado na pesquisa, fica a cargo da entidade definir as regras de como o processo de inscrição na lista de espera deve ocorrer, ou seja, se um candidato pode ou não ser inserido mesmo já tendo uma matrícula.  

Para realizar uma Inscrição, selecione uma Configuração por meio do botão Ver lista de espera e clique sobre o botão +Inscrição, o usuário deverá preencher todos os campos de cada etapa, estabelecidos pela secretaria de Educação ou estabelecimento de ensino, para que assim a inscrição seja realizada, conforme a configuração definida.

 

Inscrição de candidatos a Lista de espera Online

Agora o sistema Educação (Cloud) possibilita realizar a Inscrição de um candidato à lista de espera de forma Online, se assim for definido na configuração da Lista de espera do seu município. Para isso, basta clicar na URL disponibilizada conforme a secretaria de Educação definir, e o usuário será direcionado a tela da inscrição online, veja:

Na tela é possível realizar duas operações, sendo elas:

Uma nova inscrição

Ao clicar sobre o botão Uma nova inscrição, o responsável pelo candidato selecionará  uma das configurações definidas pelo município para dar início a inscrição, veja:

O usuário deverá preencher todos os campos de cada etapa, estabelecidos pela secretaria de Educação ou estabelecimento de ensino, para que assim a inscrição seja realizada, conforme a configuração definida.

Ao final da Inscrição, o usuário receberá o Comprovante de inscrição, constando nele o Código da inscrição, o qual possibilita que o mesmo realize a consulta da sua inscrição sempre que necessário.

Consultar uma inscrição

Por meio desta tela é possível visualizar a situação do candidato a lista de espera, basta por meio do campo Informe o código da inscrição, digitar o código apresentado no  Comprovante de inscrição.

Listagem dos candidatos Inscritos

Ao ir para a Lista de espera constarão na  tela todas as inscrições conforme estabelecido na configuração, tanto aquelas realizadas online quanto as presenciais – realizadas por algum profissional ligado à secretaria de Educação ou escola.  

Por meio da listagem você também pode visualizar a Colocação do candidato na lista de espera, os Pontos, caso seu município utilize pontuação na classificação dos candidatos, Nome, a data da Inscrição e o(s) Estabelecimento(s) de ensino em que o candidato se inscreveu, veja:

Além disso, você pode Excluir a inscrição, Editar, Cancelar e Matricular um candidato a lista de espera.

O sistema ainda possibilita que você desfaça o cancelamento de uma inscrição, basta clicar no botão Desfazer cancelamento, conforme apresentado na imagem abaixo:

 

Por padrão, o sistema apresenta na listagem os candidatos Inscritos, todavia, você pode alterar a listagem para Matriculados e Cancelados sempre que desejar.

– Adaptação de funcionalidades para atendimento do Educacenso 2019

Informamos que o sistema Educação (Cloud) passou por algumas alterações, visando atender o Educacenso 2019. Abaixo, serão apresentados a relação dos cadastros que foram modificados com a inclusão de campos:

Cadastro de Estabelecimento de ensino:

No cadastro de Dependências físicas do Estabelecimento de ensino, os Tipos de dependências foram atualizados conforme informações disponibilizadas pelo INEP.

Além disso, quando o Tipo de dependência física for Sala de aula, agora é possível informar se a sala é utilizada Dentro do prédio escolar ou Fora do prédio escolar, como também, se a Sala de aula é ou não climatizada, veja:

Por fim, agora o campo Localização diferenciada, pertence a guia Informações gerais, no cadastro de Endereços:

Cadastro de Alunos

No cadastro do Aluno, na guia Dadospessoais, ao adicionar um Endereço, o campo Localização diferenciada foi disponibilizado com as seguintes opções:

Além disso, na guia Características físicas, os Recursos para a participação em avaliações do INEP foram atualizados conforme informações disponibilizadas pelo INEP. Veja como ficou a relação de recursos:


A listagem de países também foi atualizada, conforme informações disponibilizadas, segue relação de países adicionados:  

Cadastro de Funcionários

No cadastro do Funcionário, na guia Dados pessoais, ao adicionar um Endereço, o campo Localização diferenciada foi disponibilizado com as seguintes opções:

Além disso, na guia Formação, ao adicionar a Formação superior é possível adicionar os(as) Área do conhecimento/componentes curriculares do funcionário.

A listagem do campo Instituição de ensino também foi atualizada, veja:

Ao adicionar uma nova Matrícula, na guia Matrículas, foi adicionado o campo Critério de acesso ao cargo/função.

Vale ressaltar, que quando selecionado a opção Outros, automaticamente o campo Descrição do critério de acesso ao cargo/função é habilitado para preenchimento, veja:

Cadastro de Disciplinas

Agora,  no cadastro das disciplinas, acessível pelo menu Administrando > Matriz curricular > Disciplinas, no campo Classificação do Inep é apresentado a área de conhecimento em conjunto com a descrição da disciplina, veja:

 

Na Listagem de disciplinas, também é apresentado a área de conhecimento em conjunto com a descrição da disciplina, conforme ilustrado abaixo:

 

Além disso, a fonte de dados Listagem de disciplinas,  do cadastro das Disciplinas, foi ajustada.

Cadastro de Cursos de aperfeiçoamento

No cadastro de Cursos de aperfeiçoamento, acessível pelo menu Administrando > Gestão de pessoas > Cursos de aperfeiçoamento, no campo Área de formação continuada, foi adicionado a opção de escolha Gestão escolar, conforme apresentado na imagem abaixo:

Cadastro de Atividades do atendimento educacional especializado (AEE)

No cadastro de Atividades (AEE), acessível pelo menu Administrando > Outros > Atividades AEE,  as atividades padrões do sistema, foram atualizadas conforme tabela disponibilizada pelo Inep. Segue abaixo, a listagem de atividades atualizada.

Cadastro de Turmas

No cadastro de Turmas acessível pelo menu Executando > Enturmação e ensalamento > Turmas, foi adicionado a opção  Escolarização no Tipo de atendimento, veja:

Também foi adicionado o campo Local de funcionamento diferenciado, conforme apresentado na imagem abaixo:

–  Possibilidade de excluir a enturmação dos funcionários vinculados em uma turma

Informamos que agora na funcionalidade Enturmação de funcionários, acessível pelo menu Executando > Enturmação e ensalamento > Turmas > Enturmar Professores, é possível Excluir a enturmação de um funcionário. Para isso, basta clicar em Ações disponíveis > Excluir. Veja:

 

– Atualização de cadastros para atendimento ao Educacenso 2019

Informamos que o sistema Educação (Cloud) passou por algumas alterações, visando atender o Censo Escolar 2019. Abaixo, são apresentados a relação dos cadastros que foram modificados: 

Cadastro de Estabelecimento de ensino

No cadastro do Estabelecimento de ensino, acessível pelo menu Administrando > Estabelecimentos de ensino > Estabelecimentos de ensino, alguns campos foram adaptados e outros incluídos, veja abaixo as alterações por guia.

Na guia Informações gerais, foi adicionado o campo Órgão que a escola pública está vinculada, conforme apresentado abaixo:

Na guia  Área de atuação foram adaptados e incluídos os seguintes campos: 

  • No campo Língua indígena foram adicionadas mais opções de línguas;
  • Esfera administrativa do conselho;
  • Instrumentos, materiais socioculturais e/ou pedagógicos em uso;
  • Aplica exame de seleção para ingresso de seus aluno(a)s;
  • Reserva de vagas por sistema de cotas para grupos específicos de aluno(a)s;
  • Escola compartilha espaços para atividades de integração escola-comunidade;
  • Escola usa espaços e equipamentos do entorno escolar para atividades regulares com os aluno(a)s;
  • Órgãos colegiados em funcionamento;
  • Projeto político pedagógico ou proposta pedagógica da escola atualizado.

Na guia  Infraestrutura foram adaptados e incluídos os seguintes campos: 

  • Fornece água potável para o consumo humano;
  • No campo Esgoto sanitário foram adicionadas novas opções; 
  • No campo Energia Elétrica foram adicionadas novas opções; 
  • No campo Destinação do lixo foram adicionadas novas opções e alterado a descrição da opção Coleta periódica para Serviço de coleta;
  • Tratamento do lixo/resíduos que a escola realiza;
  • Internet utilizada para;
  • Equipamentos que os aluno(a)s usam para acessar a internet;
  • Rede local de interligação de computadores;
  • No campo Equipamento(s) foram adicionadas novas opções e alterado as descrições das opções Aparelho de DVD para Aparelho de DVD/Blu-ray, Quantidade de computadores de uso dos alunos para Quantidade de computadores de mesa em uso pelos alunos;
  • Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Cadastro de Turmas Multisseriadas 

No cadastro de turmas multisseriadas, acessível pelo menu Executando > Enturmação e ensalamento > Turmas > Criar turmas multisseriadas, foram adicionados novos campos, sendo eles: Mediação didático-pedagógica, Tipo de atendimento, Local de funcionamento diferenciado, Modalidade, Etapa do INEP, Curso de educação profissional e Configuração de horas/aula por dia. Veja: 

Cadastro da Entidade

O cadastro da entidade, acessível pelo menu Configurando > Parâmetros > Entidade, também foi adaptado. O campo Órgão Regional INEP foi atualizado com os novos órgãos regionais conforme tabela do Inep. 

Além disso, o campo Distrito também foi atualizado no cadastros dos Alunos, Funcionários e Estabelecimentos de ensino.